Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto 'matou borrego' com sotaque brasileiro e regado a Corona

Equipa da casa entrou a vencer, mas portistas deram a volta em sete minutos. João Aurélio empatou ainda no primeiro tempo, mas Luis Diaz e Corona fixaram o resultado final para os portistas que voltaram a vencer em Moreira de Cónegos quatro anos depois.

Festejos dos jogadores do FC Porto

© Global Imagens

Rodrigo Querido
10/01/2020 23:14 ‧ 10/01/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu, esta sexta-feira, o Moreirense por 4-2, em jogo da 16,ª jornada da I Liga. Os dragões voltam a vencer em Moreira de Cónegos para o campeonato quatro anos depois.

A equipa da casa colocou-se em vantagem com um golo de Fábio Abreu aos três minutos, mas os portistas deram a volta ao marcador com golos de Soares e Alex Telles. João Aurélio voltou a empatar a partida no final da primeira parte, mas Luiz Diaz e Corona fecharam o resultado final.

Filme do jogo: Os portistas entraram em campo com duas alterações forçadas no onze. Marcano, castigado, e Pepe, lesionado, não puderam dar o seu contributo em Moreira de Cónegos. No seus lugares estiveram Diogo Leite e Mbemba, dupla em estreia do lado dos azuis em brancos.

A equipa de Ricardo Soares, que se estreava em casa como treinador do Moreirense depois da derrota na última jornada frente ao Paços de Ferreira, foi a primeira a marcar logo numa das primeiras jogadas do encontro aos três minutos. Marega e Nakajima desentendem-se na chegada a uma bola que é recuperada por Luís Machado. O extremo lança na frente Fábio Abreu que, em esforço, ultrapassa Diogo Leite e atira para o fundo das redes de Marchesín.

A entrada em falso dos portista em Moreira de Cónegos, terreno onde não venciam há quatro temporadas, contrastou com os minutos seguintes. A equipa de Sérgio Conceição foi dominado as operações, mas teve sempre dificuldades em ligar o jogo perante o pouco espaço concedido pelo adversário.

Alex Telles e Corona foram sempre dos mais interventivos, com vários cruzamentos para a área, e foi precisamente dos pés do mexicano que surgiu o passe para o golo do empate. Tecatito cruzou de pé esquerdo, pouco habitual para si, para o coração da área onde estava Soares que não perdoou e marcou pela terceira jornada consecutiva, depois de golos frente a Sporting e Tondela. Foi o quinto golo do brasileiro na edição deste ano da I Liga e o 12.º esta temporada.

Os dragões não tiraram o pé do acelerador e deram a volta ao resultado em sete minutos, com um golo de Alex Telles a castigar uma falta dentro da área de Conte sobre Corana. O brasileiro assumiu a marcação da grande penalidade e faturou o quinto golo no campeonato.

Quando o encontro caminhava para o intervalo, a equipa da casa, que não se amedrontou perante um adversário de maior valia, conseguiu novamente empatar o encontro. João Aurélio tirou um cruzamento-remate traiçoeiro da direita, a bola acabou por iludir Marchesín que esperava um desvio de Fábio Abreu que acabou por não acontecer.

Os portistas entraram na etapa complementar à procura de chegar ao terceiro, e dispuseram de muitas oportunidades para marcar. Uma das mais flagrantes foi aos 58 minutos. Otávio roubou a bola a um adversário, cruzou na direção do coração da área e o corte de Iago quase deu em autogolo. Nos minutos seguintes Soares aproveitou uma bola atrasada por Marega e atirou a centímetros do poste direito da baliza defendida por Pasinato.

O encontro desenrolou-se sem grande oportunidades de golo nos minutos seguintes, até que o FC Porto conseguiu marcar o terceiro aos 72 minutos. Otávio cruzou a bola para a área, Marega toca de cabeça para a zona do segundo poste onde estava o colombiano que, com o joelho, picou a bola sobre Pasinato e fez o terceiro dos portistas.

O jogo tornou-se um pouco partido com a chegada do apito final e os portistas aproveitaram essa situação para chegar ao quarto e com um golaço de Corona aos 85 minutos. A bola saltitaou à frente do mexicano que, de primeira, atirou para o fundo das redes de Pasinato.

O mexicano, em grande destaque na partida, acabaria por borrar a pintura com uma expulsão aos 90+6'. O mexicano tirou a bola a um adversário e viu o segundo amarelo, acabando por ir mais cedo para os balneários.

O FC Porto volta, assim, a vencer em Moreira de Cónegos para o campeonato quatro anos depois. Os portista venceram em casa do Moreirense, mas para a Taça de Portugal, mas a última vitória para a I Liga tinha sido em fevereiro de 2015 por 2-0.

A equipa de Sérgio Conceição volta a reduzir para quatro os pontos de desvantagem para o líder Benfica que esta noite venceu na Luz o Desportivo das Aves.

Momento do jogo: O golaço de Corona aos 85 minutos levantou o estádio em Moreira de Cónegos. O mexicano apanhou uma bola que estava a saltitar e atirou de primeira em vólei para o fundo das redes de Pasinato, colocando um ponto final no resultado.

Minuto a minuto:

90+6' - Termina o encontro em Moreira de Cónegos. FC Porto volta a vencer na casa do Moreirense quatro anos depois.

90'6 - Corona vê o segundo amarelo e é expulso. O mexicano tirou a bola a um adversário que ia cobrar uma falta e viu o segundo amarelo e respetivo vermelho.

90' - Seis minutos de compensação.

86' - Lance está a ser avaliado pelo VAR. Vasco Santos tenta perceber se há algum fora de jogo da jogada do golo, mas o remate certeiro de Corona acaba por ser validado.

85' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do FC Porto! É um golaço de Corona. A bola saltita à frente do mexicano que, de primeira, atirou para o fundo das redes de Pasinato

83' - Última alteração no FC Porto. Nakajima sai para a entrada de Manafá.

80' - Ricardo Soares esgota as alteraçõesNenê e Texeira entram para os lugares de Fábio Abreu e Alex Soares.

76' - Soares Dias foi ao VAR analisar o lance anterior, mas manteve a decisão de mostrar um amarelo.

74' - Cartão amarelo para Otávio.

74' - Conceição mexe pela segunda vez. Fábio Silva entra para o lugar de Marega.

73' - Primeira alteração no Moreirense. Pedro Nuno sai para a entrada de Bilel.

72' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Luis Diaz! Lance confuso na área dos cónegos. Otávio cruza a bola para a áreaMarega toca de cabeça para a zona do segundo poste onde estava o colombiano que, com o joelho, picou a bola sobre Pasinato e fez o terceiro dos portistas.

62' - Remate forte de Soares ao lado. Brasileiro aproveita um passe atrasado de Marega e atira perto do poste direito de Pasinato.

59' - Primeira alteração no encontro. Uribe sai para a entrada do compatriota Luis Diaz.

58' - Quase golo do FC Porto. Otávio rouba a bola a um adversário, cruza na direção do coração da área e o corte de Iago quase dá em autogolo.

56' - Agarra Marchesín. Pedro Nuno bate o livre rasteiro, mas o argentino estava atento e segurou o esférico.

55' - Cartão amarelo para Uribe. O colombiano fez falta sobre Pedro Nuno à entrada da área.

54' - Marega descobre na esquerda Nakajima, que finta um adversário antes de rematar aolado da baliza.

52' - Corona muito ativo na direita. O mexicano abre em Marega que vai à linha de fundo e cruza para as mãos de Pasinato.

50' - FC Porto entra forte no segundo tempo. Nakajima descobre Marega que tira um cruzamento em esforço para o remate de Soares ao lado.

46' - Artur Soares Dias apita para o início do segundo tempo.

45+3' - Tempo de descanso em Moreira de Cónegos. Empate a dois golos entre as duas equipas.

45' - Três minutos de compensação.

Confira o remate certeiro do português

44' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Moreirense. É um grande golo de João Aurélio! O lateral direito tira um cruzamento traiçoeiro da direita, a bola acaba por iludir Marchesín que esperava um desvio de Fábio Abreu que acabou por não acontecer.

Confira o remate certeiro do esquerdino

39' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Alex Telles! Brasileiro atirou para um lado e Pasinato foi para o outro. É a reviravolta dos dragões em sete minutos.

39' - Conte vê cartão amarelo por falta sobre Corona.

38' - Confirma-se a grande penalidade para o FC Porto.

37' - Lance de possível possível penálti em Moreira de Cónegos. Soares Dias vai ao VAR verificar se existe falta de Abdu Conte sobre Corona.

Confira o golo do brasileiro

32' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Tiquinho Soares! Corona cruzou de pé esquerdo para o coração da área onde estava o brasileiro que saltou mais alto que os defesas adversários e cabeceou para o seu quinto golo na I Liga.

30' - Novo cartão amarelo. Corona admoestado por falta sobre Luís Machado. Mexicano falha o jogo com o Sp. Braga.

28' - Boa jogada do MoreirenseAndré Soares lança o irmão Filipe Soares que quase fica isolado, mas Marchesín acaba por amarrar a bola.

26' - Passou o perigo para o Moreirense. Marega bateu o livre à entrada da área, mas a bola bateu na barreira e saiu pela linha de fundo.

25' - Cartão amarelo para João Aurélio. Defesa fez falta sobre Marega. Livre para os portistas

21' - Perto para Diogo Leite. Nakajima tira um cruzamento para o interior da área, mas o central cabeceia por cima.

22' - Alex Telles tem estado muito interventivo na esquerda. Brasileiro tirou dois cruzamentos, mas a defesa do Moreirense afastou-os.

16' - Volta a criar perigo o FC Porto. Nakajima rouba a bola a um adversário e atira pouco ao lado da baliza dos cónegos.

13' - Perigo na área do MoreirenseAlex Telles cobra um livre em direção à área, mas Mateus Pasinato afasta a bola com os punhos.

9' - Boa jogada do FC Porto. Alex Telles aparece bem junto da área, mas o remate sai ligeiramente por cima.

8' - Golo anulado à equipa da casa. Na sequência do pontapé de canto, Iago salta mais alto que toda a gente e cabeceia para o fundo das redes, mas o lance é anulado por falta do central sobre Marchesín.

7' - Grande defesa de MarchesínPedro Nuno surge desmarcado na esquerda por Alex Soares e remata para boa defesa do argentino. A bola sai pela linha de fundo e é pontapé de canto.

Confira o golo de Fábio Abreu

3' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Moreirense! Marca Fábio Abreu! Marega e Nakajima desentendem-se na chegada a uma bola que é recuperada por Luís Machado. O extremo lança na frente o avançado angolano que, em esforço, ultrapassa Diogo Leite e atira para o fundo das redes de Marchesín.

1' - Começa a partida. Posse de bola é do FC Porto

0' - Capitães de equipa escolhem agora campo ou bola antes de Artur Soares Dias dar o apito inicial.

0' - Equipas já subiram ao relvado. Encontro está prestes a começar.

Equipas Iniciais:

Moreirense: Mateus Pasinato. João Aurélio, Rosic, Iago, Abdu Conté, Filipe Soares, Fábio Pacheco, Alex Soares, Luís Machado, Fábio Abreu e Pedro Nuno.

Suplentes do Moreirense: Trigueira, D'Alberto, Nenê, Teixeira, Bilel, Carlos Mané e Halliche

FC Porto: Marchesin, Corona, Diogo Leite, Mbemba, Alex Telles, OtávioDanilo, Uribe, Nakajima, Marega e Soares.

Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Manafá, Sérgio Oliveira, Romário Baró, Luis Diaz, Fábio Silva e Aboubakar.

Antevisão: O Moreirense recebe, esta sexta-feira, o FC Porto em jogo da 16.ª jornada da I Liga, num terreno que não tem sido fértil em vitórias para a equipa de Sérgio Conceição.

Os portistas estão há quatro temporadas sem vencer em Moreira de Cónegos, sendo que a última vitória remonta a fevereiro de 2015 (2-0). De lá para cá os portistas somaram três empates e uma derrota. 

Artur Soares Dias é o árbitro escolhido para ajuizar o encontro no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Rui Licínio e Paulo Soares serão os árbitros assistentes, enquanto João Gonçalves terá a função de quatro árbitro. Vasco Santos será o vídeoárbitro (VAR) e Tiago Leandro o assistentes (AVAR).

A partida entre Moreirense e FC Porto está agendada para as 21h15 desta sexta-feira e poderá acompanhar, em direto, no Desporto ao Minuto as principais incidências do encontro.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas