Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O menino fez-se homem e deu Luz à águia no inferno de Istambul

Benfica sofreu na Turquia, mas nunca perdeu o controlo da partida. Agora, depois de ultrapassar o Fenerbahçe, terá de derrubar um obstáculo chamado PAOK antes de entrar no lote dos grandes e 'assentar terreno' na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O menino fez-se homem e deu Luz à águia no inferno de Istambul
Notícias ao Minuto

08:30 - 15/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Crónica

O Benfica empatou (1-1) ontem, terça-feira, frente ao Fenerbahçe, em Istambul, e garantiu a passagem aos playoffs de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Com um jogo bem conseguido, mas sem brilhantismos, a equipa de Rui Vitória garantiu um lugar mais próximo da elite europeia. 

Promovendo apenas uma alteração no onze inicial, trocando Ferreyra, por Castillo (que saiu lesionado ainda no primeiro tempo), Rui Vitória levou à ribalta europeia uma águia consciente da sua missão. Tapando os caminhos para a sua baliza, trazendo a lição bem estudada para aproveitar as debilidades do seu adversário, a equipa de Rui Vitória raramente foi surpreendida.

Num primeiro tempo em que os turcos tentaram assumir o controlo de jogo, foi do outro lado que se destacou uma das pérolas em ascensão no futebol português. Gedson Fernandes, jovem jogador formado em casa, foi pronto-socorro defensivo, arma de reconhecimento no ataque, mas também o pulmão da equipa. Marcando o tento da sua equipa aos 26 minutos, o atleta encarnado mostrou estar pronto para os grandes palcos e para trazer para a Luz muitos milhões de euros.

Num primeira parte quase sem mácula, o único 'erro' cometido aconteceu, precisamente, quando os treinadores menos gostam: a segundos do intervalo. Depois de um lance desenvolvido na esquerda do ataque turco, Kaldirim fez um cruzamento para segundo poste onde apareceu Potuk a ganhar nas alturas a Grimaldo e a fazer o 1-1. 

O resultado permitiu à equipa da casa uma entrada no segundo tempo com mais confiança. Procurando sufocar os encarnados nos primeiros minutos, os turcos, orientados por Phillip Cocu, dispararam várias vezes à baliza de Vlachodimos, mas nunca conseguiram encontrar o caminho para o golo.

Depois de um período de alguma instabilidade inicial, os pupilos de Vitória subiram no relvado e na prestação. Mantendo a bola, sempre que possível, afastada, empurrando o adversário para longe da sua baliza, os da Luz conseguiram manter o remate dos seus adversários longe da baliza, ou seja, fora da sua área.

Com o tempo a passar, o controlo do jogo acabou por ser divido por ambas as equipas, com os turcos, à medida que o relógio caminhava para o minuto 90, a parecer ter perdido a capacidade emotiva de encontrar a magia necessária para derrubar a muralha montada por Rui Vitória.

No fim, resultado positivo para as águias num reduto difícil, tendo de se destacar a boa partida de Gedson Fernandes, mas também do guardião encarnado, que, refira-se, teve uma atuação perto do irrepreensível.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório