E se pudesse testemunhar a história do ténis na prática? Se pudesse pegar numa raquete de madeira e, por breves momentos, experienciar o que os tenistas de outrora sentiam no court? Foi com base neste pressuposto que a Academia de Ténis Alfenense desenvolveu uma iniciativa inovadora que apelidou de 'História do Ténis'.
Na terra batida ou no piso rápido, o ténis é uma modalidade que move adeptos nos quatro cantos do mundo. Mas a realidade deste desporto nem sempre foi como a conhecemos.
O ténis, tal como outras modalidades desportivas, passou por um período de evolução, em prol da melhoria das condições dos atletas. De raquetes de madeira, às de grafite, alumínio ou titânio, materiais leves, mas com boa potência e flexibilidade, a tecnologia potenciou um nível de desenvolvimento exponencial.
E foi precisamente a história deste desporto que a academia do Atlético Clube Alfenense quis contar. Pese embora a ideia inicial fosse construir um museu do ténis, "decidimos optar por uma atividade mais interativa em que os participantes, quer já tivessem jogado ou não, pudessem experimentar a modalidade com algum sucesso", explicou Nuno Carvalho, diretor técnico da Academia ao Notícias ao Minuto.
Na Academia foram então construídas 16 estações que permitiram aos adeptos do ténis testemunhar a evolução da modalidade. Testar a velocidade do serviço, os 'volleys' à rede, ou a mobilidade foram alguns dos pontos idealizados para esta iniciativa.
Ver esta publicação no Instagram
Finalizada a iniciativa, a equipa que esteve nos 'bastidores' percebeu que ali estava "muito trabalho e muito esforço" que merecia ser valorizado. Com efeito, a Academia "decidiu convidar a Federação de Ténis e a Associação de Ténis do Porto para verem o trabalho e negociar uma forma de levar o evento a mais pessoas".
Equipa técnica da Academia de Ténis Alfenense © Academia de Ténis Alfenense
Explica ainda Nuno Carvalho que a "Federação aceitou o convite para estar presente na apresentação do evento". O resultado? Os materiais foram melhorados e a iniciativa que teve origem na Academia de Ténis de Alfena serviu de inspiração à Federação que replicou o modelo no Millennium Estoril Open, que se realizou no Complexo de Ténis do Estoril, e que terminou com a vitória de Stefanos Tsitsipas.
Ver esta publicação no Instagram