Carimbo no apuramento português já tem a primeira marca

Seleção Nacional de sub-21 venceu a Polónia, por 1-0, e está em vantagem para a segunda mão do playoff de acesso à fase final do Euro'2019.

Sub-21

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
16/11/2018 18:55 ‧ 16/11/2018 por Notícias ao Minuto

Desporto

Sub-21

Portugal está muito perto de conseguir a presença na fase final do Campeonato da Europa de sub-21, no próximo ano, em Itália e San Marino. A equipa das quinas venceu esta sexta-feira a Polónia, em Zabrze, por 1-0, graças ao golo de Diogo Jota, e ganhou assim vantagem para a segunda mão do playoff, que irá ser disputada na próxima terça-feira, em Chaves.

Perante a ausência de Diogo Dalot, devido a lesão, Rui Jorge lançou Diogo Gonçalves como lateral-direito adaptado e ganhou a aposta, uma vez que o jovem cedido pelo Benfica ao Nottingham Forest veio a revelar-se um dos elementos em maior evidência durante a partida. Num jogo muito intenso, com vários duelos individuais a meio-campo, a primeira verdadeira oportunidade de golo chegou apenas aos 24' minutos, quando João Carvalho, após passe de João Félix, obrigou Grabara a aplicar-se.

Com o jogo controlado e maior posse de bola, a formação lusa viria a traduzir esse domínio à passagem da meia hora, altura em que Diogo Jota deu a melhor sequência a um contra-ataque rápido. Eustáquio recuperou a bola em zona defensiva, João Carvalho, com a classe habitual, lançou na profundidade e João Félix, com um belo passe, ofereceu o golo inaugural ao avançado do Wolverhampton.

Até ao intervalo, Portugal geriu a vantagem e os ritmos de jogo e viu a Polónia criar apenas uma situação de relativo perigo, em cima dos 45', num pontapé por cima da baliza de Joel Pereira.

Na segunda parte a Polónia entrou mais agressiva e chegou mesmo a ameaçar por duas vezes o empate. Primeiro, num livre lateral em que Joel Pereira abordou mal o lance e depois, num remate de meia distância que o guarda-redes do V. Setúbal desviou para canto com uma grande intervenção.

Já com Heriberto em campo, os comandados de Rui Jorge beneficiaram de mais uma grande ocasião de golo. O avançado cedido pelo Benfica ao Moreirense caiu na área, pediu grande penalidade, mas o árbitro mandou seguir, permitindo a João Carvalho, na cara do guardião polaco, desperdiçar o 2-0.

Nos derradeiros minutos, a formação polaca 'apertou', tentou chegar ao empate, mas a atenção de Joel Pereira (78') e a falta de assertividade de Kapustka (89'), não alteraram o resultado, que deixa assim a equipa das quinas com um pé em Itália e San Marino. O carimbo do apuramento já tem a primeira marca, falta a confirmação que, todos esperam, chegue na próxima terça-feira, em Chaves.

Confira o direto do encontro:

FINAL DA PARTIDA!

90+3 - Canto para a Polónia, que tenta um 'forcing' final.

90:00 - Vão jogar-se mais 3' minutos de descontos.

89:00 - QUE PERIGO! Portugal 'treme' e quase vê Kapustka fazer o empate, num cabeceamento que, para felicidade lusa, passa ao lado da baliza de Joel Pereira. 

85:00 - Última substituição na equipa das quinas. Sai André Horta e entra Bruno Costa.

78:00 - NOVAMENTE A POLÓNIA!  Diogo Leite tenta afastar a bola, mas esta bate em Jorge Fernandes, mas Joel Pereira, com uma bela defesa, impede o golo do empate.

76:00 - QUE FALHANÇO! Grande lance de Heriberto, a servir João Carvalho, que, na cara do guardião polaco, falhou o 2-0. No entanto, no início da jogada fica a ideia de que Heriberto sofreu uma grande penalidade.  

74:00 - Alteração na equipa lusa. Sai João Félix e entra Rafael Leão.

73:00 - GRANDE DEFESA DE JOEL PEREIRA! Remate de meia distância e o guarda-redes do V. Setúbal a evitar o empate. 

72:00 - Remate de longe de Gedson para defesa do guarda-redes polaco. 

72:00 - Substituição na Polónia. Sai Szymanski e entra Jagiello.

71:00 - Novamente a equipa polaca a ameaçar, desta vez de meia distância, por Zurkowsk, mas Joel Pereira resolveu.

68:00 - A Polónia volta a ameaçar após um livre lateral em que Joel Pereira sai mal da baliza.

66:00 - Alteração na Polónia. Sai Michalak e entra Jozwiak.

64:00 - Substituição na equipa de Portugal. Sai o marcador do golo, Diogo Jota, e entra Heriberto Tavares.

61:00 - Canto para a Polónia.

56:00 - Gumny vê o cartão amarelo por falta sobre Diogo Jota.

54:00 - Remate  Szymanski por cima da baliza portuguesa.

48:00 - Jogadores lusos ficam a pedir grande penalidade, por alegado braço na bola de um jogador polaco, mas o árbitro manda seguir.

48:00 - Kapustka vê o cartão amarelo por falta sobre Eustáquio.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE!

INTERVALO

45:00 - Canto para a Polónia.

44:00 - AMEAÇA DA POLÓNIA! Remate perigoso a obrigar Joel Pereira a defender para canto.

39:00 - Grande lance de João Félix, a 'bailar' à frente do jogador polaco e a rematar de pé esquerdo para defesa de Grabara. Canto para a formação lusa!

36:00 - Novo canto para a equipa das quinas.

35:00 - Canto para Portugal.

30:00 - JÁ ESTÁ!!!!! GOLO DE PORTUGAL! Contra-ataque perfeito, daqueles que ensinam nos livros, a resultar no golo de Diogo Jota. Eustáquio recuperou a bola em zona defensiva, João Carvalho, com a classe habitual, lançou João Félix na profundidade e o médio do Benfica, através de uma daquelas 'bananas', ofereceu a Diogo Jota o golo inaugural. Lance fantástico da equipa das quinas a merecer aplausos de Rui Jorge.

25:00 - Canto para a equipa das quinas.

24:00 - Boa jogada de Portugal, com João Félix a desmarcar João Carvalho e o camisola 10 a obrigar o guarda-redes polaco à primeira defesa da partida. 

20:00 - Jogo muito dividido a meio-campo, ainda sem grandes ocasiões de golo.

16:00 - Canto de João Carvalho, Diogo Jota desvia ao primeiro poste e a bola termina nas mãos do guarda-redes polaco.

16:00 - Canto para Portugal.

13:00 - Desentendimento entre Joel Pereira e Jorge Fernandes resulta em canto para a Polónia.

12:00 - Remate de meia distância de Szymanski para defesa fácil de Joel Pereira.

10:00 - Nos primeiros 10 minutos, a equipa das quinas soma 65% de posse de bola contra apenas 35% dos polacos.

07:00 - Resposta da Polónia, com Jorge Fernandes, atento, a ganhar na velocidade e a impedir o remate de Michalak, quando Joel Pereira já se encontrava fora da baliza.

06:00 - Primeiro sinal de perigo de Portugal! Combinação entre João Félix e Diogo Gonçalves, mas Diogo Jota chega atrasado ao cruzamento do jogador cedido pelo Benfica ao Nottingham Forest.

03:00 - Nota para o domínio do Benfica neste onze de Rui Jorge, onde seis dos 11 eleitos inicialmente foram formados no clube da Luz (Diogo Gonçalves, Yuri Ribeiro, André Horta, Gedson, João Carvalho e João Félix).

02:00 - Primeiros dois minutos com mais bola para Portugal, a assumir o jogo e a deixar a Polónia na expetativa. Diogo Gonçalves surge como lateral-direito adaptado, perante a ausência de Diogo Dalot.

COMEÇOU O JOGO EM  ZABRZE!

Já se ouvem os hinos das duas seleções.

Onze de Portugal: Joel Pereira; Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite e Yuri Ribeiro; Eustáquio, André Horta, Gedson Fernandes e João Carvalho; João Félix e Diogo Jota.

Onze da Polónia: Grabara, Bielik, Wieteska, Pestka, Zurkowski, Kownacki, Szymanski, Gumny, Dziczek, Kapustka e Michalak.

Depois de falhado o apuramento direto para o Campeonato da Europa, face ao segundo lugar no grupo 8, como 22 pontos, menos dois do que a Roménia, a Seleção Nacional de sub-21 inicia hoje o tudo ou nada com vista a essa presença em Itália, no próximo ano.

No estádio  Ernest Pohl, Zabrze, os comandados de Rui Jorge disputam a primeira mão do playoff diante da Polónia, equipa que terminou também no segundo posto do grupo 3, atrás da Dinamarca.

Entre os convocados, o maior destaque vai para a inclusão de Gedson Fernandes. Após a estreia pelos AA, o médio do Benfica regressou aos sub-21 para ajudar a carimbar o passaporte para a fase final do Euro'2019.

Na última vez que as duas formação mediram forças, Portugal foi bem mais forte e goleou a Polónia, por 6-1, num encontro de caráter particular disputado em Melgaço, a 10 de setembro de 2013. Nessa altura, André Gomes, Ricardo Pereira, Ricardo Esgaio (g.p.), Betinho, Rafa Silva e Lucas João apontaram os golos lusos. 

Agora, mais de cinco anos depois, a história em bem diferente. A equipa das quinas terá que ultrapassar este adversário se quiser marcar presença na fase final da competição. O embate está marcador para as 17h00 e poderá seguir todas as incidências em Desporto ao Minuto.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas