Powered bySolverde
Disclaimer

"Se juntar os dois títulos esta época, Jorge Jesus vai ficar na história"

O antigo avançado brasileiro Chiquinho Carioca, que venceu pelo Flamengo a Taça Libertadores de futebol em 1981, acredita que o técnico português Jorge Jesus fica na história do clube se conquistar a prova continental e o campeonato brasileiro.

Jorge Jesus eleito treinador da jornada no Brasileirão

© Lusa

Lusa
21/11/2019 09:58 ‧ 21/11/2019 por Lusa

Desporto

Taça Libertadores

"O campeonato está assegurado e, pelo que a equipa vem apresentando, é favorita a vencer o River Plate na final. Se juntar os dois títulos esta época, Jorge Jesus vai ficar na história do clube e do futebol brasileiro", sublinhou hoje à Lusa o antigo atacante, que jogou em Portugal na década de 80 e 90, representado clubes como o Boavista ou União de Leiria.

O Flamengo, orientado pelo treinador português Jorge Jesus, defronta no sábado, às 15:00 locais (20:00 em Lisboa), o River Plate, da Argentina, no Estádio Monumental de Lima, no Peru, para a final da Taça Libertadores, que pode dar o segundo troféu ao clube brasileiro, que conquistou a prova há 38 anos.

Com quatro jogos por disputar no principal campeonato brasileiro, o 'Fla' está ainda a dois pontos de se sagrar campeão pela sexta vez e primeira desde 2009.

Chiquinho Carioca, de 59 anos, integrou o plantel que ficou na história no emblema 'rubro-negro', ao vencer no mesmo ano o campeonato carioca, a Taça Libertadores e ainda a Taça Intercontinental, numa final com o Liverpool (3-0).

"Ainda hoje, eu e os meus companheiros somos lembrados no Flamengo, mas não conseguimos vencer campeonato [eliminados nos quartos de final] e Libertadores na mesma época, algo que pode acontecer agora e ser histórico", lembrou.

Apesar de alertar para um River Plate "muito forte", o brasileiro está convicto de que o Flamengo é atualmente a equipa que pratica um melhor futebol.

A chegada de Jorge Jesus ao futebol brasileiro é positiva e está a ser bem aceite por todos no clube carioca, com Chiquinho Carioca a realçar ainda a boa relação com os adeptos.

Por vir de fora, o português levou para o Brasil "novas ideias" o que permite a todos evoluírem.

"O Flamengo oferece hoje excelentes condições a qualquer treinador que lá trabalha e ele, como bom treinador que é, está a fazer um bom trabalho", apontou.

Para o antigo avançado, o facto de juntar resultados a um bom futebol também permite aumentar a reputação do antigo treinador do Benfica e Sporting.

Com Jorge Jesus a caminhar para uma primeira época de sucesso no Brasil, Chiquinho Carioca acredita ainda que o técnico pode ficar vários anos naquele lado do oceano atlântico.

"O futebol brasileiro passa em Portugal na televisão, mas não há nada como vivê-lo pessoalmente. Pelo que ele tem dito, está muito impressionado com o futebol brasileiro e acredito que pense em ficar mais tempo", vincou.

Atualmente a viver no Rio de Janeiro, e com um projeto de formação em nome próprio, 'Chiquinho Carioca', forma jogadores sem cobrar mensalidades ou material.

Mas o avançado, não esquece nem os tempos no Flamengo, nem os 18 anos que viveu em Portugal.

"A equipa era espetacular e até se pode assemelhar à atual, mas penso que na altura tínhamos mais soluções e muitos jogadores que representavam a seleção do Brasil", recordou, lembrando nomes como Leandro, Júnior, Vítor, Tita ou Mozer.

Zico merece uma referência à parte, por ser um jogador que atualmente se "compararia a um Cristiano Ronaldo ou um Messi, por fazer a diferença dentro de campo".

Após o Flamengo, Chiquinho Carioca representou o Guarani, antes de se mudar para o futebol português, onde representou o Boavista, por quatro temporadas, e ainda União de Leiria, Desportivo das Aves, Feirense e Vila Real.

Após terminar a carreira de jogador, foi treinador do Desportivo das Aves, Cesarense, Arrifanense, Feirense e Paços de Brandão, antes de regressar ao Brasil.

A sua ligação a Portugal vai para além do futebol, e a mudança também se deveu aos laços familiares, pelo lado do pai, na zona da Póvoa do Varzim, e da sua mulher, na zona de Vila Nova de Gaia.

"Estava em casa. Os meus avós ainda eram vivos quando fui para Portugal e foi uma das coisas que me levou a mudar, pois o salário que fui ganhar era semelhante ao do Guarani. Foram tempos muitos bons e a minha filha nasceu em Portugal", contou.

Com dupla nacionalidade e o quarto nível de treinador, depois de ter treinado em escalões inferiores e apesar de alguns "bons resultados" acabou por "não ter mais oportunidades", mas Chiquinho Carioca confessa que com uma proposta certa ainda pensaria em voltar a viver em Portugal.

"Se houvesse a oportunidade de um bom clube me dar condições para fazer um bom trabalho, voltaria, porque ainda tenho família, e poderia tentar fazer em Portugal o que Jorge Jesus está a fazer no Brasil", realçou.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas