Powered bySolverde
Disclaimer

Águia prossegue viagem europeia... com muito amor a Portugal

Benfica garantiu, nesta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, após eliminar os turcos do Galatasaray.

Águia prossegue viagem europeia... com muito amor a Portugal

© Global Imagens

Ricardo Santos Fernandes
22/02/2019 08:05 ‧ 22/02/2019 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

No duelo da primeira mão dos 16-avos de final da Liga Europa Bruno Lage tinha apostado em seis portugueses, todos 'made in Seixal', no duelo da segunda mão o treinador das águias aumentou ainda mais o contingente lusitano no onze titular - sete.

O Benfica não apresentava sete jogadores lusos (André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Florentino, Gedson Fernandes, Pizzi e João Félix) no onze inicial de um jogo europeu desde a temporada 2007/2008, altura em que defrontou o Copenhaga, em pleno solo dinamarquês.

Um dos portugueses a repetir a titularidade foi o 'menino' Florentino Luís, que tanto jogou em Istambul, como em Lisboa, sendo o sexto jogador mais novo das águias a ser titular nos dois primeiros jogos nas competições europeias, numa lista que é encabeçada por Mile Svilar.

Oitavos de final? Algo normal. Resultado de Lage? Inédito

O Benfica garantiu, nesta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, valendo-se do triunfo da Turquia (2-1), para saborear o nulo em casa diante do Galatasaray de uma forma bem mais relaxada. Aliás, Bruno Lage reconheceu no final do encontro que as águias "jogaram com o resultado da primeira mão".

Um resultado inédito no percurso de Lage como técnico principal do Benfica, na medida em que ao 12.º encontro somou o seu primeiro empate, após 10 vitórias e uma derrota (esta diante do FC Porto, na final-four da Taça da Liga).

O Benfica alcançou os oitavos de final da Liga Europa, algo normal se tivermos em conta as últimas prestações do Benfica. Nas suas sete anteriores participações apenas por uma vez não ultrapassou a fase de grupo, sendo que duas delas chegou até à final (derrotas frente a Chelsea e Sevilla).

A figura e o momento do jogo 

Pizzi foi o principal motor do Benfica na noite desta quinta-feira. Muito do jogo ofensivo passou por ele. Fez várias assistências e esteve perto de marcar. Alvo de uma tremenda ovação quando foi substituído por Gabriel perto do final do jogo.

O momento do jogo ocorreu à passagem do minuto 62, quando Ferro cabeceou com perigo após a marcação de um canto, já na segunda parte, e João Félix, ao segundo poste, deu a ideia de que ia marcar, mas o remate do jovem avançado do Benfica saiu por cima.

Uma menção muito especial para Florentino

Ao contrário do dicionário, a palavra atacar esteve longe de ser uma das palavras de primeira ordem na Luz e, por isso, acabou por ser um médio de características mais defensivas a brilhar no bastião da Luz. 

Gedson Fernandes terminou o desafio com sete acções defensivas, a que somou oito recuperações de posse e 19 duelos disputados (dos quais venceu apenas sete), segundo dados avançados pelo GoalPoint. Teve ainda um papel importante no ataque, com dois passes para finalização, outros tantos dribles eficazes e ainda uma falta sofrida em zona de perigo. Para quem ainda tem 19 anos... bons princípios já começa a construir.

BENFICA  VS GALATASARAY
13 Remates 7
46 Posse de bola 54
11 Cantos 3
17 Faltas cometidas 10
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0
Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas