Luís Campos lembra dificuldades no Mónaco e Lille e aposta em jovens

Luís Campos lembrou hoje as dificuldades financeiras que sentiu no Lille e no Mónaco e a aposta que fez, como diretor desportivo, nos jovens futebolistas em ambos os clubes franceses.

Luís Campos e Leonardo Jardim

© DR Footmercato

Lusa
13/11/2019 19:59 ‧ 13/11/2019 por Lusa

Desporto

França

No evento "World Scouting Congress", o dirigente do Lille lembrou os "problemas com o fair-play financeiro no Mónaco", com a UEFA a impedir que o presidente continuasse "a meter 100/200 milhões de euros em compras" no clube.

"No dia 18 de agosto estava com o Leonardo Jardim e tivemos uma reunião em que foi dito que não podia ser investido nem mais um euro na equipa. A solução encontrada foi fácil, à partida, mas foi baseada num excelente trabalho de 'scouting': tínhamos que comprar barato e vender caro", disse, revelando ainda que deixou para segundo planos "os direitos televisivos" e focou-se essencialmente nos jogadores.

"Preocupei-me muito com os jogadores que me permitissem encontrar uma base económica, construir um complexo de treinos, um centro de alto rendimento, ter uma equipa técnica, uma estrutura sólida e encontrar jogadores que podiam ser uma mais-valia", explicou.

Para Luís Campos, tanto o Mónaco como o Lille são dois exemplos dessa aposta nos jogadores jovens e talentosos e que no futuro possam dar retorno.

"No Mónaco, tal como agora no Lille, passa muito por dar oportunidade de jogar aos jovens talentos. Se atingirem essa maturidade vão rapidamente chegar a um patamar que nos permite vender. Em dois anos e três meses já conseguimos ir agora ao mercado de 15 milhões de euros, quando antes só conseguíamos ir ao mercado de três milhões", revelou.

O antigo treinador de Beira-Mar, Varzim, Vitória de Setúbal, Santa Clara, Penafiel, entre outros, deu mais exemplos positivos do Lille e do Mónaco.

"O Lille tinha algumas centenas de milhões de dívidas e este ano reduzimos o passivo em mais de metade. O Mónaco não conseguia continuar com a política do problema de 'fair-play' financeiro. Em três anos fez 989 milhões de euros de vendas, sendo 700 milhões de mais-valias. É esta a mensagem que passo aos que trabalham no futebol", disse.

Para Luís Campos, "é possível nesta indústria conciliar bons resultados desportivos com bons resultados económicos".

"Este é um país de altíssimo talento, de futebol, onde os 'scouts' gostam de vir e os clubes têm de aproveitar mais e melhor as pessoas do futebol e com capacidade nestas áreas", referiu.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Aconselho jogadores do Liverpool a falarem sobre a morte de Diogo Jota"

Bacary Sagna

"Aconselho jogadores do Liverpool a falarem sobre a morte de Diogo Jota"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas