Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Dragão respira, mas há crise de números: As notas do FC Porto-Gil Vicente

FC Porto operou a reviravolta no marcador diante do Gil Vicente (2-1), mas ainda passou por sobressaltos.

Dragão respira, mas há crise de números: As notas do FC Porto-Gil Vicente
Notícias ao Minuto

07:39 - 29/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Os dragões enfrentavam a 18.ª jornada do campeonato, depois de uma derrota na final da Taça da Liga que deixou 'nódoas' bem visíveis numa equipa que entrou a meio gás num encontro que precisava obrigatoriamente de ganhar.

No final do duelo diante do Sporting de Braga Sérgio Conceição colocou o cargo à disposição e foi bem patente no rosto do treinador do emblema da Invicta a cara de poucos amigos com que começou o jogo, assim como a que manteve em vários momentos do encontro. Nervoso, várias vezes em protesto com os seus jogadores e com níveis de impaciência bastante acima dos que já nos habituámos a ver no timoneiro da nau azul e branca.

Numa primeira parte em que as ocasiões de golo andaram pelas horas da morte, apenas Sandro Lima, que já tinha dado um primeiro aviso antes da estocada final, e Marcano deram um colorido diferente no último terço do terreno.

Numa partida em que Marega não dispôs de qualquer oportunidade, apenas 'beijou' por centímetros uma bola que tinha selo de golo, mas acabou por atravessar toda a pequena área sem qualquer desvio. Na etapa complementar coube a Sérgio Oliveira descodificar um triunfo tão precioso, que deixou novamente o FC Porto a sete pontos do rival Benfica. 

Todavia, há números para os quais devemos olhar com atenção: os dragões têm a pior defesa à 18.ª jornada desde a época 2013/14, sendo que os dragões têm atualmente 70 golos em 35 partidas, uma média de 2 golos por jogo [a pior média do clube desde 2016/17].

Confira agora os destaques de maior deste FC Porto-Gil Vicente:

Figura do jogo: Sérgio Oliveira foi a chave que desbloqueou a vitória azul e branca. À margem de um golo determinante foi um médio que vestiu a pele de avançado. Pronto a rematar, pronto a servir os seus companheiros, teve nas suas chuteiras uma eficácia de passe tremenda. Indubitavelmente, o melhor piloto de uma nau que esteve, em vários períodos de jogo, em convulsão.

Desilusão: João Afonso protagonizou uma das expulsões mais infantis deste campeonato [por acumulação de amarelos]. Num lance inofensivo o português acabou por receber ordem de expulsão e deixar a sua equipa ainda mais limitada em campo.

Surpresa: Foi decisivo no passe que permitiu a Marcano restabelecer a igualdade no Dragão. Com Carlos Queiroz nas bancadas, o selecionador colombiano conseguiu colocar no seu bloco de notas várias anotações positivas do médio, quer no capítulo defensivo, quer no ofensivo.

Treinadores

Sérgio Conceição: Ofereceu de bandeja 45 minutos de esforço ao adversário. Apesar de alguns fogachos, o dragão praticamente não existiu na primeira parte. À boleia de alguns rasgos individuais, o treinador azul e branco saiu do anfiteatro azul e branco aliviado pelos três pontos alcançados, mas certamente preocupado com o desacerto que muitos dos seus executantes tiveram na hora do passe. Também a defender, e apesar dos poucos sustos do adversário, o dragão mostrou um inquietação fora do normal.

Vítor Oliveira: Viu o jogo nas bancadas do Dragão por força do castigo que sofreu. Se teve motivos para sorrir na primeira parte, vendo a sua equipa, não só a agarrar o empate, como a desmanchar o 'muro' de Marchesín nos instantes finais da etapa inicial, eis que na etapa complementar não teve a melhor aptidão para mexer com um jogo em que o adversário conseguiu ser muito melhor, também por culpa de um Gil Vicente muito dócil nas transações ofensivas.

Árbitro da partida: Nos dois lances de maior dificuldade Rui Oliveira decidiu correctamente, quer no golo validado a Marcano [não havia fora de jogo], quer na ordem de expulsão a João Afonso com segundo cartão amarelo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório