Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

FC Porto 'matou borrego' com sotaque brasileiro e regado a Corona

Equipa da casa entrou a vencer, mas portistas deram a volta em sete minutos. João Aurélio empatou ainda no primeiro tempo, mas Luis Diaz e Corona fixaram o resultado final para os portistas que voltaram a vencer em Moreira de Cónegos quatro anos depois.

FC Porto 'matou borrego' com sotaque brasileiro e regado a Corona
Notícias ao Minuto

23:14 - 10/01/20 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto venceu, esta sexta-feira, o Moreirense por 4-2, em jogo da 16,ª jornada da I Liga. Os dragões voltam a vencer em Moreira de Cónegos para o campeonato quatro anos depois.

A equipa da casa colocou-se em vantagem com um golo de Fábio Abreu aos três minutos, mas os portistas deram a volta ao marcador com golos de Soares e Alex Telles. João Aurélio voltou a empatar a partida no final da primeira parte, mas Luiz Diaz e Corona fecharam o resultado final.

Filme do jogo: Os portistas entraram em campo com duas alterações forçadas no onze. Marcano, castigado, e Pepe, lesionado, não puderam dar o seu contributo em Moreira de Cónegos. No seus lugares estiveram Diogo Leite e Mbemba, dupla em estreia do lado dos azuis em brancos.

A equipa de Ricardo Soares, que se estreava em casa como treinador do Moreirense depois da derrota na última jornada frente ao Paços de Ferreira, foi a primeira a marcar logo numa das primeiras jogadas do encontro aos três minutos. Marega e Nakajima desentendem-se na chegada a uma bola que é recuperada por Luís Machado. O extremo lança na frente Fábio Abreu que, em esforço, ultrapassa Diogo Leite e atira para o fundo das redes de Marchesín.

A entrada em falso dos portista em Moreira de Cónegos, terreno onde não venciam há quatro temporadas, contrastou com os minutos seguintes. A equipa de Sérgio Conceição foi dominado as operações, mas teve sempre dificuldades em ligar o jogo perante o pouco espaço concedido pelo adversário.

Alex Telles e Corona foram sempre dos mais interventivos, com vários cruzamentos para a área, e foi precisamente dos pés do mexicano que surgiu o passe para o golo do empate. Tecatito cruzou de pé esquerdo, pouco habitual para si, para o coração da área onde estava Soares que não perdoou e marcou pela terceira jornada consecutiva, depois de golos frente a Sporting e Tondela. Foi o quinto golo do brasileiro na edição deste ano da I Liga e o 12.º esta temporada.

Os dragões não tiraram o pé do acelerador e deram a volta ao resultado em sete minutos, com um golo de Alex Telles a castigar uma falta dentro da área de Conte sobre Corana. O brasileiro assumiu a marcação da grande penalidade e faturou o quinto golo no campeonato.

Quando o encontro caminhava para o intervalo, a equipa da casa, que não se amedrontou perante um adversário de maior valia, conseguiu novamente empatar o encontro. João Aurélio tirou um cruzamento-remate traiçoeiro da direita, a bola acabou por iludir Marchesín que esperava um desvio de Fábio Abreu que acabou por não acontecer.

Os portistas entraram na etapa complementar à procura de chegar ao terceiro, e dispuseram de muitas oportunidades para marcar. Uma das mais flagrantes foi aos 58 minutos. Otávio roubou a bola a um adversário, cruzou na direção do coração da área e o corte de Iago quase deu em autogolo. Nos minutos seguintes Soares aproveitou uma bola atrasada por Marega e atirou a centímetros do poste direito da baliza defendida por Pasinato.

O encontro desenrolou-se sem grande oportunidades de golo nos minutos seguintes, até que o FC Porto conseguiu marcar o terceiro aos 72 minutos. Otávio cruzou a bola para a área, Marega toca de cabeça para a zona do segundo poste onde estava o colombiano que, com o joelho, picou a bola sobre Pasinato e fez o terceiro dos portistas.

O jogo tornou-se um pouco partido com a chegada do apito final e os portistas aproveitaram essa situação para chegar ao quarto e com um golaço de Corona aos 85 minutos. A bola saltitaou à frente do mexicano que, de primeira, atirou para o fundo das redes de Pasinato.

O mexicano, em grande destaque na partida, acabaria por borrar a pintura com uma expulsão aos 90+6'. O mexicano tirou a bola a um adversário e viu o segundo amarelo, acabando por ir mais cedo para os balneários.

O FC Porto volta, assim, a vencer em Moreira de Cónegos para o campeonato quatro anos depois. Os portista venceram em casa do Moreirense, mas para a Taça de Portugal, mas a última vitória para a I Liga tinha sido em fevereiro de 2015 por 2-0.

A equipa de Sérgio Conceição volta a reduzir para quatro os pontos de desvantagem para o líder Benfica que esta noite venceu na Luz o Desportivo das Aves.

Momento do jogo: O golaço de Corona aos 85 minutos levantou o estádio em Moreira de Cónegos. O mexicano apanhou uma bola que estava a saltitar e atirou de primeira em vólei para o fundo das redes de Pasinato, colocando um ponto final no resultado.

Minuto a minuto:

90+6' - Termina o encontro em Moreira de Cónegos. FC Porto volta a vencer na casa do Moreirense quatro anos depois.

90'6 - Corona vê o segundo amarelo e é expulso. O mexicano tirou a bola a um adversário que ia cobrar uma falta e viu o segundo amarelo e respetivo vermelho.

90' - Seis minutos de compensação.

86' - Lance está a ser avaliado pelo VAR. Vasco Santos tenta perceber se há algum fora de jogo da jogada do golo, mas o remate certeiro de Corona acaba por ser validado.

85' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do FC Porto! É um golaço de Corona. A bola saltita à frente do mexicano que, de primeira, atirou para o fundo das redes de Pasinato

83' - Última alteração no FC Porto. Nakajima sai para a entrada de Manafá.

80' - Ricardo Soares esgota as alteraçõesNenê e Texeira entram para os lugares de Fábio Abreu e Alex Soares.

76' - Soares Dias foi ao VAR analisar o lance anterior, mas manteve a decisão de mostrar um amarelo.

74' - Cartão amarelo para Otávio.

74' - Conceição mexe pela segunda vez. Fábio Silva entra para o lugar de Marega.

73' - Primeira alteração no Moreirense. Pedro Nuno sai para a entrada de Bilel.

72' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Luis Diaz! Lance confuso na área dos cónegos. Otávio cruza a bola para a áreaMarega toca de cabeça para a zona do segundo poste onde estava o colombiano que, com o joelho, picou a bola sobre Pasinato e fez o terceiro dos portistas.

62' - Remate forte de Soares ao lado. Brasileiro aproveita um passe atrasado de Marega e atira perto do poste direito de Pasinato.

59' - Primeira alteração no encontro. Uribe sai para a entrada do compatriota Luis Diaz.

58' - Quase golo do FC Porto. Otávio rouba a bola a um adversário, cruza na direção do coração da área e o corte de Iago quase dá em autogolo.

56' - Agarra Marchesín. Pedro Nuno bate o livre rasteiro, mas o argentino estava atento e segurou o esférico.

55' - Cartão amarelo para Uribe. O colombiano fez falta sobre Pedro Nuno à entrada da área.

54' - Marega descobre na esquerda Nakajima, que finta um adversário antes de rematar aolado da baliza.

52' - Corona muito ativo na direita. O mexicano abre em Marega que vai à linha de fundo e cruza para as mãos de Pasinato.

50' - FC Porto entra forte no segundo tempo. Nakajima descobre Marega que tira um cruzamento em esforço para o remate de Soares ao lado.

46' - Artur Soares Dias apita para o início do segundo tempo.

45+3' - Tempo de descanso em Moreira de Cónegos. Empate a dois golos entre as duas equipas.

45' - Três minutos de compensação.

Confira o remate certeiro do português

44' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Moreirense. É um grande golo de João Aurélio! O lateral direito tira um cruzamento traiçoeiro da direita, a bola acaba por iludir Marchesín que esperava um desvio de Fábio Abreu que acabou por não acontecer.

Confira o remate certeiro do esquerdino

39' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Alex Telles! Brasileiro atirou para um lado e Pasinato foi para o outro. É a reviravolta dos dragões em sete minutos.

39' - Conte vê cartão amarelo por falta sobre Corona.

38' - Confirma-se a grande penalidade para o FC Porto.

37' - Lance de possível possível penálti em Moreira de Cónegos. Soares Dias vai ao VAR verificar se existe falta de Abdu Conte sobre Corona.

Confira o golo do brasileiro

32' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Tiquinho Soares! Corona cruzou de pé esquerdo para o coração da área onde estava o brasileiro que saltou mais alto que os defesas adversários e cabeceou para o seu quinto golo na I Liga.

30' - Novo cartão amarelo. Corona admoestado por falta sobre Luís Machado. Mexicano falha o jogo com o Sp. Braga.

28' - Boa jogada do MoreirenseAndré Soares lança o irmão Filipe Soares que quase fica isolado, mas Marchesín acaba por amarrar a bola.

26' - Passou o perigo para o Moreirense. Marega bateu o livre à entrada da área, mas a bola bateu na barreira e saiu pela linha de fundo.

25' - Cartão amarelo para João Aurélio. Defesa fez falta sobre Marega. Livre para os portistas

21' - Perto para Diogo Leite. Nakajima tira um cruzamento para o interior da área, mas o central cabeceia por cima.

22' - Alex Telles tem estado muito interventivo na esquerda. Brasileiro tirou dois cruzamentos, mas a defesa do Moreirense afastou-os.

16' - Volta a criar perigo o FC Porto. Nakajima rouba a bola a um adversário e atira pouco ao lado da baliza dos cónegos.

13' - Perigo na área do MoreirenseAlex Telles cobra um livre em direção à área, mas Mateus Pasinato afasta a bola com os punhos.

9' - Boa jogada do FC Porto. Alex Telles aparece bem junto da área, mas o remate sai ligeiramente por cima.

8' - Golo anulado à equipa da casa. Na sequência do pontapé de canto, Iago salta mais alto que toda a gente e cabeceia para o fundo das redes, mas o lance é anulado por falta do central sobre Marchesín.

7' - Grande defesa de MarchesínPedro Nuno surge desmarcado na esquerda por Alex Soares e remata para boa defesa do argentino. A bola sai pela linha de fundo e é pontapé de canto.

Confira o golo de Fábio Abreu

3' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Moreirense! Marca Fábio Abreu! Marega e Nakajima desentendem-se na chegada a uma bola que é recuperada por Luís Machado. O extremo lança na frente o avançado angolano que, em esforço, ultrapassa Diogo Leite e atira para o fundo das redes de Marchesín.

1' - Começa a partida. Posse de bola é do FC Porto

0' - Capitães de equipa escolhem agora campo ou bola antes de Artur Soares Dias dar o apito inicial.

0' - Equipas já subiram ao relvado. Encontro está prestes a começar.

Equipas Iniciais:

Moreirense: Mateus Pasinato. João Aurélio, Rosic, Iago, Abdu Conté, Filipe Soares, Fábio Pacheco, Alex Soares, Luís Machado, Fábio Abreu e Pedro Nuno.

Suplentes do Moreirense: Trigueira, D'Alberto, Nenê, Teixeira, Bilel, Carlos Mané e Halliche

FC Porto: Marchesin, Corona, Diogo Leite, Mbemba, Alex Telles, OtávioDanilo, Uribe, Nakajima, Marega e Soares.

Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Manafá, Sérgio Oliveira, Romário Baró, Luis Diaz, Fábio Silva e Aboubakar.

Antevisão: O Moreirense recebe, esta sexta-feira, o FC Porto em jogo da 16.ª jornada da I Liga, num terreno que não tem sido fértil em vitórias para a equipa de Sérgio Conceição.

Os portistas estão há quatro temporadas sem vencer em Moreira de Cónegos, sendo que a última vitória remonta a fevereiro de 2015 (2-0). De lá para cá os portistas somaram três empates e uma derrota. 

Artur Soares Dias é o árbitro escolhido para ajuizar o encontro no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Rui Licínio e Paulo Soares serão os árbitros assistentes, enquanto João Gonçalves terá a função de quatro árbitro. Vasco Santos será o vídeoárbitro (VAR) e Tiago Leandro o assistentes (AVAR).

A partida entre Moreirense e FC Porto está agendada para as 21h15 desta sexta-feira e poderá acompanhar, em direto, no Desporto ao Minuto as principais incidências do encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório