Na época que há pouco findou, Jordi Alba foi um dos jogadores mais utilizados por Ernesto Valverde. Quase sem descanso, mas também sem uma sombra que fizesse frente ao espanhol, o lateral esquerdo acabou por terminar a temporada com 54 jogos realizados.
A direção do emblema blaugrana quer então corrigir esta situação e já procura no mercado reais alternativas a uma maior discussão nesta posição, para a época 2019/20.
Entre as hipóteses veiculadas pelo diário Mundo Deportivo aparecem duas caras bem conhecidas dos portugueses. A primeira das quais é Alex Telles, lateral do FC Porto que termina contrato com os dragões em 2021 e apresenta uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.
O brasileiro com nacionalidade italiana é descrito pelo diário espanhol como “um lateral com bastante poder ofensivo e que ofereceu um enorme rendimento na Liga na última época”.
À margem de Alex Telles, também Raphael Guerreiro aparece entre os desejados. O internacional português finda contrato com o Dortmund em 2020 e já recusou inclusive uma proposta de renovação do emblema alemão.