Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Europa 'pinta-se' de ouro sobre azul: FC Porto conquista Youth League

Dragões venceram o Chelsea, por 3-1, na final e sagram-se campeões europeus de sub-19 pela primeira vez na história.

Europa 'pinta-se' de ouro sobre azul: FC Porto conquista Youth League
Notícias ao Minuto

18:51 - 29/04/19 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA Youth League

O FC Porto está no topo da Europa do futebol jovem! Os dragões conquistaram, esta segunda-feira, a UEFA Youth League, depois de baterem o Chelsea, por 3-1, na final da competição. Fábio Vieira, Diogo Queirós e o Afonso Sousa foram os heróis que marcaram os golos dos azuis e brancos e garantiram o primeiro título europeu de sub-19 da história.

Numa primeira parte extremamente bem disputada e com várias oportunidade de golo de parte a parte, foi o conjunto inglês o primeiro a ameaçar o golo. Logo aos 8' minutos, Tariq Lamptey ganhou em velocidade a Tiago Lopes e serviu Conor Gallagher, que atirou por cima. Logo no minuto seguinte, novamente através do lateral, que foi uma das grandes figuras dos blues, os dragões voltaram a 'tremer'. Num lance tirado a papel químico, o camisola 2 voltou a desequilibrar e a oferecer o golo, mas, desta vez, o falhanço pertenceu a McCornick.

Estes dois sustos 'acordaram' os comandados de Mário Silva e a partir daqui o encontro mudou de figura. Aos 14', Tomás Esteves descobriu Fábio Silva e o craque portista, depois de ultrapassar o guardião Karlo Ziger, não teve força para colocar a bola no fundo das redes londrinas. Estava dado o aviso para o que viria a seguir. Aos 18', Ángel Torres deixou um adversário para trás, entrou na área e cruzou ao segundo poste, onde surgiu Fábio Vieira, solto de marcação, a encostar para o 1-0. O FC Porto passou para a frente do marcador, numa jogada onde ficou visível um fator determinante: a eficácia. 

Em vantagem, o emblema da Invicta foi dominando a partida, manteve o Chelsea longe da baliza de Diogo Costa e poderia até ter chegado ao segundo. Já depois da meia hora, João Mário disparou cruzado, mas a bola ficou a centímetros do poste. Ziger estava batido! Até ao intervalo, os ingleses ainda tentaram chegar ao empate, pressionaram e voltaram a ficar por cima no jogo. Aos 42', um erro de Mor Ndiaye quase 'borrava' a pintura portista, mas Diogo Costa, atento, saiu dos postes e negou o golo ao capitão McCornick.

Confirmação de superioridade

No segundo tempo, o FC Porto entrou melhor, mas foi o Chelsea a chegar ao empate. Após um cruzamento para o interior da área, Diogo Costa saiu em falso e Redan, oportuno, restabeleceu a igualdade, de cabeça. Um 'balde' de águia fria para os azuis e brancos, numa altura em que voltavam a controlar.

No entanto, a reação à desvantagem não poderia ter sido melhor. Logo no minuto seguinte, Ziger, com uma fantástica intervenção, negou o golo a Diogo Queirós, mas na sequência do canto, a defesa londrina não conseguiu aliviar o perigo, o guardião defendeu para a frente e o capitão portista, com alguma sorte, viu a bola bater-lhe e encaminhar-se para o golo.

Com o intuito de refrescar a equipa, Mário Silva mexeu, lançou Afonso Sousa e Vítor Ferreira e acabaria por ganhar a aposta pouco tempo depois. Aos 74', Afonso Sousa iniciou a jogada no lado esquerdo, recebeu um passe fantástico de calcanhar de Baró e, de primeira, de pé direito, bateu Ziger pela terceira vez, tornando o sonho realidade. O FC Porto é campeão da Europa de sub-19!

Confira o direto da partida:

O FC PORTO É CAMPEÃO DA EUROPA DE SUB-19!

FINAL DA PARTIDA! 

90+2 - Maatsen vê o cartão amarelo.

90:00 - Vão jogar-se mais três minutos.

89:00 - Dupla substituição no FC Porto. Fábio Silva e Baró dão os seus lugares a Gonçalo Borges e Boris Enow.

87:00 - QUE PERIGO! Vítor Ferreira fica perto do quarto, mas a bola sai ao lado.

85:00 - Boa defesa de Diogo Costa a desviar a bola para canto.

84:00 - Ndiaye vê o amarelo.

79:00 - Novo canto para os dragões.

78:00 - Canto para o FC Porto.

77:00 - Ángel Torres vê o cartão amarelo.

É a loucura no banco azul e branco.

76:00 - Dupla substituição no Chelsea. Entram Faustino Anjorin e Charlie Brown para os lugares de Conor Gallagher e Tariq Lamptey.

74:00 - GOLOOOOOOOO DO FC PORTO! Afonso Sousa volta a ser talismã para o FC Porto e, pouco depois de entrar, faz o terceiro dos dragões, após um fantástico passe de calcanhar de Baró. O sonho está cada vez mais perto...

71:00 - Substituição no FC Porto. Sai Fábio Vieira e entra Vítor Ferreira.

70:00 - Fábio Vieira vê o cartão amarelo.

69:00 - Novo canto para os londrinos. 

67:00 - Canto para o Chelsea.

63:00 - Alteração no FC Porto. Sai João Mário e entra Afonso Sousa.

60:00 - Azuis e brancos voltam a festejar em Nyon.

56:00 - GOLOOOOOOOOO DO FC PORTO! Defesa incompleta de Ziger a bola bate em Diogo Queirós e acaba no fundo das redes da baliza inglesa. Os dragões voltam para a frente do marcador, graças uma extraordinária reação ao golo do Chelsea.

55:00 - Canto para o FC Porto.

54:00 - QUE DEFESA DE ZIGER! Livre de Fábio Vieira e Diogo Queirós, com um grande cabeceamento, a obrigar o guardião à defesa da tarde.

53:00- GOLOOOO DO CHELSEA! Cruzamento para o interior da área, Diogo Costa sai em falso e Redan faz o empate. 

Assim festejam os adeptos do FC Porto em Nyon.

47:00 - Canto para o FC Porto. 

46:00 - Livre de Fábio Vieira, mas Diogo Leite não consegue desviar para a baliza inglesa.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45+2 - Cruzamento de Castillo e Conor Gallagher cabeceia por cima.

45:00 - Vão jogar-se mais dois minutos.

45:00 - Novo canto para os blues.

45:00 - Canto para o Chelsea.

44:00 - Passa o perigo! Castillo atira por cima da baliza portista.

43:00 - Livre perigoso para os londrinos.

42:00 - QUE PERIGO! Erro de Mor Ndiaye, ao tentar o atraso para Diogo Costa, Diogo Queirós não consegue o corte e é mesmo o guarda-redes do FC Porto a evitar que McCornick fizesse o empate. Grande ocasião para o Chelsea!

41:00 - Novo canto para o Chelsea.

36:00 - Diogo Queirós cede novo canto.

36:00 - Canto para os londrinos.

35:00 - QUASE O SEGUNDO! Grande pontapé de João Mário, cruzado e rasteiro, mas a bola sai a centímetros do poste da baliza do Chelsea. Ziger estava batido!

33:00 - Canto para os blues.

32:00 - Remate de Billy Gilmour para defesa segura de Diogo Costa.

31:00 - Novo canto para a equipa inglesa.

30:00 - Canto para o Chelsea.

28:00 - Jogo interrompido para assistência, uma vez mais, a Fábio Vieira.

27:00 - Remate sem direção de Fábio Vieira. No entanto, o FC Porto continua a deixar a defesa inglesa em apuros.

25:00 - McCornick vê o cartão amarelo após uma falta dura sobre Fábio Vieira.

21:00 - Novamente o FC Porto! Karlo Ziger nega o golo a João Mário.

Foi assim que os azuis e brancos festejaram o golo na Suíça.

 

18:00 - GOLOOOOOOOO DO FC PORTO! Grande jogada de Ángel Torres do lado direito e Fábio Veira, ao segund poste, solto de marcação, só teve de encostar. Os dragões estão na frente do marcador!

14:00 - QUE FALHANÇO DE FÁBIO SILVA! É a grande ocasião de golo do jogo! Grande passe de Tomás Esteves e Fábio Silva, depois de ultrapassar o guarda-redes londrino, não deu força suficiente à bola para que esta pudesse entrar na baliza! 

09:00 - Novamente o Chelsea! Lance a papel químico, com Tariq Lamptey a acelerar novamente pelo corredor e cruzar atrasado, desta vez para McCormick atirar por cima. Os blues ameaçam o golo!

08:00 - Primeira grande ocasião de golo e é para o conjunto inglês!  Boa iniciativa de Tariq Lamptey pela direita, em alta velocidade, a servir Conor Gallagher, que atirou por cima.

05:00 - Primeiro cinco minutos com a equipas encaixadas e com mais bola para o Chelsea, que apresenta novamente um sistema com três centrais, enquanto o FC Porto se organiza no tradicional 4x4x3. 

INÍCIO DA PARTIDA!

ONZE DO CHELSEA: Ziger, Colley, Guehi, Maatsen. Lamptey, Gilmour, McEachran, Castillo, McCormick, Gallagher e Redan. 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, Tomás Esteves, Diogo Queirós (C), Diogo Leite, Tiago Lopes, Ndiaye, Angel, Fábio Vieira, Fábio Silva, Romário Baró e João Mário.

Comitiva dos blues também já chegou ao estádio.

Equipa do FC Porto já está em Nyon, no palco do jogo decisivo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório