Após meia temporada ao serviço do FC Porto, ao cabo da qual somou dois golos em 22 encontros oficiais, Fernando Andrade rumou ao Sivasspor a título de empréstimo, em busca de uma "oportunidade de jogar regularmente".
Em entrevista concedida ao jornal O Jogo, o avançado brasileiro afirma que, quando decidiu deixar o Santa Clara rumo ao Dragão, "sabia que ia ter mais dificuldades em jogar", pelo que encarou o cenário com tranquilidade.
"Estava a chegar, a equipa tinha sido campeã nacional um ano antes, estava mais do que entrosada e seria difícil entrar. Consegui fazer 22 jogos em seis meses, mas só dois ou três como titular, muito pouco, e queria jogar mais regularmente. Foi por isso que optei pelo campeonato turco, onde achei que o meu futebol encaixaria muito bem", explicou.
"Nâo foi surpresa nenhuma. Depois de não ter entrado nos jogos do Algarve, ficou bem claro que ia ser difícil para mim. Conversei com o mister, expliquei-lhe que tinha um clube interessado e ele foi tranquilo, abrindo o jogo comigo. Não guardo nenhum rancor. Até acho que foi uma boa escolha para poder jogar mais, como tem acontecido", acrescentou.
No que ao futuro diz respeito, Fernando Andrade diz sentir "confiança" por parte do FC Porto, pelo que não descarta um eventual regresso: "Com bom trabalho, tudo pode acontecer. Não sei o que vai ser daqui para a frente, mas estou tranquilo em relação a tudo isso".