Jorge Silas assinou, nesta quarta-feira, os papéis do divórcio com o Sporting, deixando os leões após cinco meses no comando técnico verde e branco.
Para o seu lugar irá Rúben Amorim, que fará a viagem de Braga para Lisboa. Na capital portuguesa, o ex-jogador do Benfica esteve na temporada transacta como técnico secundário.
Ao serviço do Casa Pia, clube que ajudou a subir à II Liga, o treinador português cruzou-se com Evandro Roncatto. O agora avançado do Olímpico Montijo foi orientado por Rúben Amorim, tendo partilhado balneário com o ex-futebolista,no Belenenses, na temporada 2007/08.
Em declarações ao Desporto ao Minuto, Roncatto revelou algumas das melhores valências de Rúben Amorim como treinador, assim como pessoa, destacando a sua teimosia para almejar determinadados objetivos. O avançado brasileiro de 33 anos fala de um treinador à imagem de Jorge Jesus e que bebeu muito dos ensinamentos do agora técnico do Flamengo, quando se cruzou com ele em Belém, assim como em Braga e na Luz.
Descrição profissional e humana: O Rúben Amorim é uma pessoa muito dedicada. Quando ele começou como treinador do Casa Pia eu também não tinha qualquer tipo de expetativa para o que seria o seu trabalho, mas ele chegou lá e conseguiu implementar a sua filosofia. É um rapaz muito inteligente e que soube absorver muitas coisas do Jorge Jesus.
É um treinador que fala a língua dos jogadores, até pela pouca idade que tem. Consegue estar perto dos jogadores e isso faz a diferença. Se perguntar a todos os jogadores do Casa Pia que na época passada estiveram no plantel, todos vão dizer o mesmo: ele tem uma humildade imensa, mas uma ambição enorme em conseguir os seus objetivos. Ele levou-nos ao título no ano passado e o sucesso que ele teve no Casa Pia foi recompensado depois com a ida para Braga. O que ele já fez no Sporting de Braga, mais cedo ou mais tarde, acabariam por o colocar na rota de um 'grande'.
Os ensinamentos de Jorge Jesus: Ele tem a capacidade de construir um excelente ambiente no balneário e a filosofia de jogo dele faz com os que os jogadores mostrem o seu melhor futebol. Acredito que isso veio do Jorge Jesus, porque ele também fazia isso.
Ele tem os pensamentos dele, mas muitas ideias transportou do Jorge Jesus. Ele esteve três anos com o Jorge Jesus no Belenenses, depois cruzou-se com ele no Sp. Braga e por fim no Benfica, daí que foi buscar várias coisas dele. Todavia ele foi-se aprimorando. Como jogador tirou muitas lições do agora técnico do Flamengo.
Capacidade de reação a fases negativas: Ele reage bem aos resultados adversos. No início do seu percurso no Casa Pia, tivemos alguns resultados negativos e ele reagiu da melhor forma possível. Soube acarinhar ainda mais os jogadores. Apesar de ter sido eliminado da Liga Europa pelo Sporting de Braga, ele soube rapidamente dar a volta no jogo seguinte. Nos momentos em que ele mais parece fragilizado tem a capacidade de acarinhar ainda mais os jogadores. Os atletas conseguem perceber a mensagem dele depois de uma derrota.
Dificuldades a travar em Alvalade: O Silas não teve a tranquilidade suficiente para trabalhar no Sporting, por isso não consigo prever as condições em que o Rúben Amorim vai trabalhar, mas trabalhar num grande é uma oportunidade que todos almejam. Ele já o conseguiu como jogador e agora ambicionava isso como treinador.
O Sporting não vive um momento de tranquilidade e os jogadores não se conseguem apenas focar no trabalho que têm a fazer nas quatro linhas. Só o Rúben Amorim não vai conseguir chegar a lado nenhum, mas acredito que todos juntos vão conseguir dar um volte face à situação atual do Sporting. O Rúben Amorim vai lutar para dar o seu melhor, até porque ele é bastante teimoso, já o era como jogador, e também o é como treinador. Na CNS [Campeonao Nacional de Séniores] ele chegou a lidar com uma equipa onde muitas vezes não havia água para beber ou para tomar banho. Ele vai fazer de tudo para suportar as maiores dificuldades no Sporting, a teimosia dele vence muita coisa.. Se ele começar a ganhar rapidamente, acredito que muitas coisas más para trás.
Primeiras ideias a implementar no Sporting: Ele vai falar com todos os jogadores. Ele vai querer agarrar todos os jogadores logo de início e vai pedir para eles trabalharem ainda mais. Ele vai chegar a Alvalade acompanhado de uma excelente equipa técnica e lutará para que os atletas rapidamente empreendam a filosofia. Só se os jogadores forem cabeçudos é que não vão conseguir assimilar as ideias do Amorim.
Lutar pelo título de campeão: Eu acho que sim. Ele é uma pessoa muito inteligente e trabalhadora e no início da próxima temporada vai lutar desde início para conseguir o título de campeão. Agora o objetivo dele será baixar as 'poeiras' em Alvalade, recuperar alguns jogadores, para que no arranque da próxima temporada o plantel esteja na plenitude das suas forças. Garantir a estabilidade será a prioridade do Rúben Amorim, para depois passar a sua filosofia de jogo. Acredito que terá todas as condições para lutar pelo título no Sporting na próxima época.