Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Leão vacila na 'selva' de Alvalade e Tondela sonha com a permanência

Sporting e Tondela empataram, este sábado, por 1-1, na penúltima jornada do campeonato nacional.

Leão vacila na 'selva' de Alvalade e Tondela sonha com a permanência
Notícias ao Minuto

22:30 - 11/05/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

O Sporting despediu-se de Alvalade, esta temporada, com um empate com o Tondela, por 1-1, em jogo referente à 33.ª e penúltima jornada do campeonato nacional. Bruno Fernandes (6') e Tomané (67') marcaram os golos da partida. 

Na luta pela permanência do campeonato nacional, a equipa de Pepa entrou com vontade de 'petiscar' em Alvalade. E esteve perto. Logo aos 2 minutos, Tomané - que mais tarde acabou mesmo por fazer 'estragos' - aproveitou uma bola perdida para tentar fazer o primeiro, mas Renan não vacilou e impediu o tento.

No entanto, a resposta não tardou. Ricardo Costa puxou Luiz Phellype, dentro da grande área, e Bruno Fernandes não vacilou ao converter uma grande penalidade. Estava feito o 1-0 (6'). 

Luiz Phellype teve a oportunidade de dilatar a vantagem (22'), depois de um entendimento entre Bruno Fernandes e Raphinha mas o esférico passou ao lado das redes adversárias. O 'verniz estalou' aos 35 minutos, com uma decisão de Tiago Martins.

Depois de consultar o VAR, o árbitro do encontro decidiu expulsão Ristovski, por uma pisadela intencional, num lance muito polémico e que motivou uma assobiadela monumental nas bancadas de Alvalade. Os verde e brancos ficaram reduzidos a dez unidades e essa desvantagem, juntamente com a grande noite de Claudio Ramos, acabou por trazer benefícios para os forasteiros. 

Bruno Fernandes (58'), Luiz Phellype (63'), Mathieu (65'). Todos estiveram perto de marcar, mas, a todos, Claudio Ramos tirou o 'pão da boca', com enormes defesas, dignas de um 'muro'. A firmeza do guarda-redes oferecia mais motivação à equipa e Tomané acabou mesmo concretizar uma oportunidade (67'), na sequência de um pontapé de canto. 

A partir daqui, o clube de Alvalade ainda tentou 'remediar' o empate, por Luiz Phellype (88') e Mathieu (90+1'), porém, a noite sorriu para Claudio Ramos, que agarrou o empate e devolveu ao Tondela a esperança da permanência na I Liga. 

_____________________________________________________________________________________

90+4'- Terminou o jogo em Alvalade. 

90+1'- Contra-ataque rápido do Sporting, por Mathieu, do lado direito, mas a bola saiu à figura do guarda-redes! 

90'- 4 minutos de tempo extra

89'- Substituição no Sporting: Saída de Luiz Phellype para a entrada de Diaby. 

88'- Claudio Ramos!!! Cabeceamento de Luiz Phellype para mais uma defesa fenomenal do guardião do Tondela. 

86'- Cartão amarelo para Pité. 

85'- Cartão amarelo para Coates. 

82'- Livre perigoso para o Sporting. 

77'- Substituição no Sporting: Sai Wendel para a entrada de Bas Dost. 

73'- Coates!!! Jorge Fernandes estava pronto para marcar o segundo para o Tondela, mas o central leonino cortou o esférico de forma imperial. 

70'- Substituição no Sporting: Sai Borja para a entrada de Ilori. 

67'- GOLOOOOOO! TONDELA! TOMANÉ! Na sequência de um pontapé de canto, Tomané desviou para o empate. 

65'- CLAUDIO RAMOS! QUE DEFESA! Na cara do guarda-redes Mathieu, que recebeu a bola de Raphinha, atirou para uma excelente defesa. 

63'- Luiz Phellype! Na cara de Claudio Ramos, o jogador atirou ao lado! 

60'- Cartão amarelo para Jorge Fernandes. 

58'- Claudio Ramos!!! Depois de um cruzamento de Raphinha, Bruno Fernandes atirou, de primeira, para o 2-0, mas o guardião do Tondela chegou a tempo. 

57'- Substituição no Tondela: Saída de Delgado para a entrada de Peña. 

55'- Cartão amarelo para Borja. 

50'- O Sporting continua à procura do segundo golo. Agora por Raphinha, mas a bola foi contra a barreira defensiva do Tondela. 

46'- Recomeça a partida em Alvalade

45+5'- Intervalo

45+3'- Cartão amarelo para Mathieu

44'- 5 minutos de tempo adicional. 

41'- Cartão amarelo para Bas Dost por protestos... no banco. O holandês, que está no banco de suplentes, protestou da decisão de Tiago Martins e viu a cartolina amarela. 

36'- Assobiadela monumental em Alvalade!

35'- Cartão vermelho para Ristovski, depois de uma pisadela a um jogador do Tondela! Tiago Martins recorre ao VAR para tomar a decisão. 

28'- Pressão muito alta da equipa do Sporting junto à defesa do Tondela. A equipa leonina procura o segundo golo de forma insistente. 

22'- LUIZ PHELLYPE! Depois de um entendimento entre Bruno Fernandes e Raphinha, o esférico sobrou para Luiz Phellype, mas o rematou passou ao lado do 2-0!

15'- Ristovski atirou ao lado da baliza de Claudio Ramos, mas estava em posição irregular. 

11'- Livre perigoso para o Sporting: o esférico saiu ao lado!

6'- GOLOOOO! SPORTING! BRUNO FERNANDES! O capitão converteu a grande penalidade sem qualquer dificuldade. 

4'- Grande penalidade para o Sporting! Ricardo Costa puxou Luiz Phellype dentro da área e os leões ganham o penálti. Cartão amarelo para Ricardo Costa. 

2'- Tomané! Que perigo! O jogador do Tondela aproveitou uma bola perdida, do lado direito do ataque, e atirou para a defesa apertada de Renan! 

1'- Tiago Martins apita para o início da partida. 

0'- Ouve-se 'O Mundo Sabe Que'. 

0'- Sporting e Tondela sobem ao relvado e tiram as habituais fotografias antes do apito inicial. 

0'- Ouve-se a Marcha do Sporting. 

0'- As equipas terminam o aquecimento e recolhem aos balneários. 

Onze do Sporting: Renan; Ristovski, Coates, Mathieu e Borja, Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Acuña e Luiz Phellype.

Onze do Tondela: Cláudio Ramos; Moufi, Jorge Fernandes, Ricardo Costa e Joãozinho; Jaquité, Bruno Monteiro e João Pedro; Murillo, Tomané e Delgado.

Sporting e Tondela medem forças, este sábado, naquele que será o último duelo em Alvalade, esta temporada, para o campeonato nacional.

Os leões têm o terceiro lugar garantido mas ainda sonham com um deslize do FC Porto e um possível (muito difícil) segundo lugar.

O Tondela está numa situação muito mais delicada. A equipa de Pepa está abaixo da linha de água, luta pela manutenção e, por isso mesmo, vai a Alvalade à procura de conquistar os três 'preciosos' pontos.

Sporting e Tondela medem forças, este sábado, pelas 20h30. Um duelo que poderá acompanhar no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório