Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"RDT vai marcar muitos golos no Espanyol e o Benfica vai arrepender-se"

Avançado espanhol não vingou na Luz e Eduardo Cornago aponta a falta de confiança como um dos motivos. O futuro será risonho para o avançado de 25 anos, segundo este jornalista espanhol do AS.

"RDT vai marcar muitos golos no Espanyol e o Benfica vai arrepender-se"
Notícias ao Minuto

08:09 - 09/01/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Raul de Tomas deixa o Benfica ao fim de quase sete meses depois de ter chegado ao Benfica com o rótulo de craque goleador e a troco de 20 milhões de euros. O avançado de 25 anos até começou por entusiasmar os adeptos encarnados, mas foi baixando de rendimento ao longo dos jogos. Os golos pouco apareceram e acabou por ser 'despromovido' por Bruno Lage ao banco de suplentes e, em alguns casos, à bancada.

Agora, RDT volta a Espanha, pela porta do Espanyol e a troco de 22 milhões de euros, e no país vizinho reina a certeza que irá triunfar e ajudar o clube de Barcelona a fugir da temida descida de divisão. 

Eduardo Cornago, jornalista do diário AS, acredita que Raul de Tomas tinha todas as condições para vingar ao serviço do Benfica e sublinha que os encarnados vão arrepender-se por terem deixado o avançado espanhol sair neste mercado de inverno

"Conheço bastante bem o Raul de Tomas porque aqui em Espanha tenho a tarefa de cobrir os assuntos relacionados com o Real Madrid e também relativos ao Rayo Vallecano. Vi o começo dele, na equipa do Rayo, e ao princípio custou-lhe muito fazer golos. Aliás, no início das temporadas, ele sente sempre muitas dificuldades em começar a marcar, mas acho que no Benfica estava a faltar-lhe ter mais confiança", começa por dizer Eduardo Cornago, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"Não digo que ele merecia jogar mais minutos, mas a verdade é que enquanto o Raul de Tomas demonstrou não estar muito bem, o treinador [Bruno Lage] sentou-o no banco de suplentes muito rapidamente e não lhe deu muitos minutos e confiança para ele marcar os vários golos que eu sei que ele poderia ter marcado, caso jogasse mais no Benfica. Evidentemente, entendo que quando não fazes golos, acabas por ser suplente. Mas por que razão ele não marcou golos? Deveria ter jogado mais. O Raul de Tomas é muito bom jogador e creio que o Benfica vai arrepender-se quando começar a marcar muitos pelo Espanyol", vaticina. 

Investimento do Espanyol impressionou 

O Espanyol está no último lugar da tabela classificativa da La Liga e por isso irá investir neste mercado de transferências. Para contratar Raul de Tomas ao Benfica, os pericos vão pagar 22 milhões de euros e querem ainda assegurar a chegada de outro avançado para a frente de ataque. 

"Claro que fiquei surpreendido pelo valor que o Espanyol vai pagar por Raul de Tomas, mas é um clube histórico com muito dinheiro e com capital chinês. É uma equipa habitual na La Liga que não pode descer de divisão. Estão investir muito dinheiro para fazerem uma dupla formada por RDT e Ángel Martínez, avançado do Getafe. É um clube histórico que está em apuros", explica o jornalista espanhol. 

No plantel do emblema catalão está também um jogador cujo nome dispensa apresentações. Facundo Ferreyra foi contratado pelo Benfica no verão de 2018, mas no início de 2019 também se mudou para Espanha para ser emprestado ao... Espanyol. Ora, o avançado argentino encontra-se a cumprir o empréstimo válido até final desta temporada e contabiliza um total de oito golos em 20 jogos disputados em 2019/20, números que motivam elogios por parte de Eduardo Cornago

"O Facundo Ferreyra é um grande jogador e pode entender-se muito bem com o RDT. É um jogador que está a surpreender-nos de forma positiva. É um jogador muito completo."

RDT sem pressão de substituir João Félix 

Eduardo Cornago frisa ainda que Raul de Tomas não vingou no Real Madrid por falta de oportunidades e recusa a ideia de que o avançado espanhol não suportar a pressão de ser o substituto de João Félix, jogador que se transferiu para o Atlético de Madrid a troco de 126 milhões de euros, no Benfica. 

"No Real Madrid não teve grandes oportunidades, o máximo que fez foi a pré-temporada e é complicado apontar o que lhe faltou para vingar. Se não vingou foi por falta de oportunidades", afirma, antes de deixar uma última garantia.

"Eu não creio que o RDT tenha sentido pressão. No Rayo Vallecano, quando o Raul de Tomas chegou lá, toda a equipa se agarrou a ele. É uma equipa humilde, mas o Rayo Vallecano necessitava de subir e o RDT lidava com muita pressão porque se ele não marcasse golos o Rayo não subia de divisão. Foi ele quem recolheu toda a pressão que existia dentro e fora do balneário do Rayo Vallecano. No Real Madrid, não ficaria com essa pressão e no Benfica também não a teve. É certo que o Benfica pagou 20 milhões de euros, mas em nenhum momento existiu a pressão de ser o substituto direto de João Félix. O RDT chegou ao Benfica para ser um dos melhores do Benfica, mas não para ser o líder indiscutível do Benfica. O João Félix foi transferido por muito dinheiro, 126 milhões de euros, e o RDT custou 20 milhões. A diferença é grande", conclui. 

Números que não deixam saudades 

O registo de Raul de Tomas no Benfica promete não deixar saudades por entre os adeptos encarnados. O avançado espanhol marcou apenas três golos num total de 17 jogos disputados, sendo que não festejou nenhum deles. Contra o Zenit foi quando apontou o golo mais vistoso, mas há uma lacuna que não pode ser ignorada. O avançado espanhol deixa Portugal sem nunca ter marcado no campeonato. 

Por outro lado, esta curta passagem pelo Benfica valeu-lhe um título na carreira: a Supertaça. O avançado espanhol foi titular na goleada imposta ao Sporting (5-0) num jogo disputado no Algarve e a sua exibição foi alvo de muitos elogios, embora tenha ficado em branco. 

A Supertaça de Portugal foi o segundo título na carreira RDT, que já tinha conquista o título de campeão do segundo escalão espanhol ao serviço do Rayo Vallecano na temporada 2017/18. 

Competição Jogos Minutos Golos
I Liga 7 467 0
Taça de Portugal 2 180 1
Liga dos Campeões 4 119 1
Supertaça 1 87 0
Taça da Liga 3 189 1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório