Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'We'll always have Istambul...'. Liverpool bate Chelsea e leva Supertaça

Adrián foi o 'herói' improvável de uma partida que só foi resolvida no desempate por grandes penalidades.

'We'll always have Istambul...'. Liverpool bate Chelsea e leva Supertaça
Notícias ao Minuto

22:43 - 14/08/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Supertaça Europeia

O Liverpool conquistou, esta quarta-feira, a quarta Supertaça Europeia da sua história, ao bater o Chelsea no desempate por grandes penalidades, após a igualdade a dois golos – marcaram Giroud, Jorginho e Sadio Mané (bis) – registadas no final do prolongamento.

14 anos depois da ‘louca’ final da Liga dos Campeões conquistada diante do AC Milan, os reds voltaram a ser feliz em Istambul… e mais uma vez no desempate da marca dos 11 metros, apesar da boa réplica dos blues.

Dupla ‘PP’ semeou o pânico

O Chelsea entrou em campo apostado em apagar a fraca imagem deixada na abertura da Premier League, aquando da derrota com o Manchester United por 0-4 e semeou o pânico no meio-campo adversário com recurso à dupla… ‘PP’.

Pedro e Pulisic foram apostas a titulares por parte de Frank Lampard e corresponderam em pleno. Com diagonais constantes, ambos infernizaram a vida à defesa dos reds. O espanhol viu a barra travar-lhe o golo aos 22 minutos e, pouco depois, assistiu Kovacic com um passe delicioso, que só não causou estragos graças a uma grande saída de Adrián.

Já o norte-americano, descobriu Olivier Giroud aos 36 minutos, para aquele que foi o primeiro golo da noite. Não se dando por contente, colocou a bola no fundo das redes na jogada seguinte, mas o tento acabou anulado por posição irregular.

Quanto ao Liverpool, esteve longe da melhor versão. É verdade que esteve perto do golo por duas ocasiões – aos 16 minutos, por Salah, e aos 29, por Van Dijk – mas terminou a primeira parte bastantes furos abaixo do Chelsea.

Firmino mudou o jogo, mas a noite foi dos guarda-redes

O Liverpool ‘frouxo’ da primeira parte apareceu transfigurado no segundo, em grande parte graças à decisão de Jurgen Klopp em retirar Oxlade-Chamberlain – que esteve ‘desaparecido’ em campo – para lançar Roberto Firmino.

O brasileiro entrou muito bem no jogo e, apenas três minutos após o reatar da partida, assistiu Sadio Mané para o golo que repôs a igualdade em Istambul, com um subtil toque que tirou a defesa adversária da jogada.

Aquilo que se seguiu foi um autêntico recital de Kepa. O guarda-redes espanhol brilhou e manteve o empate no marcador, acabando por ser o principal ‘culpado’ pelo facto de ter sido necessário recorrer ao prolongamento para encontrar um vencedor.

Aí, deu-se meia hora de futebol completamente ‘louca’. Primeiro, foi o Liverpool a consumar a reviravolta, por intermédio de Sadio Mané, mais uma vez a passe de Roberto Firmino. Pouco depois, foi o Chelsea, na cobrança de uma grande penalidade, a fazer o 2-2.

Sem mais alterações até ao final dos 120 minutos, o encontro teve de ser resolvido no desempate por grandes penalidades. Adrián defendeu a derradeira grande penalidade, cobrada por Tammy Abraham, e conquistou a Supertaça Europeia para o Liverpool.

Acompanhamento

5-4 - Adrián defende o remate de Tammy Abraham! A Supertaça Europeia é do Liverpool.

5-4 - Salah marca... e se o Chelsea falhar, a Supertaça é do Liverpool!

4-4 - Emerson não vacila e também marca para o Chelsea.

4-3 - Alexander-Arnold faz o golo... apesar de Kepa ter voltado a tocar no esférico.

3-3 - O 'menino' Mason Mount 'dispara' ao ângulo da baliza e também marca.

3-2 - Marca Divock Origi. Kepa ainda tocou na bola, mas não foi o suficiente para a afastar.

2-2 - Ross Barkley atira em força e também deixa a sua marca.

2-1 - Fabinho não desperdiça e marca dos 11 metros.

1-1 - Jorginho responde e também marca para o Chelsea.

1-0 - Roberto Firmino concretiza a primeira grande penalidade.

120' - Termina o prolongamento. Liverpool e Chelsea vão mesmo a penáltis para decidir o vencedor da Supertaça Europeia.

113' - Voo fantástico de AdriánTammy Abraham trabalhou bem e deixou a bola em Mason Mount, que, de primeira, rematou para uma grande defesa do espanhol.

106' - Recomeça a partida em Istambul. As equipas trocam de campo e cabe ao Chelsea dar o pontapé de saída.

105' - Final da primeira parte do prolongamento. Começa a 'cheirar' a desempate por grandes penalidades...

103' - Klopp esgota as alterações. Lança Divock Origi para o lugar de Sadio Mané.

Confira o penálti que deu o 2-2 na Supertaça Europeia

101'- GOOOOOOOLOOOOOO do Chelsea! Jorginho, com muita classe, bate Adrián e está reposto o empate na Supertaça Europeia.

99' - Grande penalidade para o Chelsea! Adrián derrubou Tammu Abraham na grande área e Stéphanie Frappart apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

95' - GOOOOOOLOOOOOOOO do Liverpool! Roberto Firmino aparece na ala esquerda e cruza rasteiro para Sadio Mané, que, de primeira, bate Kepa e faz o 2-1 para os reds.

91' - Está dado o pontapé de saída no prolongamento. A bola pertence ao Liverpool. Klopp aproveita para lançar Alexander-Arnold para o lugar de Robertson.

90' - Final do tempo regulamentar em Istambul. O Liverpool-Chelsea vai resolver-se no prolongamento!

86' - O que acaba de falhar Mané! Após um belo passe de Salah, o internacional senegalês atirou a centímetros da baliza do Chelsea.

84'- Substituição no Chelsea. Andreas Christensen sai para dar lugar a Fikayo Tomori

83' - Mais um golo anulado ao Chelsea! Mason Mount, acabado de entrar, atira para o fundo das redes, mas estava em posição irregular. Mais uma vez, bem a equipa de arbitragem liderada por Stéphanie Frappart.

A monumental defesa de Kepa que levou o Liverpool ao desespero

75' - Que defesa monstruosa de KepaApós negar o golo a Salah, o espanhol demonstrou reflexos impressionantes para desviar o remate de Van Dijk para a trave.

74' - Agora é Frank Lampard quem opera alterações. Tammy Abraham e Mason Mount entram, Giroud e Pulisic saem.

64' - Klopp volta a mexer. Entra Wijnaldum para o lugar de James Milner.

51' - Kepa aparece em ação para impedir a reviravolta do Liverpool! Henderson remata e a bola embate num defesa do Chelsea. O espanhol aguentou, não se atirou e agarrou o remate.

Eis o golo do empate, da autoria de Sadio Mané

48' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Liverpool! Que entrada dos reds! Roberto Firmino, com um toque de classe, deixou a bola em Sadio Mané, que só teve de empurrar para o fundo dos blues.

46' - Recomeça a partida em Istambul. É o Chelsea quem começa com a bola nesta segunda parte. Jurgen Klopp aproveitou para mexer na equipa e lançou Roberto Firmino para o lugar de Oxlade-Chamberlain.

45' - Intervalo no Besiktas Park. O golo de Giroud vai fazendo a diferença no final dos primeiros 45 minutos de jogo.

40' - Golo anulado ao Chelsea! Pulisic remata de fora da grande área para o fundo das redes do Liverpool, mas o VAR vislumbrou (e bem) posição irregular do norte-americano.

Não perca o golo que quebrou o nulo em Istambul

36' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Chelsea! É de Olivier Giroud, que, a passe de Pulisic, bateu Adrián para o 1-0 em Istambul.

32' - Que saída monumental de AdriánPedro 'rasgou' a defesa do Liverpool com um belo passe para Kovacic, mas uma ação muito bem calculada do espanhol evitou o pior.

29' - Volta a assustar o Liverpool. Após saída em falso de Kepa, Van Dijk cabeceia por cima da baliza do Chelsea. Está (muito) animado o jogo em Istambul.

Assim foi o lance no qual Pedro 'cheirou' o golo

22' - O Chelsea ficou a centímetros do golo! Pedro Rodríguez disparou um 'míssil' que embateu na barra após um ligeiro desvio de Adrián.

16' - Que defesa de KepaMohamed Salah recebeu a bola nas costas da defesa do Chelsea e rematou para uma estirada atenta do espanhol.

11' - O Chelsea responde por Pedro RodríguezO internacional espanhol recebeu a bola na ala direita do ataque, fletiu para o centro e, de fora da grande área, atirou perto da baliza à guarda dos reds.

5' - A primeira oportunidade do jogo pertence ao Liverpool! Sadio Mané, com recurso a um pontapé acrobático, atirou a bola contra Christensen. Os reds ainda pediram grande penalidade por suposta bola na mão, mas Stéphanie Frappart nada assinalou.

0' - Rola a bola em Istambul. Cabe ao Liverpool dar o pontapé de saída na Supertaça Europeia.

Onzes

Liverpool: Adrián; Joe Gómez, Matip, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Milner, Henderson; Oxlade-Chamberlain, Salah e Mané.

Chelsea: Kepa; Azpilicueta, Zouma, Christensen, Emerson; Kanté, Kovacic, Jorginho; Pulisic, Pedro e Giroud.

Antevisão

O Besiktas Park, em Istambul, recebe, já esta quarta-feira, o duelo 100% britânico entre Liverpool e Chelsea, do qual resultará o vencedor da edição de 2019 da Supertaça Europeia.

Os reds chegam à hora desta decisão enquanto grandes favoritos, não só por deterem o estatuto de campeões europeus em título, fruto da vitória na Liga dos Campeões, como também à entrada fulgurante na nova época, com a goleada imposta ao Norwich no passado fim de semana, por 4-1.

Já os blues, que levantaram o troféu da Liga Europa na temporada transata, têm como objetivo limpar a péssima imagem deixada no passado domingo, quando saíram de Old Trafford vergados por uma pesada derrota por 0-4, diante do Manchester United.

O Liverpool-Chelsea será apitado pela francesa Stéphanie Frappart e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório