Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Tudo o que sabemos sobre o estado de saúde de Iker Casillas

Guarda-redes espanhol sofreu esta quarta-feira um enfarte do miocárdio, mas já garantiu estar bem. O futuro? É a grande incógnita do momento.

Tudo o que sabemos sobre o estado de saúde de Iker Casillas
Notícias ao Minuto

07:20 - 02/05/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Recuperação

Iker Casillas continua internado no Hospital na CUF, no Porto, depois de esta quarta-feira ter sofrido um enfarte do miocárdio durante um treino do FC Porto. O espanhol foi submetido a um cateterismo, que teve como objetivo desentupir a artéria que provocou o referido enfarte. Nas próximas horas, Casillas vai continuar sobre observação e deverá assim permanecer até sábado.

O guarda-redes espanhol já deixou uma mensagem tranquilizadora e garantiu que está “tudo controlado”.

"Tudo controlado por aqui. Um susto grande mas com as forças intactas. Muito obrigado a todos pelas mensagens e pelo carinho”, escreveu Iker Casillas na legenda de uma imagem publicada no hospital.

Porém, o futuro é ainda uma incógnita. O regresso aos relvados não é certo, embora o empresário do futebolista de 37 anos diga que a sua vontade é voltar a estar entre os postes. “Por que não voltará a jogar?”, questionou Carlo Cutropia. “Já sabem como ele é. Por ele, tinha saído do hospital durante a tarde. É um lutador e tem a veia competitiva no máximo. Mas isso agora não preocupa. O importante é que está bem e esta é a maior vitória da sua vida”, rematou.

O seu empresário relatou ainda que o problema de saúde teve início quando Iker “treinava de forma intensa. Começou a doer-lhe o peito, a boca e os braços”. Depois, o médico do FC Porto, Nélson Puga, explicou tudo o que se passou detalhadamente.

"Por sorte, foi diagnosticado rapidamente e os procedimentos correram bem. Pedimos para ter uma equipa no Olival em alerta quando suspeitámos que poderia ser esta situação clínica e colocaram-nos uma equipa de prevenção para que, mal ele chegasse ao hospital, pudesse ser diagnosticado e intervencionado. Após ser feito o diagnóstico, pudemos atuar rapidamente em termos de hemodinâmica, ele fez um cateterismo e os colegas de cárdio que atuaram no hospital foram também muito eficazes na resposta que deram, em particular o colega que fez um cateterismo, que também tem mãos como o Iker na baliza para fazer estes procedimentos. Tudo foi resolvido sem que ele ficasse com qualquer tipo de sequelas. Está estável, com o humor que o caracteriza e vai iniciar os primeiros passos na sua recuperação", revelou Nélson Puga.

As mensagens do mundo do futebol não pararam. De Pinto da Costa, a Luís Filipe Vieira, ao Sporting, passando ainda pelo secretário de Estado, além dos inúmeros futebolistas, destacamos estas em especial.

Pinto da Costa: “Todos nós, dirigentes, técnicos, jogadores, todos os que no dia a dia, somos seus companheiros com o objetivo de vencer, iremos ter uma razão suplementar para pormos todos os nossos esforços na conquista das vitórias próximas que ele, como nós, tanto deseja. Tudo o que cada um fizer a partir deste momento terá de ter um esforço suplementar para que ele continue a ser o atleta mais vitorioso do mundo. Força Casillas! Tu és Porto!”

Real Madrid: "O Real Madrid quer transmitir todo o seu apoio ao seu querido capitão Iker Casillas. Iker Casillas ensinou-nos durante toda a sua carreira profissional a superar os mais incríveis objetivos para engrandecer a glória do nosso clube. Ensinou-nos que rendermo-nos não cabe na nossa filosofia de vida e demonstrou-nos inúmeras vezes que temos de ser mais fortes quanto mais difícil o obstáculo e que esse é o caminho para alcançar a vitória. O Real Madrid e os adeptos desejam ver o seu eterno capitão recuperado o quanto antes e enviam-lhe todo o ânimo do mundo”.

Cristiano Ronaldo: "Muita força amigo. Espero que recuperes rápido”.

Sérgio Conceição: "Um campeão desde sempre. Desejo as rápidas melhoras nesse coração de vencedor”.

Sporting: "Que recuperes e voltes rápido. O desporto e o futebol português precisam de ti".

Barcelona: "Muita força, Iker" Recebe os nossos melhores desejos para uma pronta e rápida recuperação".

Luís Filipe Vieira: "O Sport Lisboa e Benfica manifesta o desejo de rápidas melhoras para Iker Casillas este momento difícil que está a passar, expressando o sentimento de solidariedade para que este atleta de eleição supere esta fase. Força, Casillas!".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório