O histórico de confrontos entre Benfica e Tondela era muito claro: cinco jogos, cinco triunfos para os encarnados. Mas, este sábado, os tondelenses mudaram a 'história'. A equipa de Pepa chegou ao Estádio da Luz e carimbou um triunfo por 3-2, com um bis de Miguel Cardoso (31' e 38') e um golo de Tomané (81'). Pizzi e Salvio assinaram os tentos para as águias (12' e 90'+3').
Superioridade vs sentido de oportunidade
As duas equipas entraram bem na partida, com as águias a mostrarem mais capacidade para criar perigo junto às redes de Claudio Ramos. E não demorou muito até as bancadas da Luz entrarem em 'euforia'. Após uma 'cabeçada' de Luisão ao lado do alvo, Pizzi aproveitou um excelente passe de Rafa para rematar rasteiro para o 1-0 (12’).
No entanto, a partida estava longe de estar controlada. O Tondela chegou à casa do tetracampeão com a lição bem estudada e a procurar jogar no erro do adversário. Os erros, esses, não demoraram em chegar.
'Fenómeno' Miguel Cardoso...
Franco Cervi perdeu o esférico em zona 'proibida' e David Bruno não demorou em deixar a bola para Miguel Cardoso que impôs uma 'chapelada' a Bruno Varela, assinando o empate (31').
Ainda o conjunto orientado por Rui Vitória procurava reagir ao empate e Miguel Cardoso já estava a fazer estragos, novamente. Ricardo Costa ganhou a Luisão e a bola voltou a sobrar para o jogador, que só teve de encostar para o 2-1 (38’).
O técnico dos encarnados não esperou mais tempo e, após o intervalo, fez entrar Salvio para a saída de Franco Cervi, de forma a dar mais apoio a Jiménez. Salvio e Rafa estiveram muito perto do empate (47', 53’ e 54’), mas Claudio Ramos não permitia.
E o 'salvador' Claudio Ramos
Aliás, foi mesmo o Tondela a estar mais perto de marcar pelos pés de quem? Miguel Cardoso. Aos 63 minutos, o jogador ainda colocou o esférico no fundo das redes de Bruno Varela, mas um pé em riste de Tomané sobre Luisão, na jogada, fez com que o árbitro anulasse o tento.
Com o relógio a 'andar', o jogo tornava-se cada vez mais complicado para as águias. O Tondela 'fechava-se' mas não desistia de procurar as redes de Bruno Varela. E o mesmo se passava em sentido contrário, com Claudio Ramos a manter a exibição brilhante e a vestir a pele de 'salvador'.
A estratégia do Tondela passava por jogar no erro do adversário e foi isso que voltou a acontecer aos 81 minutos. Luisão voltou a errar e a perder o esférico, Tomané não vacilou e fez o 3-1, com os adeptos do Benfica a abandonarem as bancadas.
Já no tempo de compensação, Salvio ainda tentou 'minimizar' os estragos, ao carimbar o 3-2, mas não foi o suficiente para a equipa evitar uma 'monumental' assobiadela, após o apito final.
Momento do jogo: Apesar de Miguel Cardoso ter assinado um bis na vitória do Tondela, Claudio Ramos foi o 'salvador' da noite. O guarda-redes tondelense fez defesas extraordinárias e evitou golos praticamente feitos do Benfica.
90'+5' - Termina o jogo na Luz.
90'+3' - GOLOOOOO! BENFICA! SALVIO!
90' - Cinco minutos de tempo extra.
81' - GOLOOOOO! TONDELAAA! Tomané! O jogador ganhou a Luisão e, com um remate de pé direito, selou o 3-1.
81' - Substituição no Tondela: Sai Miguel Cardoso para a entrada de Delgado.
73' - QUE DESPERDÍCIO DO BENFICA! Canto batido do lado direito para um desvio de Jiménez que terminou na defesa de Claudio Ramos. Na recarga de Luisão, o guardião voltou a evitar o pior, agarrando o esférico.
71' - Pepa expulso do banco de suplentes devido a protestos.
70' - Cartão amarelo para Claudio Ramos.
68' - Canto para o Benfica.
63' - Tondela! Miguel Cardoso! Um contra-ataque rápido deixou Tomané em posição para golo, mas Bruno Varela tirou o esférico. Na recarga, Miguel Cardoso ainda fez o terceiro, mas o árbitro anulou o tento por pé em riste de Tomané sobre Luisão.
61' - Substituição no Benfica: Saída de Zivkovic para a entrada de Seferovic.
60' - Cartão amarelo para Tomané.
55' - Cartão amarelo para Luisão.
53' - QUE FALHA! Novamente Salvio! Cruzamento de Douglas e, frente a Claudio Ramos, Salvio atirou por cima da barra.
47' - SALVIO! Que desperdício! Mais uma grande defesa de Claudio Ramos. Na recarga, Joãozinho lançou o 'corpo às balas' e cortou o remate de Salvio.
46' - Recomeça o jogo com uma substituição para o Benfica: entrada de Salvio para a saída de Cervi.
45' - Intervalo na Luz.
44' - Cartão amarelo para Jorge Fernandes por falta sobre Cervi.
39' - GOLOOOOO! TONDELA! Novamente Miguel Cardoso! Ricardo Costa ganhou o duelo 'no ar' com Luisão, o esférico sobra para Miguel Cardoso que só rematou para o 2-1.
32' - Cartão amarelo para Cervi.
31' - GOLOOOOOOOOO! TONDELAAA! Miguel Cardoso! David Bruno aproveitou uma perda de bola de Cervi para deixar para Miguel Cardoso. O jogador recebeu com o peito, fez uma 'maldade' a Varela e carimbou o 1-1.
29' - Substituição no Benfica: Sai André Almeida (devido a queixas físicas) e entra Douglas.
25' - Douglas faz exercícios de aquecimento.
24' - Mais uma boa oportunidade para o Benfica! Cervi! Cláudio Ramos voltou a salvar as redes do Tondela, perante um 'tiro' de Cervi.
23' - A defesa tondelense cortou o esférico nas 'alturas'.
22' - Livre para o Benfica. Pizzi a cobrar do lado direito.
18' - Zivkovic! Que perigo! O jogador apostou num remate forte de fora da grande área, para uma grande defesa de Claudio Ramos, que evitou o segundo golo.
12' - GOLOOOOOOOO! PIZZI! Na sequência de um entendimento entre Jiménez e Zivkovic, o esférico acabou por sobrar para Rafa. O jovem deixou para Pizzi que só teve de rematar para o 1-0.
8' - O Tondela chegou à Luz com uma ideia de jogo muito bem definida, a procurar espaços e a tentar jogar no erro do adversário. Já o Benfica, mostra algumas dificuldades em construir uma jogada de trás, apostando nas alas para tentar chegar com perigo junto das redes de Claudio Ramos.
5' - Luisão! Cabeceamento do central a passar por cima da baliza adversária, depois de um livre cobrado por Zivkovic.
3' - Jogo tranquilo na Luz. As duas equipas entraram organizadas, à procura de espaços.
1' - Arranca a partida.
'Onze' do Benfica: Varela; André Almeida, Luisão, Rúben Dias, Grimaldo; Samaris, Pizzi, Zivkovic; Rafa, Cervi e Raúl Jiménez.
'Onze' do Tondela: Cláudio Ramos; David Bruno, Jorge Fernandes, Ricardo Costa, Joãozinho; Bruno Monteiro, Claude Gonçalves, Hélder Tavares, Miguel Cardoso; Tyler Boyd e Tomané.