Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Caso Marega: Vitória SC emite comunicado em que arrasa dirigente do clube

O internacional maliano Marega decidiu abandonar o terreno de jogo, na casa do Vitória SC, por culpa dos cânticos racistas provenientes das bancadas.

Caso Marega: Vitória SC emite comunicado em que arrasa dirigente do clube
Notícias ao Minuto

23:48 - 16/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Vitória SC - FC Porto

Vitória SC e FC Porto defrontaram-se, neste domingo, num duelo relativo à 21.ª jornada da Liga portuguesa.

Um encontro que ficou pautado pelo que ocorreu, aos 69 minutos de jogo, no estádio D. Afonso Henriques.

O internacional maliano Marega decidiu abandonar o terreno de jogo por culpa dos cânticos racistas, provenientes das bancadas.

No final desta noite de domingo, o Vitória SC emitiu um comunicado em que teceu duras críticas ao presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, José António Fernandes Antunes, reiterando ainda a cooperação "com as entidades judiciais competentes" na avaliação deste caso.

Eis o comunicado do Vitória SC: 

O VITÓRIA SPORT CLUBE, ciente da responsabilidade de uma instituição de utilidade pública com quase cem anos de história, não deixará de censurar toda e qualquer manifestação de violência, racismo ou intolerância. Daí nada se alcança, senão mais violência, mais racismo e mais intolerância.

Por essa razão, o VITÓRIA SPORT CLUBE não encara a violência e a intolerância associada ao desporto como uma luta, um combate ou até mesmo, como para alguns, uma guerra. A história, o presente e os símbolos do clube são tributários de uma identidade inclusiva, integradora e assente em valores de igualdade e universalidade, sendo esta, para nós, a única abordagem capaz de erradicar a discriminação no desporto e na sociedade.

Em consonância com esses princípios e valores, o VITÓRIA SPORT CLUBE vai averiguar o sucedido no decurso do jogo realizado no Estádio D. Afonso Henriques, agindo com firmeza e consequência, em cooperação plena com as entidades judiciais competentes. 

A gravidade e a seriedade com que o VITÓRIA SPORT CLUBE perspetiva este assunto não se coaduna com qualquer desculpabilização legitimadora de comportamentos racistas ou discriminatórios, pelo que não se revê no comentário inapropriado do Presidente da Assembleia Geral do clube a este propósito.

O VITÓRIA SPORT CLUBE é preto e branco, de pretos e de brancos. As vítimas são de todas as cores e de todos os clubes."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório