Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Fiat 500X: Debaixo do capot está uma agradável surpresa

Novo motor Firefly 1.0 com 120 cv de potência pode muito bem tornar-se o ex-líbris deste modelo apresentado ao mundo em setembro passado.

Notícias ao Minuto

09:29 - 21/11/18 por Ruben Valente

Auto Testes

Vamos começar por aquilo que mais importa. A Fiat lançou o seu novo modelo 500X cuja grande novidade é o motor Firefly 1.0 de três cilindros, capaz de debitar 120 cv de potência. O Desporto ao Minuto quis ter as primeiras impressões sobre ele e foi assim que nos fizemos à estrada com o modelo Cross – existem mais dois disponíveis: o 500X City Cross e o 500X Urban Look.

Não foram precisos mais de 150 km percorridos no novo SUV da marca italiana para perceber que a novidade trazida debaixo do capot foi uma agradável surpresa. O carro está mais leve, mais potente e, espante-se, mais económico. Além disso, o ruído quase inexistente traz uma sensação de conforto tão boa, que faz-nos acreditar que não estamos perante um motor de três cilindros.

A condução é bastante prazerosa e a caixa manual de seis velocidades é perfeita para quem gosta de um pouco mais de diversão na estrada. Sim, porque se quiser divertimento vai ver que o pedal do acelerador corresponde àquilo que pretende fazer com o 500X.

Design

Além da condução é preciso que a nossa vista também fique agradada com o que vê. E se é um fã incondicional dos modelos 500 da Fiat, este modelo mais familiar também vai fazer o seu tipo.

Começando pelo exterior, o 500X Cross oferece um desenho ‘off-road’ imponente com um toque de classe conferido pelos faróis dianteiros e traseiros em LED. Além disto, a versão que nos foi possível testar incluía ainda jantes 17’ em liga leve e proteções nos pára-choques na cor ‘ice mirror’. Por fim, para dar um toque mais arrojado a este modelo, os vidros escurecidos.

Notícias ao MinutoFaróis dianteiros LED© Notícias ao Minuto

Entrando no veículo é altura de ficarmos impressionados com aquilo que a Fiat fez. Ao fim ao cabo, a surpresa não deveria ser muita tendo em conta que este é um modelo com sotaque italiano. Com uns estofos em pele muito confortáveis, o interior é espaçoso e prático. Salta-nos à vista o ecrã de infotainment de 7 polegadas Apple CarPlay. Se tem um iPhone, este é o carro ideal para si, uma vez que o ecrã foi talhado para utilizadores de smartphones da Apple.

Quanto ao painel de instrumentos, alocado por cima do volante, é extremamente intuitivo e oferece ao condutor toda a informação necessária, que poderá monitorizar através do volante ou até mesmo por voz.

Notícias ao MinutoInterior do Fiat 500X© Notícias ao Minuto

Tecnologia e segurança

Com o 500X, a Fiat pretende oferecer ao condutor a melhor experiência de condução possível. E para isso, não faltam sistemas que ajudam (e facilitam) o dia-a-dia do utilizador do veículo.

A segurança vem sempre em primeiro lugar e a marca italiana comprovou esse pensamento com as sete tecnologias que dispõe neste novo modelo: Reconhecimento de sinais de trânsito, Assistente de velocidade, Sistema de indicação de faixa de rodagem, Gestor de distância de segurança, Travagem de emergência, Aviso de ângulo morto e Deteção de veículos em aproximação traseira.

Preço

O Fiat 500X ficou disponível em Portugal no mês passado e os preços começam a partir dos 22.500€. Mais extra, menos extra, achamos que é um valor bastante razoável para o modelo em causa. Se é fã de SUV’s, e não deseja grandes euforias para a sua carteira, já sabe. Coloque este modelo na lista preferencial.

Fique com todas as imagens do Fiat 500X Cross na galeria acima!

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório