Portugal tem o objetivo claro de se apurar diretamente para a fase final do Euro'2020. Para que isso aconteça, a turma de Fernando Santos está obrigada a terminar o grupo B da fase de qualificação num dos dois primeiros postos - de momento, a poucas horas de defrontar o Luxemburgo, ocupa a segunda posição. Mas a Sérvia, terceira colocada, está 'à espreita'. Como tem vindo a ser hábito, a Equipa das Quinas está de 'calculadora na mão'.
Depois dos triunfos diante da Sérvia (4-2) e Lituânia (5-1), em setembro, Portugal espera agora dar continuidade ao bom momento para se aproximar da líder Ucrânia. Atualmente, e com mais um jogo disputado que a 'armada' lusa, a seleção do leste europeu soma 13 pontos no grupo, mais cinco do que Portugal.
Ao conjunto português, restam-lhe mais quatro jogos antes do desfecho desta fase de qualificação - um deles, diante dos ucranianos. É, por isso, fácil de perceber por que razão é tão importante para o campeão europeu em título vencer o Luxemburgo nesta sexta-feira.
Claramente favorito à vitória, Portugal terá, ainda assim, de dedicar muita atenção ao conjunto orientado por Luc Holtz. Com quatro pontos somados nesta fase de apuramento - três deles resultantes de um triunfo na receção à Lituânia - a equipa luxemburguesa promete não facilitar a vida aos portugueses. Mais não seja porque, matematicamente, o Luxemburgo ainda tem possibilidades de se apurar para o play-off de qualificação para o próximo campeonato da Europa de seleções.
O Portugal-Luxemburgo está agendado para as 19h45 desta sexta-feira e será disputado no Estádio José Alvalade.
Treinadores em discurso direto
Fernando Santos
Perigos do Luxemburgo: "Se olharmos para os resultados é uma coisa, se olharmos para os jogos é outra. Eles perderam com a Ucrânia com um golo nos descontos e com felicidade para a equipa ucraniana. Já tivemos a oportunidade de ver o jogo e vemos uma equipa que defende bem, bem organizada, com posse. É uma equipa que procura sair a jogar e enfrentar o jogo de frente. Contra a Sérvia atiraram duas bolas aos postes e constroem varias situações ofensivas por jogo. Estamos a falar de jogadores que atuam na Bélgica, na Alemanha e noutras grandes Ligas. Agora, claro que Portugal é melhor e tem obrigação de vencer este jogo".
Importância do regresso de Pepe: "Nas vezes em que Pepe não esteve, Portugal ganhou. O que disse depois do jogo frente à Lituânia é que estávamos a sofrer muitos golos de bola parada, mas também não se podem esquecer que o tempo para estudar estes lances não é muito. O jogo da Sérvia foi brilhante, o que falhou foi a primeira parte contra a Lituânia e isso pode servir de exemplo para os jogos seguintes".
Ausência de William: "A ausência de William não vai mudar nada, porque não estará ele, mas estará outro. O conceito e o modelo de jogo não vão mudar. Portugal é uma equipa que pretende ser dominadora e controlar o adversário, através dos momentos colectivos e da qualidade individual dos seus jogadores".
Cristiano Ronaldo está a dois golos dos 700. É o principal jogador da história de Portugal? "É uma pergunta difícil. Mas eu posso responder assim. Ontem perguntaram ao Cristiano de onde é que ele era e ele respondeu que era da ilha da Madeira. O que se ouviu depois é que era de outra galáxia. A resposta também passa um bocadinho por aí".
Luc Holtz
As possibilidades do Luxemburgo diante de Portugal: "É um jogo de qualificação como todos os outros. A diferença já não é assim tanta entre as duas equipas. Há jogadores em Portugal que podem fazer a diferença, como Ronaldo, mas vamos jogar aqui com coragem e sem medo. Portugal é o grande favorito, mas vamos tentar fazer o nosso melhor".
Estaremos perante a melhor seleção da história do futebol do Luxemburgo? "Desde que sou selecionador, esta é a melhor equipa que já tive. Se é a melhor de todos os tempos, não poderei dizer, mas é a melhor desde que eu estou cá".
Luxemburgo poderia estar em melhor posição nesta qualificação: "Perdemos jogos por pequenos pormenores e também por erros dos árbitros. Se os árbitros tivessem decidido bem, de certeza que teríamos mais pontos. Teríamos vencido à Ucrânia, por exemplo. Há uma grande evolução dos nossos jogadores. Grande parte estão em campeonatos profissionais e estamos a beneficiar disso".
Cristiano Ronaldo: "Está mais maduro que nunca. Cada vez é mais difícil marcá-lo. É o melhor jogador que qualquer equipa pode ter. Pode ser decisivo em todos os jogos. Ele consegue mostrar ao planeta inteiro que, com trabalho sério e esforço, pode chegar muito longe".
Últimos onzes
Portugal: Rui Patrício, João Cancelo, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro, William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix, Cristiano Ronaldo.
Luxemburgo: Anthony Moris, Laurent Jans, Maxime Chanot, Dirk Carlson, Lars Gerson, Vincent Thill, Leandro Barreiro, Olivier Thill, Gerson Rodrigues, Maurice Deville, Danel Sinani.
Últimos resultados
Portugal: V-V-V-V-E
Luxemburgo: D-D-D-E-E