Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

"Pressão se perder? Dou tanto ao FC Porto que podem levar a minha cabeça"

Treinador portista faz esta sexta-feira a antevisão da partida de amanhã, no estádio da Luz, frente ao eterno rival da Luz.

"Pressão se perder? Dou tanto ao FC Porto que podem levar a minha cabeça"

Sérgio Conceição fez esta sexta-feira a antevisão da partida deste sábado frente ao Benfica, mostrando-se confiante no trabalho efetuado pela sua equipa. 

Numa conversa descontraída, o técnico aprofundou algumas questões táticas, dando a entender que tem bem estudada a equipa adversária e as suas fragilidades.

Confira o essencial da antevisão do técnico azul e branco.

Mudanças na equipa - Corona a defesa direito: O esquema tático, o chamado sistema, foi sempre o mesmo, tirando um jogo onde quisemos dar algo diferente a esse jogo. Que por acaso não correu bem. O que é a base e estrutura é sempre o mesmo. Podemos é provocar situações diferentes dentro de um 4-4-2. Depende do que quero para o jogo e do que queremos explorar no adversário. Depende do que eu quiser da equipa e daquilo que é o equilibro.

Muitos jogadores novos - pressão acrescida: Todos os jogadores têm noção do que são estes jogos. Não há aqui ninguém ingénuo. Obviamente que com tempo e trabalho há pormenores que vão se vão afinando. 

Favorito para o jogo será o Benfica?: Sinceramente não vejo as coisas por aí. Preparamos a equipa de uma forma totalmente confiante. Estamos focados e muito motivados para tentar ganhar o jogo. Toda essa envolvência, com o momento melhor ou pior... fica tudo em banho-maria. Não vejo as coisas de outra forma. Vi o Drulovic a dizer que se eu perdesse os adeptos iriam pedir a minha cabeça. Eu digo que podem levar. Eu dou tanto ao FC Porto que também podem levar a cabeça, sem problema nenhum. Não quero dar um ar de que não se passa nada, mas há coisas que temos de relativizar e ter alguma calma. 

Campeão [duas épocas] foi equipa que mais ganhou frente ao rival: Estes jogos têm sempre o seu peso. Digo-vos uma coisa. O FC Porto nos últimos dois anos bateu o recorde de pontos, mas ganhou só um campeonato. Os pontos não se festejam, festejam-se os títulos. Os Clássicos e os jogos grandes têm um peso importantes se as equipas conseguirem ganhar os outros. Estes jogos ganham peso se nos outros conseguirmos ganhar. O campeonato tem 102 pontos, estamos na terceira jornada. Há muitos pontos em disputa e isto não é um aliviar de pressão. Eu gosto de pressão.

Marchesín - jogo com os pés e um para um: Olhamos para as características do jogador antes de partirmos para um negociação. O início de construção é uma peça fundamental. 70% das situações de jogo, jogamos no meio-campo ofensivo, por isso é importante que seja importante a sair dos postes. Olhamos para o que na nossa opinião são os pontos mais fortes desse jogador.

'Caça ao Rafa':  O Rafa é um elemento importante na dinâmica ofensiva do Benfica, no ataque rápido e contra-ataque e de acelerar com bola. Pode provocar que o adversário o tente travar e que aconteçam essas faltas. Não sei quantos amarelos e vermelhos eles já acumularam... mas os adversários têm sido bem castigados. Há um equilíbrio normal. A caça? Não vejo caça a ninguém. Não nos focamos num jogador. 

Benfica goleador, mas sem sofrer golos: Seguramente, olhando para essa caudal ofensivo e comportamentos que a equipa tem, é uma equipa que tem revelado consistência. Não é que não cometa erros, mas se calhar os adversários não souberam explorar esses erros. Não há equipas 100% eficazes durante 90 minutos de jogo. Olhando para as estatísticas e comportamentos, acho que preparámos o jogo da melhor forma para fazer golos e não sofrer. Digo sempre que prefiro ganhar por 1-0 e não por 2-1.

Jogo espetáculo ou jogo mais táticoO espetáculo é tudo isto. Aquilo que estamos a fazer agora. O espetáculo é tudo o que envolve o jogo de futebol. Quando o árbitro apita, aí é o mais importante. Não olhamos para um jogador do Benfica ou dois jogadores. Não estamos focados no Rafa, no Rui Costa, no Mantorras... olhamos para o coletivo. Quando tem bola, porque é uma equipa muito dinâmica, que varia muito o jogo, que joga com a profundidade em espaço curto.. estamos atentos a isso. Estamos atentos ao que é o Benfica também quando não tem a bola. Quando nós temos a bola é uma situação que o Benfica se sente confortável para contra-atacar com perigo. Isso é o espetáculo. O que cada treinador vê no seu adversário para estarmos o mais equilibrados possível. O objetivo é vir de Lisboa com os três pontos.

NakajimaO Nakajima, como sabem, o futebol é muito importante, mas o futebol faz parte da vida e não é a vida. Há coisas mais importantes do que o futebol.  Aproveito para mandar um abraço de pai para pai.

O que vale este jogo: Eu acho que a emoção destes jogos, vale por vestirmos a camisola que tem este símbolo. É uma grande responsabilidade da nossa parte. Um Clássico é sempre um Clássico. Um jogo que todos gostam de disputar. A motivação não tem de vir do último jogo, mas do trabalho diário.

Forma de jogar: Com a informação e análise que é feita pelos departamentos, pelo conhecimento das equipas técnicas, acho que não há grandes segredos. Obviamente que há a preparação do jogo e essa preparação... O meu foco está na equipa do FC Porto. Este é um dos melhores planteis dos mais fortes do Benfica nos últimos anos.

Importância do jogo com o Benfica: Temos consciência que vamos ter um desafio. É um clássico dos mais conhecidos a nível mundial. Equipas que estão habituadas a lutar por títulos. É sempre um desafio interessante. 

Antevisão: Sérgio Conceição faz esta sexta-feira, pelas 12h30, a antevisão da partida dos dragões frente ao Benfica, encontro marcado para este sábado, pelas 19 horas, e referente à 3.ª jornada da I Liga.

Depois de um início em falso, o técnico portista conseguiu pôr a sua equipa no rumo das vitórias e amanhã, para não se atrasar mais pela corrida pela liderança da tabela classificativa, tentará vencer as águias no seu reduto.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe todos os detalhes da conversa do técnico com os jornalistas.

Registe-se na Betano e aproveite o Bónus de 50% até 50€ no primeiro depósito! Jogue no Casino e ganhe Rodadas Grátis!

 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório