Oitenta anos depois Casa Pia e FC Porto voltaram a defrontar-se, desta feita no Estádio Pina Manique, onde os dragões arredaram o adversário das contas da final four da Taça da Liga, deixando a decisão do apuramento para a ronda final, em que os azuis e brancos defrontam o Desportivo de Chaves.
Nesta quinta-feira, o duelo entre as duas formações ditou um triunfo, por 3-0, do emblema da Invicta, com os golos da partida a serem apontados por Renzo Saravia, Luis Díaz e Soares.
Primeira parte em ‘ponto morto’ para depois encarrilar a terceira marcha
Casa Pia e FC Porto entraram em campo com duas revoluções em marcha: Rui Duarte aplicou sete alterações comparativamente ao último onze, já Sérgio Conceição manteve apenas Manafá, face à equipa que defrontou o Paços de Ferreira.
Apesar do domínio quase total dos azuis e brancos na etapa inicial, a falta de ligação entre alguns setores não permitiu que o jogo dos dragões se desenvolvesse para patamares de maior velocidade.
Todavia, e em abono da verdade, o Casa Pia apenas conseguiu um remate enquadrado com os postes nos primeiros 45 minutos e, mesmo sobre a buzina final, por intermédio de Kenidy.
Soares e Nakajima começaram por assustar as redes de Rafael Vanderlaan logo nos minutos iniciais, mas as soberanas ocasiões surgiram na quinzena final, primeiro por Soares e, aos 40’, com Bruno Costa a rematar para uma grande intervenção do guardião piadense.
A etapa complementar não trouxe alterações nas duas formações, mas um FC Porto com um carril ofensivo mais oleado que, aos 55’, desbloqueou o marcador por intermédio de Renzo Saravia, que assinou o primeiro golo da carreira. Mérito também para Sérgio Oliveira, um dos melhores em campo, que com uma visão de lince obrou um passe fenomenal para o argentino.
Aos 68’, foi a vez de outro sul-americano brilhar em Pina Manique, desta feita Luis Díaz, após uma triangulação soberba entre o colombiano, Nakajima e Bruno Costa.
Quatro minutos volvidos foi a vez de Soares ‘sentar’ Rafael Vanderlaan e aplicar a estocada final no encontro. Ainda houve tempo para Sérgio Conceição promover a entrada do menino de 17 anos Tomás Esteves.
Relato do jogo
90+2' - Fim do encontro em Pina Manique.
90' - Dois minutos de compensação.
89' - Nakajima atira ao poste!
88' - Banco do FC Porto fica a pedir penálti por queda de Fábio Silva, mas o lance da queda termina fora da área azul e branca.
79' - Sai Kikas, entra Savio.
75' - Sai Manafá, entra Tomás Esteves (jovem de 17 anos do FC Porto).
75' - Saída de Bruno Costa para a entrada de Fábio Silva.
74' - Alteração no Casa Pia: entra Jorge Ribeiro para o lugar de Kenidy.
72' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA SOARES! Avançado brasileiro esperou que Rafael Vanderlaan se 'sentasse' para atirar a contar para o terceiro dos dragões.
70' - Sai Luis Díaz, entra Corona!
68' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA LUIS DÍAZ! Que bela triangulação entre Nakajima, Bruno Costa e o avançado colombiano.
66' - Alteração no Casa Pia: sai Sontoura, entra Jeka.
Confira aqui o golo de Renzo Saravia
55' - LANCE PERIGOSO DO CASA PIA! Kenidy a aparecer na pequena área do FC Porto e por um triz a não ter a sorte de colocar o seu nome no marcador. Estava atento Diogo Costa.
50'- GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA SARAVIA! Após um passe fenomenal de Sérgio Oliveira, a rasgar toda a linha defensiva dos anfitriões, aparece Saravia no coração da área para cabecear para o primeiro golo dos dragões. Houve uma falha de comunicação gritante entre o defesa e o guardião do Casa Pia. Primeiro golo da carreira do argentino como sénior.
48' - Remate de Soares, contra um defesa do Casa Pia.
46' - Começou a segunda parte no Estádio Pina Manique, sem alterações nas duas equipas.
45' - Sem descontos termina a primeira parte em Pina Manique.
45' - Remate cruzado de Kenidy para defesa fácil de Diogo Costa. O primeiro remate enquadrado do Casa Pia à baliza do FC Porto.
41' - Cruzamento de Manafá e Saravia, ao primeiro poste, a cabecear por cima.
40' - Cruzamento de Nakajima para a entrada da grande área e Bruno Costa a rematar para uma grande intervenção de Rafael Vanderlaan.
38' - Manafá trabalhou bem na grande área, ganhou espaço para o remate, mas Pedro Machado a evitar males maiores.
31' - QUE FALHANÇO! Soares, sozinho de marcação, a rematar ao canto inferior direito da baliza do Casa Pia, mas tão colocada foi a bola, que acabou por espirrar pela linha final.
28' - Livre cobrado por Kikas, mas Diogo Costa agarra tranquilamente o esférico.
27 - Luis Díaz marca, mas estava levantada a bandeirola por fora de jogo.
22' - Tiro de longa distância de Sérgio Oliveira e a bola a passar a centímetros da barra da baliza de Rafael Vanderlaan.
Vinte minutos de jogo e a bola ainda não entrou na área azul e branca.
18' - Remate de Jean Victor contra um defesa portista.
11' - Remate de Nakajima, ainda longe da baliza piadense, a passar longe dos ferros de Vanderlaan.
Domínio total da equipa azul e branca nos instantes iniciais do encontro.
4' - Tiquinho Soares, de pontapé de bicicleta, a tentar cilindras as redes de Vanderlaan!
3' - Remate de Soares, mas para defesa fácil de Rafael Marques, conhecido no mundo do futebol como Vanderlaan!
1' - JÁ ROLA A BOLA EM PINA MANIQUE!
Equipa da casa promove sete alterações no onze, já o FC Porto mantém apenas Manafá comparativamente à equipa que alinhou de início diante do Paços de Ferreira.
- Terminou o aquecimento das duas equipas.
ONZES INICIAIS
Casa Pia: Rafael Marques; David Rosa, Pedro Machado, Caio Marcelo e Bruno Simão; Kikas, Sountoura e Jean Victor; Rodrigo Dantas, Evandro Roncatto e Wilson Kenidy.
Suplentes: Rafael, Jeka, J. Ribeiro, Joel, Lucas, Sávio e Martim.
FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Mbemba, Diogo Leite, Manafá, Bruno Costa, Matheus Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Soares e Nakajima.
Suplentes: Marchesín, Marcano, Tomás Esteves, Tecatito, Fábio Silva, Zé Luís e Loum.