Jeep Renegade: Ou se adora ou se odeia, mas a identidade é inquestionável

O Firefly 1.0 de três cilindros assenta que nem uma luva num Renegade que é uma ótima escolha para este ano que ainda agora começou.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Notícias ao Minuto

Ruben Valente
02/01/2019 09:45 ‧ 02/01/2019 por Ruben Valente

Desporto

Testes

O Jeep Renegade estreou no passado mês de setembro o novo motor Firefly 1.0 de três cilindros com 120 cv de potência, idêntico ao lançado também no Fiat 500X. O Desporto ao Minuto teve a oportunidade de o experimentar e as impressões foram positivas, apesar de alguma desconfiança.

Porquê a desconfiança? Uma coisa é colocar este motor num veículo como o 500X: mais leve, mais ágil, tinha tudo para correr bem. No entanto, ao saber que o mesmo motor iria equipar o Renegade pensámos que seria curto mas… fomos surpreendidos.

Na estrada

Diz-nos a Jeep que este motor, com transmissão manual de seis velocidades, assegura 185 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Quanto ao binário máximo tem 190 Nm às 1750 rpm.

Por estes números, o leitor já estará a pensar que o poder de explosão não anda de braços dados com este Renegade. E está certo. Mas também não foi esse o objetivo da Jeep. Percebe-se logo nas primeiras impressões que este SUV foi pensado para uma condução citadina. Responde bem em baixas e altas rotações, sem entrar em grandes loucuras. Afinal de contas, estamos a falar de 1395 kg a serem movidos.

Há que dizer que a perfomance a partir dos 120 km/h deixa um pouco a desejar, mas o balanço é mais que positivo. O conforto na condução tem de ser, na nossa opinião, algo indispensável e este Renegade cumpre na perfeição esse mesmo objetivo.

Notícias ao Minuto© Notícias ao MinutoExterior

Passando da experiência para o visual, o Renegade ou se odeia ou se adora. Não existe meio termo para um modelo que já é inconfundível. As suas óticas frontais redondas, com luzes led e de halogéneo, conferem-lhe um design moderno e arrojado, tal como as traseiras, com os seus conhecidos X’s.

A grelha frontal consegue fazer deste SUV um veículo imponente e ao mesmo tempo deixa transparecer a imagem de marca da Jeep. Como cereja no topo deste Renegade está o teto de abrir e panorâmico. Um visual que não deixa dúvidas quanto ao público que pretende conquistar: o mais jovem.

Interior

O exterior do Renegade agrada-nos bastante, não vamos negar. Todavia foi o interior que nos conquistou. Percebe-se que este modelo não se trata do topo de gama da Jeep, não obstante o interior funcional, agradável e confortável que nos dá tudo aquilo que podemos pedir a este modelo.

Esta nova versão do Renegade tem uma nova consola central. O sistema multimédia Uconnect NAV de 8,4 polegadas contém o Apple CarPlay, um ‘must’ para os utilizadores de iPhone.

Quanto ao painel de instrumentos do condutor, que se apresenta com 7 polegadas, é digital e personalizável. Oferece-nos informação multimédia, como música, intérprete e estação de rádio, mostra em tempo real a situação da caixa de transferência, as estatísticas em off-road e até os sinais de trânsito da estrada onde nos situamos. Em poucas palavras: muito completo e acessível.

Os bancos em pele ergonómicos têm o nosso carimbo de conforto e espaço não falta a este Renegade. O volante é multifunções e dispõe até de comando por voz. Há que não esquecer o sistema de som Beats. Mais um apontamento para conquistar uma faixa etária mais nova.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Tecnologia e segurança

Neste modelo testado, as funcionalidades de segurança são várias. Destacamos o reconhecimento de sinais de trânsito, o aviso de transposição de faixa, o sistema de aviso de ângulo morto, a câmara traseira para ajudar no estacionamento e o alerta de colisão frontal.

Além disto, é necessário falar do sistema Jeep Skills. Com esta novidade implementada no Renegade diz-nos a marca que “pode avaliar a sua viagem graças ao feedback em tempo real dos parâmetros da sua condução e publicar a análise da mesma”. Além disto, o condutor pode também partillhar online os trilhos percorridos com outros utilizadores de veículos Jeep.

Por fim, mas não menos importante, como a comodidade é um dos objetivos da Jeep, há que frisar o sistema KeyLess Entry e KeyLess Go. A chave não precisa de estar na ignição para andar, nem para destrancar o carro. Basta estar próxima, ou seja, nem precisa de a tirar do bolso para seguir viagem.

Avaliação

Só podemos dar nota positiva ao Jeep Renegade. O novo motor, apesar de ser o menos potente, não defraudou as nossas expectativas. Achamos também que um dos pontos fortes do Renegade é o preço: a partir de 25 mil euros já consegue adquirir um dos modelos que promete marcar este ano de 2019. - Preço da versão testada: 33.280 euros.

No entanto, é preciso alertar para os consumos. Esperávamos que este motor fizesse com que o Renegade fosse um SUV poupado, mas não é. O consumo por nós realizado rondou os 8,8 l/100.

Pontos fortes:

- Conforto

- Preço/qualidade

- Design

Pontos fracos:

- Potência fica aquém para aqueles que gostam de uma condução mais desportiva

- Consumo

Fique agora com a fotogaleria acima!

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

I Liga

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas