Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Não digo que Taremi marca novamente ao Benfica, mas vai fazer por isso"

Diogo Amado jogou com o avançado iraniano que brilha no Rio Ave na passagem pelo Al-Gharafa, e acredita que o salto na carreira pode acontecer já num futuro próximo.

"Não digo que Taremi marca novamente ao Benfica, mas vai fazer por isso"
Notícias ao Minuto

08:03 - 16/06/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Diogo Amado não está surpreendido pela boa temporada protagonizada por Mehdi Taremi ao serviço do Rio Ave. O médio de português de 30 anos foi companheiro de equipa do avançado iraniano no Al-Gharafa e acredita que este pode chegar ainda mais longe, seja no campeonato português ou noutra das grandes Ligas da Europa. Na última jornada, Taremi marcou e garantiu a vitória no terreno do Moreirense, e, na quarta-feira, deverá ser opção de Carlos Carvalhal na receção ao Benfica, um dos clubes aos quais tem sido associado durante os últimos meses. 

"Penso que ele pode dar o salto para um dos três grandes. Na altura em que estavam para fechar a transferência dele, a malta do Rio Ave contactou-me e pediram a minha opinião sobre ele, que foi muito positiva. Está a olhos vistos que tem qualidade e ninguém pode colocar isso em causa. Os meus colegas no Qatar perguntaram-me por que ele tomou a decisão de ir para o Rio Ave, uma vez que ele tinha propostas melhores, e eu disse que, se ele fizesse bons seis meses, obviamente que os grandes de Portugal iriam tentar contratá-lo. Tem qualidade e está mais do que provado que pode encaixar num grande e, eventualmente, fazer a diferença", começa por explicar Diogo Amado, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto

Para além de ter sido associado ao Benfica, FC Porto e Sporting, o internacional iraniano também já foi apontado como alvo de outros clubes europeus, nomeadamente dos ingleses do Aston Villa. Diogo Amado assinou uma curta passagem pelo futebol inglês, ao serviço do Sheffield Wednesday, e não tem dúvidas em afirmar que Taremi reúne as características para poder jogar na Premier League. 

"Penso que ele pode adaptar-se à realidade inglesa. Embora ele pareça franzino, tem muita força e dá uma verticalidade ao jogo que é fantástica. Muitos dos golos que ele faz é pela inteligência que ele tem. Creio que pode adaptar-se a qualquer futebol e o inglês não seria um problema para ele. Tem facilidade e qualidade para isso", frisa. 

Diogo Amado rejeita, ainda, a teoria de que Taremi chegou demasiado tarde ao futebol europeu, embora reconheça que o antigo colega de equipa tenha estado 'escondido' nos países árabes durante muito tempo. 

"O Taremi ainda vai a tempo de fazer uma grande carreira na Europa. É sempre ingrato para estes jogadores dos países árabes, neste caso do Irão. Mesmo que um jogador consiga ir brilhando no país, nunca vai ser muito falado. Agora, jogando na Europa, como é o caso do Taremi, está a atrair as pessoas. Vai nitidamente a tempo de mostrar a qualidade que tem, dar o salto e ser muito feliz. Além das qualidades que tem como jogador, ele tem umas qualidades humanas fantásticas. Para mim, isso é meio caminho andado para o sucesso", vaticina. 

O médio português de 30 anos admite que ainda mantém contacto regular com Taremi e que o avançado iraniano já arrisca em falar... português. A finalizar, Diogo Amado prevê muito trabalho para a defesa do Benfica na quarta-feira, ao mesmo tempo que recorda que o amigo já marcou, esta temporada, na Luz, diante dos encarnados. 

"De vez em quando falamos. Ele tem tentado falar português o que é extremamente engraçado (risos). É bom termos preservado esta amizade. Não posso dizer se vai marcar novamente ao Benfica, mas posso garantir que ele vai fazer por isso e que irá criar muitas dificuldades defensivas", conclui Diogo Amado ao Desporto ao Minuto

O Benfica recebe, assim, um alerta de quem tão bem conhece Taremi. O avançado iraniano, porém, dispensa grandes apresentações, uma vez que já acumula um saldo de 12 golos em 29 jogos disputados com a camisola da equipa de Vila do Conde. Na próxima quarta-feira, no Estádio dos Arcos, o internacional iraniano poderá elevar a conta pessoal num momento particularmente complicado para os comandados de Bruno Lage

As vítimas de Taremi 

Adversário Golos Resultado final Competição
Moreirense 1 1-0 Liga
FC Porto 1 1-1 Liga
Aves 1 4-0 Liga
Boavista 1 2-0 Liga
Benfica 1 2-3 Taça de Portugal
Gil Vicente 1 1-0 Liga
Alverca 1 1-0 Taça de Portugal
Moreirense 1 1-1 Liga
Aves 3 5-1 Liga
Oliveirense 1 6-1 Taça da Liga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório