Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Novo livro de José Luis Peixoto nas livrarias esta sexta-feira

O livro 'O caminho imperfeito', de José Luis Peixoto, que traça a longa viagem do escritor por uma Tailândia mais sombria e menos turística, num registo simultaneamente biográfico, chega às livrarias na sexta-feira, editado pela Quetzal.

Novo livro de José Luis Peixoto nas livrarias esta sexta-feira
Notícias ao Minuto

23:50 - 28/09/17 por Lusa

Cultura Quetzal

José Luis Peixoto regressa assim à literatura de viagens, que iniciou com 'Dentro do Segredo', sobre a Coreia do Norte, mas desta vez sobre a Tailândia e com um pendor muito mais biográfico, em que o autor busca o sentido das próprias viagens, da escrita e da vida, partindo das suas experiências, explica a editora.

'O Caminho Imperfeito' nasce de uma viagem do autor com o ilustrador Hugo Makarov, que ilustra o livro, e oferece "um olhar pelo avesso" de um dos destinos que é o lugar-comum das viagens exóticas: a Tailândia.

O itinerário percorrido "torna-se o fio condutor, levando-os através dos lados menos explorados deste país", como a cultura, a religião e a geografia.

O livro começa com a descrição de uma série de "tenebrosas encomendas" encontradas numa estação de correios de Banguecoque: "Numa das caixas de plástico, estava a cabeça de um bebé. Noutra caixa, estava o pé direito de uma criança, cortado em três partes. Havia ainda duas caixas com pedaços de pele tatuada e, na última, estava um coração humano".

Esta descoberta "faz com que a deambulação se transforme numa demanda através da Tailândia, impulsionando a descoberta do lado mais sombrio deste popular destino de férias", adianta a Querzal.

Repleta de "camadas", de relações imprevistas e transitando do relato mais íntimo às descrições mais remotas e exuberantes, esta é também uma narrativa que "oferece uma reflexão sobre a brutal indústria do turismo".

"José Luís Peixoto é o turista que observa o outro turista e, nesse jogo de observação, vê o reflexo de si próprio, enquanto visitante e inevitável consumidor", acrescenta a editora.

Em declarações à Lusa, em julho, por ocasião do festival de Literatura - Mundo, que decorreu na ilha do Sal, em Cabo Verde, de que foi curador, José Luis Peixoto explicou que este "é um livro que fala sobre diversos caminhos, todos eles imperfeitos".

"Fala sobre a viagem, mas também fala sobre proximidade, sobre a intimidade", disse o escritor, lembrando que estes não são temas inéditos nos seus livros.

"A viagem é algo que chegou à minha escrita há algum tempo e se impôs e também aconteceu na minha própria vida. A proximidade também é um tema que já trabalhei em outros livros", disse.

Em outubro, José Luís Peixoto fará, como guia, uma nova viagem à Coreia do Norte, país onde já esteve várias vezes e de que resultou o livro 'Dentro do Segredo', publicado em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório