Os casos de alegada fraude fiscal cometida por Cristiano Ronaldo e Xabi Alonso serão julgados na próxima terça-feira, dia 22 de janeiro, numa audiência que decorrerá em Madrid.
A informação está a ser avançada pela imprensa espanhola, que recorda ainda que o Ministério Público pede dois anos de prisão para o craque português e cinco para o antigo médio espanhol, alegadamente por crimes relacionados com fraude fiscal.
De acordo com o jornal espanhol El Mundo, os dois jogadores vão estar presentes na audiência, cujo início está previsto para as 10h00 da manhã (hora de Madrid). A presença de Ronaldo e Xabi Alonso motivará por isso um reforço da segurança no local.
Inicialmente, a data do julgamento de Ronaldo tinha sido apontada para o dia 21 de janeiro, mas acontecerá um dia mais tarde, ou seja, no dia 22, data que coincide com o de Xabi Alonso.
Porém, o objetivo de Ronaldo passará por substituir os 23 meses de prisão por uma multa de 250 euros por dia que serão pagos durante 48 meses, de acordo com o ABC. Este valor deverá ascender aos cerca de 365 mil euros. Na prática, cada dia de cadeia seria colmatado por dois dias de multa.
O ABC refere ainda que após o julgamento, Ronaldo regressará de forma imediata a Turim, não estando assim prevista qualquer declaração pública por parte do craque português.
Recorde-se que o internacional português foi acusado de ter defraudado o fisco espanhol em cerca de 14,7 milhões de euros, entre 2011 e 2014. Para além da pena de prisão, Ronaldo terá ainda de enfrentar uma multa no valor de 18,8 milhões de euros, após ter chegado a acordo com as Finanças do país vizinho.
[Notícia atualizada às 12h00]