Carnide Clube ganhou batalha, mas guerra pela sede continua

A direção do Carnide Clube continua a lutar pela permanência da sede no centro histórico da freguesia, apesar de ganha a batalha pelo estatuto de entidade de interesse histórico, revelou à Lusa a presidente da direção.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
11/11/2018 10:27 ‧ 11/11/2018 por Lusa

Desporto

Centro

"Nós ganhámos uma batalha, mas a guerra não. Ainda temos muito pela frente. Estamos em conversações com o senhorio, mas neste momento não há nada definido", afirmou Tânia Estronca.

O Carnide Clube celebra no domingo 98 anos, através do magusto que tradicionalmente oferece aos sócios e à população, e que será este ano simultaneamente uma oportunidade para comemorar o estatuto de "entidade de interesse histórico e cultural ou social local", o primeiro a ser concedido na capital, e que abriu a possibilidade de renovação do contrato de arrendamento da sede por mais cinco anos.

Apesar da maior abertura mostrada pelo senhorio, as negociações prosseguem, sublinha Tânia Estronca, apelando à assinatura da petição contra o despejo do edifício onde o clube tem sede social desde a fundação, em 1920, que já reúne mais de duas mil assinaturas.

"Apesar de termos os cinco anos [proporcionados pelo estatuto] e de estarmos a procurar um consenso com o senhorio, nunca se sabe se não poderemos precisar, e quantas mais assinaturas tivermos, melhor", afirmou.

Escusando-se a adiantar mais pormenores sobre as negociações com o senhorio, Tânia Estronca vincou que a "identidade do clube está ligada a Carnide, foi fundado por carnidenses" naquele local, é ali que realiza o arraial nos santos populares e que serve a população no dia-a-dia, sobretudo a mais idosa, que faz da sede "um centro de dia alternativo".

"Para nós, o mais importante é manter a sede no sítio onde ela está", vincou.

Os cerca de 700 atletas do clube dividem-se entre o pavilhão do Bairro Padre Cruz e pavilhões de freguesias vizinhas, inclusivamente no concelho da Amadora, para onde se expandiu o projeto social do Carnide, que oferece gratuitamente basquetebol a cerca de 400 crianças.

A construção de um pavilhão foi um dos projetos vencedores do orçamento participativo da Câmara de Lisboa, há dois anos, mas não passou do papel: "Como muitas coisas que Carnide tem ganho em vários orçamentos participativos, estão por cumprir", afirmou.

O Carnide tem uma equipa de basquete feminino na primeira divisão e atletas na seleção nacional em vários escalões daquela modalidade, além do futsal, kickboxing, taekwondo ou karaté.

"Foi uma grande alegria voltar à liga profissional de basquete feminino, mas também acarreta mais dificuldades. Infelizmente, a realidade do basquete não é como a do futebol que, quando há subidas, há prémios monetários. Aqui não, temos de fazer omeletes sem ovos, mas o Carnide consegue sempre dar a volta", disse Tânia Estronca.

A fundação do Carnide foi iniciada em 1916, mas interrompida pelo eclodir da I Guerra Mundial, e é "em memória daqueles que foram para a Guerra e em homenagem à paz" que voltou a ser formado precisamente dois anos após o Armistício, a 11 de novembro de 1920.

"A data não foi escolhida em vão", explicou a presidente da direção.

O magusto de aniversário será uma oportunidade também para o clube agradecer o apoio que recebeu desde que foi conhecida a ordem de despejo do senhorio, expresso pela Câmara de Lisboa, "que foi incansável", aos partidos que receberam os dirigentes do Carnide, que chegou a ser ouvido na Assembleia da República, na comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho e a impressionante coleção do Sporting (com CR7 e Pelé)

Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho e a impressionante coleção do Sporting (com CR7 e Pelé)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Swansea traz cores icónicas das corridas ao seu terceiro equipamento

Inglaterra

Swansea traz cores icónicas das corridas ao seu terceiro equipamento

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas