Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Roupa de vítimas de violação em exposição para combater estereótipos

A ideia da exposição é provar que o vestuário não é o culpado do ataque.

Notícias ao Minuto

10:00 - 15/01/18 por Sara Gouveia

Cultura Bélgica

As vítimas de violação ou abuso sexual relatam algumas vezes deparar-se com a questão "o que estava a usar?", depois do ataque.

A dúvida prende-se com o facto de a roupa que estavam a usar ser provocadora o suficiente, e isso poder afetar o nível de simpatia oferecido.

Mas, como uma exposição na Bélgica pretende provar, a questão é inútil no que diz respeito a determinar o motivo da violação. Com  o nome 'O que estavas a usar?', a exposição mostra réplicas de peças de roupa usadas por vítimas de ataques sexuais, tentando assim provar que as roupas provocadoras incitam a violação.

As peças de roupa expostas vão desde pijamas, a fatos de treino e até uma t-shirt de criança com bonecos do 'My Little Pony'. A organização da exposição pretende provar assim que a roupa que alguém leva vestida nunca pode ser vista como uma causa para um violador atacar.

"O que se nota imediatamente ao andar aqui é que há peças de roupa muito normais, que toda a gente usaria", disse uma das visitantes, citada pelo Independent.

A exposição está disponível no Centro Comunitário de Molenbeek, em Bruxelas, de 8 a 20 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório