Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal volta a empatar em 'jogo de loucos' e com polémica à mistura

Tadic adiantou os sérvios logo aos sete minutos, Danilo marcou golaço que valeu novo empate a Portugal.

Portugal volta a empatar em 'jogo de loucos' e com polémica à mistura

Portugal e Sérvia empataram (1-1), esta segunda-feira, em jogo da 2.ª jornada da fase de qualificação para o Euro'2020. Numa noite em que Cristiano Ronaldo saiu lesionado, viveu-se uma noite de loucos na Luz e com muita polémica à mistura. 

Depois do empate com a Ucrânia, registado na passada sexta-feira, a seleção da quinas voltou a marcar passo nesta qualificação. Em dois jogos, a seleção perdeu assim quatro em seis pontos possíveis. 

Os ucranianos venceram esta noite em Luxemburgo e saltaram para a liderança do grupo B com quatro pontos somados. No terceiro posto está Portugal com dois. 

Resumo 

Primeira de loucos no Estádio da Luz. A seleção da Sérvia entrou atrevida no jogo e aos sete minutos conseguiu adiantar-se no marcador. Dusan Tadic aproveitou o penálti cometido por Rui Patrício para fazer o primeiro golo no jogo.

A seleção portuguesa reagiu desde logo à desvantagem, mas pelo meio contou com outro revés. Aos 29 minutos, Cristiano Ronaldo falhou um sprint e agarrou-se à coxa direita. A mazela física deixou Ronaldo condicionado e o capitão da seleção depressa fez o sinal para o banco de que teria de sair. Fernando Santos decidiu então lançar Pizzi.

Mesmo sem Ronaldo, Portugal continuou a pressionar a Sérvia e conseguiu mesmo chegar ao empate ainda antes do intervalo. Aos 42 minutos, Danilo decidiu pegar na bola, galgou vários metros no relvado e, for a da grande área, disparou um autêntico míssil que só parou no fundo das redes sérvias. O médio do FC Porto apontou mesmo um grande golo e deixou o Estádio da Luz ao rubro.

A segunda parte começou com um ritmo mais baixo provocado pelo bloco mais baixo dos sérvios. A seleção visitante optava por uma gestão de jogo mais moderada, mas tinha sempre muita qualidade em conseguir penetrar na zona mais defensiva dos portugueses.

Por seu turno, a equipa de Fernando Santos tentava circular a bola, mas revelava claras dificuldades no momento de fazer o último passe de forma a quebrar a muralha sérvia em frente à baliza de Dmitrovic.

A entrada de André Silva trouxe algo de novo a Portugal e já sem Dyego Sousa em campo, um avançado mais posicional, e confundiu as marcações dos sérvios.

Aos 72 minutos registou-se um momento de grande polémica na Luz. Rukavina tocou na bola com a mão na grande área e o árbitro assinalou grande penalidade… durante um minuto. Szymon Marciniak depressa mudou de decisão depois de confidenciar com os restantes elementos de arbitragem, sendo que na qualificação não há VAR. 

Apesar da decisão duvidosa do árbitro da partida, Portugal continuou a dar tudo à procura do segundo golo, mas a baliza da Sérvia pareceu, até ao apito final, ser alvo de proteção divina. O empate acabaria mesmo por imperar no final dos 90 minutos e Portugal voltou a somar mais um empate. 

Momento do jogo: O momento desta partida teve em Cristiano Ronaldo o protagonista. O capitão da seleção, a cumprir o 100.º jogo como capitão de Portugal, deixou a equipa por lesão aos 29 minutos e mudou completamente a partida. 

Direto 

90'+5- Termina a partida na Luz! Portugal e Sérvia (1-1) empatam num jogo de loucos e com (muita) polémica na Luz. 

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos! 

87'- Guerreiro ameaça de livre, mas a bola espirra na barreira. 

85'- Guedes é a última aposta de Fernando Santos. Sai Rafa Silva, um dos melhores desta noite. 

84'- Atira Pizzi contra um adversário! Belo sprint de Rafa, mas o médio do Benfica está pouco inspirado para rematar à baliza. 

73'- Incrível! O árbitro volta atrás com a decisão! Rukavina tocou a bola com a mão depois de um cabeceamento de André Silva. Decisão polémica de Szymon Marciniak!

72'- Penálti no Estádio da Luz! O árbitro assinala grande penalidade a favor de Portugal!

71'- Mas que grande confusão na pequena área da Sérvia mas Portugal não consegue marcar! Que grande ocasião! 

69'- Alteração na Sérvia. Entra Zivkovic para o lugar de Lazovic. 

59'- Alteração em Portugal. Entra André Silva, sai Dyego Sousa. 

57'- Danilo arrisca novo remate, mas desta vez a bola sai por cima da barra! 

55'- Ljajic atira por cima! Que perigo para a baliza portuguesa! 

46'- Recomeça a partida no Estádio da Luz! Já se joga a segunda parte do Portugal-Sérvia! 

INTERVALO

45'+3- Apita o árbitro para o intervalo! Que primeira parte de loucos no Estádio da Luz!

45'+1- Cartão amarelo para Pepe! O central português entrou com tudo sobre Dusan Tadic!

45'- Vão jogar-se mais três minutos na Luz. 

42'- GOOOOOOOLOOOOOO!! QUE GOLAÇO DE DANILO!!! Que grande remate do médio português! Pegou na bola, galgou metros e disparou uma verdadeira bomba para o fundo da baliza da Sérvia!

35'- Bernardo Silva cai na grande área, mas o árbitro da partida nada assinala. 

31'- Ronaldo sai mesmo da partida. Entra Pizzi. 

29'- Ronaldo está a ser assistido fora das quatro linhas. O capitão de Portugal queixou-se da coxa direita após um sprint num contra ataque. 

20'- Agarra Patrício! Mais um sprint impressionante de Dusan Tadic, mas desta vez foi o guardião português quem levou a melhor. 

Portugal continua a pressionar para conseguir chegar ao golo do empate. Por seu turno, os sérvios optam por tentar circular a bola com paciência. 

15'- Rafa!! Esteve mesmo à vista o golo, mas Dmitrovic defende com a ponta dos dedos! Que perigo!

11'- Grande oportunidade para Portugal, mas Rafa chegou tarde e não foi a tempo de empurrar para o fundo da baliza sérvia!

8'- Ronaldo quase empata! Grande intervenção de Dmitrovic! O guardião da Sérvia negou o golo ao capitão português com uma bela palmada na bola! 

Eis o vídeo do primeiro golo do jogo!

7'- GOLO DA SÉRVIA! Tadic bate a grande penalidade e abre o marcador na Luz! A Sérvia (0-1) adianta-se assim na partida.

6'- Grande penalidade cometida por Rui Patrício! Grande passe de Tadic e depois o guardião português derruba Gacinovic. O árbitro não teve dúvidas em apontar para a marca do castigo máximo! 

4'- O que acaba de falhar William Carvalho!! Incrível!! Tinha tudo para meter a bola no fundo da baliza, mas atira ao lado! Que desperdício!! 

Portugal apresenta-se num 4x4x2. Rafa na esquerda, Bernardo na direita. Dyego Sousa e Ronaldo lado a lado na zona mais adiantada do terreno. 

0'- Rola a bola na Luz! Já se joga o Portugal-Sérvia! 

Pré jogo 

19h40: Portugal e Sérvia já estão no relvado! Belo ambiente no Estádio da Luz. Vão agora ouvir-se os hinos das respetivas seleções. O primeiro é da Sérvia, seleção visitante. 

19h15: O Estádio da Luz começa agora a ganhar maior colorido nas bancadas, mas ainda há muita gente nas imediações do recinto. Faltam 30 minutos para o apito inicial. 

19h15: Cristiano Ronaldo aparece na ficha de jogo como capitão e atinge assim uma marca histórica na carreira. 100 jogos enquanto capitão da formação das quinas. A primeira vez que foi capitão de Portugal aconteceu em 2007, num duelo com o Brasil. 

18h30: Fernando Santos operou uma 'mini revolução' no onze. Do jogo para Ucrânia saem Rúben Neves, Moutinho e André Silva e entram Danilo, Rafa e Dyego Sousa. 

ONZE DE PORTUGAL: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro; Danilo, William Carvalho, Bernardo; Rafa, Cristiano e Dyego Souza.  

ONZE DA SÉRVIA: Dmitrovic, Rukavina, Milenkovic, Spajic, Mladenovic, Maksimovic, Gacinovic, Ljajic, Tadic, Lazovic, Mitrovic.

17h52: A seleção já está no Estádio da Luz, numa altura em que faltam menos de duas horas para o encontro com a Sérvia. 

17h28: A comitiva da seleção está assim a caminho do Estádio da Luz, partindo de Cascais. O percurso não deve exceder os 30 minutos de viagem. 

17h26: O autocarro da seleção nacional acaba de abandonar a unidade hoteleira na qual passou os últimos dias. Antes de subirem ao autocarro, os craques portugueses acederam a vários de pedidos para fotografias e autógrafos por parte dos adeptos ali presentes. 

Portugal e Sérvia defrontam-se, esta segunda-feira, em jogo da 2.ª jornada da fase de qualificação para o Euro'2020. Depois de um nulo pouco saboroso diante da Ucrânia, no arranque desta fase, a seleção das quinas procura vencer uma seleção da Sérvia recheada de caras bem conhecidas. 

Na antevisão da partida, Fernando Santos admitiu fazer algumas alterações até mesmo por gestão física dos jogadores. Uma coisa é certa: João Félix lesionou-se e é assim carta fora do baralho para o jogo desta noite. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida, bem como as escolhas dos onzes iniciais dos selecionadores. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório