Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"O Benfica não está a empolgar como empolgava na época passada"

Antiga glória do Benfica analisa momento atual da equipa de Bruno Lage e alerta para a importância do jogo com o Lyon no que diz respeito a ambições europeias.

"O Benfica não está a empolgar como empolgava na época passada"
Notícias ao Minuto

07:10 - 29/10/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Toni

As últimas exibições do Benfica têm desiludido os adeptos encarnados, mas Toni acredita que neste momento o mais importante são as vitórias alcançadas pela equipa de Bruno Lage. A antiga glória das águias admite que o nível exibicional está abaixo daquilo que se viu na temporada passada e coloca as diversas lesões que tem fustigado o plantel do Benfica nesta equação. 

"Este Benfica está diferente daquele Benfica da época passada. A última temporada foi uma época, desde que o Bruno agarrou a equipa, em que o Benfica conseguiu conciliar os resultados com boas exibições. Agora, está num período no qual as exibições não são tão conseguidas, mas vai ultrapassando os obstáculos. O campeonato é uma prova longa e portanto são os pontos que contam, mas espera-se uma melhoria em termos exibicionais", começou por dizer Toni, em declarações ao Desporto ao Minuto

A exibição do Benfica em Tondela não impressionou e Toni não deixa de lamentar o infortúnio de Rafa ao lesionar-se numa fase em que revelava ser uma das unidades mais importantes "na manobra ofensiva" das águias

"Naturalmente, o Rafa tem sido um elemento preponderante na manobra ofensiva do Benfica. Não ter Rafa nos dois próximos meses é realmente uma baixa de peso", destacou o antigo médio, de 73 anos, que conquistou oito campeonatos nacionais ao serviço do clube da Luz. 

Por outro lado, a recuperação de Chiquinho, que foi mais rápida do que o que estaria inicialmente previsto, poderá ajudar o Benfica a superar a ausência de Rafa

"O Chiquinho infelizmente lesionou-se cedo… Pelo que fez na última época ao serviço do Moreirense poderia ter já completado a afirmar-se na equipa do Benfica. Ele procura o seu espaço de afirmação e o seu regresso é importante. O que um treinador deseja é ter todos os jogadores disponíveis quer do ponto de vista físico como mental, para poder enfrentar as provas em que está envolvido", confessa Toni.

"O Benfica está em todas e vem aí um jogo que deve ser decisivo para as aspirações do Benfica quer na Liga Europa quer na Liga dos Campeões. Outro resultado que não seja a vitória, ou pelo menos o empate, diante do Lyon, colocará o Benfica fora da Europa. Esse jogo com o Lyon é de importância capital na Europa", explicou Toni. 

O regresso dos jogadores nucleares e a falta de eficácia de Seferovic 

Uma das grandes mudanças do Benfica entre a última e a presente temporada reside no momento de forma de Haris Seferovic. O internacional suíço, melhor goleador do campeonato em 2018/19, é o avançado mais utilizado por Bruno Lage, mas está longe de assinar um momento de grande fulgor no que os golos dizem respeito. Toni alerta que Bruno Lage terá de encontrar a melhor forma de gerir a utilização de Seferovic, caso o helvético continue "perdulário" e longe de mostrar os argumentos que mostrou no passado.  

"Sente-se, já desde a época passada, que Seferovic é um dos eleitos de Bruno Lage. Este ano vê-se que é um jogador, mesmo não estando a repetir aquilo que fez na época passada, do qual o Bruno não abdica. Naturalmente, vai ter gerir essa situação até porque também tem o Raul [de Tomas] e [Carlos] Vinícius. Mas são jogadores de características diferentes, até porque o Seferovic ataca muito a profundidade. Este ano, Seferovic tem estado perdulário. No ano passado foi muito mais objetivo, foi o melhor marcador e foi eleito o melhor jogador na Suíça", frisou. 

A atual época do Benfica tem sido marcada também pela onda de lesões - mais precisamente 13 - que foi reduzindo as opções de Bruno Lage. Ainda assim, Toni não deixou de realçar o recente regresso de um jogador que considera ser fundamental no Benfica. O capitão André Almeida esteve lesionado, mas foi titular em Tondela e a equipa, segundo o antigo jogador encarnado, só ficará a ganhar. 

"O Gabriel lesionou-se na Supertaça. Depois, foi o Florentino. Era o par do meio-campo que o Bruno Lage tinha para aquela zona. Embora os outros jogadores tivessem correspondido: Samaris, Taarabt, Gedson… Depois também houve a lesão do Gedson. O meio-campo base era o Gabriel e Florentino. E depois há também um elemento que regressou agora e que foi muito importante na última época. Aliás, os dois laterais são muito importantes na manobra da equipa, quer André Almeida, quer Grimaldo. O André Almeida fez uma época excecional", vaticinou. 

Félix deixou lugar que ainda está por ocupar 

A mudança de João Félix para o Atlético de Madrid tirou a Bruno Lage a unidade mais desequilibradora da equipa e isso ainda se faz ressente no atual Benfica

"João Félix era a pedra para aquele 4x4x2 híbrido do Benfica a época passada. Ainda há aqui uma base da época passada, mas há que melhorar para elevar o nível exibicional", destacou, prosseguindo. 

"As exibições não se melhoraram de um dia para o outro. Muitas vezes as equipas passam por fases em que têm de ganhar. São os resultados que marcam a vida dos treinadores. Os treinadores gostam e querem todos ganhar e jogar bem. O Benfica está numa fase em que não está a empolgar como empolgava na época passada. Mas está a ganhar e a dividir a liderança com o FC Porto. A perspetiva mais negativa que existe é na Champions, por conta daquela derrota em casa com o Leipzig. Esse é o resultado negativo, porque é fundamental não perder os jogos em casa nesta competição. Por isso, aquilo que um treinador pede é tempo. Mas quando se está numa equipa como o Benfica, o Sporting ou o FC Porto, não há tempo para pedir tempo. A solução passa por trabalhar todos os dias para melhorar e regressar ao futebol atraente praticado na época passada", rematou Toni. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório