Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Leão sorri no regresso a casa à boleia do inevitável Jovane

Sporting venceu o Santa Clara, por 1-0, e mantém-se na frente da corrida pelo terceiro lugar da I Liga.

Leão sorri no regresso a casa à boleia do inevitável Jovane
Notícias ao Minuto

21:08 - 10/07/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting não se deixou afetar pelo empate a ‘zeros’ na passada jornada, diante do Moreirense, e regressou, esta sexta-feira, às vitórias, ao bater o Santa Clara, no estádio de Alvalade, por 1-0, em partida enquadrada na 31.ª jornada da I Liga.

O inevitável Jovane Cabral marcou aquele que foi o único golo da tarde, que permite ao Sporting manter-se em vantagem sobre o Sporting de Braga na corrida pelo terceiro lugar do campeonato nacional, quando restam apenas três jornadas para o desfecho da época.

Golos (anulados) animaram primeira parte 'morta'

Um belo final de tarde em Alvalade, com uma temperatura amena e um relvado à altura das expetativas. Só faltou, efetivamente… que ambas as equipas se mostrassem empenhadas em dar espetáculo.

Os homens de Rúben Amorim entraram em campo algo adormecidos, com pouca dinâmica e com sérias dificuldades em progredir no terreno, apesar de terem mais bola. Do outro lado, os de João Henriques procuraram ‘encaixar’ e tentar aproveitar as transições para desequilibrar.

A primeira oportunidade do jogo pertenceu, ainda assim, ao conjunto verde e branco, quando Andraz Sporar, de cabeça, por pouco não deu seguimento a um cruzamento tenso de Jovane Cabral a partir da ala esquerda.

Pouco depois, teve lugar um dos lances mais polémicos dos 90 minutos. Sebastian Coates cabeceou para defesa de Marco e, na recarga, Idrissa Doumbia desviou para o fundo das redes. No entanto, o lance foi invalidado, com António Nobre a entender que houve falta do uruguaio.

O lance pareceu despertar o Santa Clara, que, à passagem da meia-hora de jogo, também colocou a bola na baliza. Um lance que foi, também ele, anulado, desta feita por fora de jogo de Thiago Santana.

O avançado brasileiro recusou, no entanto, baixar os braços, e, num dos últimos momentos do primeiro tempo, apareceu no coração da grande área a cabecear a centímetros da baliza à guarda de Luís Maximiano.

'Suspeito do costume' resolveu

A segunda parte manteve a toada da primeira, com ritmo (muito) baixo, fazendo, a espaços, lembrar um jogo de pré-época. Uma monotonia que só foi quebrada aos 67 minutos, pelo inevitável Jovane Cabral.

O avançado foi ao chão após um cruzamento de Wendel (um dos mais inconformados da equipa do Sporting), e, com uma bela finalização, fez o 1-0. Um tento que galvanizou o novo ‘homem-golo’ dos leões, que, cinco minutos depois, esteve à beira de voltar a fazer estragos.

O marcador acabaria, no entanto, por não sofrer alterações até final, pelo que o Sporting garante que passa, pelo menos, mais uma semana no terceiro lugar, com 59 pontos, mais seis do que o Sporting de Braga, que, ainda hoje, visita o Paços de Ferreira.

Já o Santa Clara - que já tinha a manutenção no principal escalão do futebol nacional matematicamente garantida - permanece com 38 pontos e é décimo classificado, em igualdade com o Boavista.

Momento do jogo: Num encontro sem grandes motivos de interesse, o golo de Jovane Cabral, que continua de pé quente, foi, claramente, o elemento diferenciador.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting bate o Santa Clara, por 1-0, graças ao golo solitário de Jovane Cabral.

81' - Mais duas substituições no Santa Clara. Thiago Santana e Rashid saem, entram Zé Manuel e Crisante.

77' - Rúben Amorim faz o mesmo. Lança Tiago Tomás e Matheus Nunes para o lugar de Andraz Sporar e Idrissa Doumbia.

74' - João Henriques mexe pela primeira vez. Entram Francisco Ramos e Diogo Salomão, saem Anderson Carvalho e Mamadu Candé.

72' - Jovane Cabral quase faz o segundo! Após canto cobrado por Acuña, o avançado rematou de primeiro, ligeiramente por cima da baliza do Santa Clara.

70' - Mais um cartão amarelo. É para Gonzalo Plata, por falta sobre Mamadu Candé.

67' - Goooooolooooooo do Sporting! É do inevitável Jovane Cabral. Após cruzamento de Wendel, o jovem avançado ganhou o duelo com Rafael Ramos, foi ao chão e, com uma bela finalização, quebrou o nulo em Alvalade.

Não perca as imagens do golo de Jovane Cabral

63' - Momento de tensão. Após lance dividido, Marcos Acuña e Thiago Santana 'pegam-se' no relvado. António Nobre resolve a questão com um cartão amarelo para cada um.

46' - António Nobre apita para o início da segunda parte. Volta a rolar a bola em Alvalade.

45' - Intervalo em Alvalade. Sporting e Santa Clara continuam sem sair do 'zero' ao final dos primeiros 45 minutos.

45' - O Santa Clara ficou à beira do golo! Lincoln cruzou e Thiago Santana, de cabeça, desviou a centímetros da baliza à guarda de Luís Maximiano.

42' - António Nobre exibe o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Idrissa Doumbia, por falta sobre Thiago Santana. Fica, no entanto, a dúvida sobre se acerta, efetivamente, no adversário.

41' - Lance caricato quase dá golo do Sporting! Marco tentava aliviar a bola, mas atirou contra Sporar, que por pouco não desviou para a baliza.

31' - Golo anulado ao Santa Clara! Rafael Ramos cruzou largo e Thiago Santana marcou. No entanto, o avançado brasileiro estava em posição irregular e o lance foi invalidado.

Assim foi o golo invalidado ao Santa Clara

24' - Lance polémico na grande área do Santa Clara! Coates cabeceia para defesa de Marco, e, na recarga, Doumbia coloca a bola no fundo das redes. No entanto, António Nobre anulou o lance por entender que houve falta do uruguaio.

23' As oportunidades vão-se multiplicando! Gonzalo Plata penetrou na grande área e atirou ligeiramente ao lado da baliza.

19' - Agora foi a vez de Jovane Cabral tentar a sorte! Nuno Mendes insistiu do lado esquerdo e deixou a bola no avançado, que atirou colocado, mas ao lado do alvo.

14' - Oportunidade para a equipa da casa! Sporar, após cruzamento tenso de Jovane Cabral, cabeceou por cima da baliza insular.

5' - Primeiro sinal de perigo em Alvalade! A passe de Wendel, Ristovski atirou forte para boa defesa de Marco. No entanto, o lance foi invalidado por fora de jogo do macedónio.

0' - António Nobre dá o apito inicial. Já se joga o Sporting-Santa Clara em Alvalade.

'Onzes'

Sporting: Luís Maximiano; RistovskiCoates, Eduardo Quaresma, Acuña, Nuno Mendes; DoumbiaWendel; Gonzalo PlataJovane Cabral e Sporar.

Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, Fábio Cardoso, João Afonso, Mamadu CandéSanussi, Anderson Carvalho, Osama Rashid, Lincoln; Carlos Júnior e Thiago Santana.

Antevisão

Após ver interrompida uma série de quatro vitórias consecutivas, ao empatar sem golos na visita ao Moreirense, o Sporting regressa, esta sexta-feira, a Alvalade, na expetativa de voltar a ser feliz diante do Santa Clara.

Os leões têm boas memórias dos insulares, até porque, na primeira volta, saíram dos Açores com um categórico triunfo, por 4-0, graças aos golos de Luiz Phellype (bis), Yannick Bolasie e Bruno Fernandes... trio que, por razões distintas, não entrará, desta feita, em campo.

No entanto, também a equipa orientada por João Henriques pretende voltar a ter motivos para sorrir, uma vez que chega à partida da 31.ª jornada da I Liga vinda de duas derrotas consecutiva, diante do Boavista e do Marítimo, ambas por 0-1.

Os verde e brancos vão a jogo sabendo que, em caso de vitória, irão continuar isolados no terceiro posto, independentemente do que o Sporting de Braga fizer na visita ao Paços de Ferreira. Já o Santa Clara, que viu esta jornada matematicamente garantida a manutenção, ocupa o décimo posto.

O Sporting-Santa Clara será apitado por António Nobre, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório