Meteorologia

  • 29 OUTUBRO 2020
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

"Mantém-se como nossa intenção a retoma das competições desportivas"

Ministra da Saúde e Diretora Geral da Saúde abordaram este domingo a possibilidade de regresso das competições nacionais depois de um dia em que ficaram conhecidos três testes positivos no futebol português.

"Mantém-se como nossa intenção a retoma das competições desportivas"

Com planos de regressar no final do mês de maio à competição, o futebol português tem retomado, de forma faseada, o trabalho normal. Com o reinício dos treinos na maioria das equipas, os testes efetuados para a presença de Covid-19 nos plantéis detetou esta semana três casos no Vitória SC.

Este domingo, em conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora geral da DGS, mas também Marta Temido, ministra da saúde, abordando o possível e esperado regresso do futebol aos relvados.

Numa mensagem de encorajamento mas também de prudência, as duas dirigentes lembraram que é preciso assegurar condições sanitárias a diversos níveis.

Notícias ao MinutoGraça Freitas e Marta Temido em conferência de imprensa© Reprodução 

"Mantém-se como nossa intenção regular a retoma das competições desportivas no final deste mês. Há um conjunto de países com os quais já podemos aprender lições. É o caso da Alemanha, cuja Bundesliga vai regressar já no dia 16. Estamos a aperfeiçoar o nosso modelo, aprendendo com os outros também", começou por referir Marta Temido. 

"É uma situação muito complexa, conciliar o retorno da atividade do futebol com regras sanitárias e de segurança. É difícil definir linhas vermelhas. Se os testes feitos às equipas derem um número elevado de pessoas positivas, terá de ser equacionada pelas autoridades de saúde de nível local, regional e nacional a avaliação do risco em concreto", afirmou a diretora da DGS.

"De acordo com os resultados, está prevista a intervenção da autoridade de saúde. Qualquer decisão de avaliação do risco e de medidas em concreto envolve os três níveis: local, regional e nacional. As regras vão ser cumpridas, agmos aguardar", esclareceu Graça Freitas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório