Meteorologia

  • 30 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 20º MÁX 31º

Edição

Com esta inovação é mais fácil evitar acidentes ao abrir a porta do carro

Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos em 2017.

Todos os anos milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem uma porta na trajetória de um ciclista. Apenas no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano. Na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3.500 acidentes. Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017. 

A tendência é para que os acidentes aumentem e, por isso, a Ford desenvolveu uma tecnologia que, no futuro, poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas.

A marca norte-americana criou o ‘Exit Warning’ que fornece alertas visuais e sonoros a utilizadores da estrada e ocupantes de veículos, quando deteta que a abertura da porta de um carro estacionado pode causar um acidente.

Como funciona?

É bastante simples e intuitivo. O Exit Warning analisa e compreende os movimentos dos utilizadores da estrada que, de bicicleta ou numa trotineta elétrica por exemplo, se aproximam do veículo, tanto do lado do condutor como do passageiro.

Nesses casos, se o sistema detetar que a abertura de uma porta do veículo pode causar uma colisão, um alarme é acionada para avisar tanto o condutor como o passageiro. Além disso, este sistema possuiu uns LEDs em vermelho integrados nos espelhos exteriores, que começam a piscar e funcionam como um aviso visual, tal como no interior existe também uma faixa de LEDs vermelhos, colocados no revestimento internos das portas.

Fique com as imagens no vídeo acima.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório