Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Prémio de literatura infantil Maria Rosa Colaço para Ana do Vale Lázaro

A autora Ana do Vale Lázaro recebeu hoje o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, dedicado à literatura infantil, no valor de 5.000 euros, com o original "Pescadores de nuvens", anunciou hoje a câmara almadense.

Prémio de literatura infantil Maria Rosa Colaço para Ana do Vale Lázaro
Notícias ao Minuto

23:34 - 23/11/17 por Lusa

Cultura Galardão

A cerimónia de entrega decorreu na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, no distrito de Setúbal.

A esta 12.ª edição do galardão concorreram 147 obras originais, que foram avaliadas por um júri constituído por José Correia Tavares, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, José Oliveira, pela Câmara de Almada, e por Rita Pimenta, em representação da Seção Portuguesa do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens - IBBY (Internacional Board for Young People).

Segundo nota da autarquia, a obra vencedora, "Pescadores de nuvens", é "uma história comovente sobre a relação de um rapaz com o seu avô".

"Para o menino, a casa do avô 'era o local mais incrível que conhecia, e talvez por isso não passasse um fim de semana em que não pegasse na sua bicicleta para subir a encosta até ao topo da montanha'", segundo a mesma fonte, adiantando, que "juntos, costumavam lançar um papagaio de papel, feito pelas mãos mágicas do avô". "Um papagaio que servia para ir à pesca... de nuvens, que guardavam em pequenos pedaços dentro de um frasquinho".

"O avô, sábio, vai preparando o rapaz para o seu desaparecimento. Até que a morte chega, embora nunca seja nomeada. Ficam então as memórias, as aprendizagens e as emoções de uma relação honesta e feliz. E a vontade de olhar para o céu", remata a autarquia.

Ana Lázaro nasceu em 1982 e é licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Tem um curso de formação pela ACT - Escola de Atores de Teatro e Cinema. Trabalha como atriz em teatro e televisão, atividade que desenvolve em paralelo com os de dramaturga e encenadora.

A autora fundou o núcleo artístico Dobrar, cuja peça teatral de estreia, "Por um Dia Claro", lhe valeu a Bolsa de Apoio a Novos Encenadores da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2013 foi distinguida com o Prémio Literário Internacional Sea of Words, pela Anna Lindh Foundation/IEMED, em Barcelona, e, em 2014, venceu o Prémio FNAC Novos Talentos da Literatura.

No ano passado, Ana do Vale Lázaro publicou "O Estranho Apetite de Belemundo" (Porto Editora).

O Prémio Maria Rosa Colaço é organizado pela Câmara Municipal de Almada desde 2005, e tem por objetivo homenagear "a ilustre escritora e incentivar a criatividade literária de autores portugueses, nos domínios da literatura infantil e juvenil".

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório