Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Museu de Conímbriga recebe ciclo de cinema dedicado à arqueologia

O Museu Monográfico de Conímbriga recebe, entre os dias 20 e 25, um ciclo de cinema dedicado à arqueologia e às histórias que esta disciplina científica conta.

Museu de Conímbriga recebe ciclo de cinema dedicado à arqueologia
Notícias ao Minuto

16:18 - 14/03/17 por Lusa

Cultura Cinema

O ciclo, organizado em parceria com os Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês e o Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos, procura "desvelar circunstâncias históricas da passagem do homem pelo tempo", refere os Caminhos do Cinema Português, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

No programa, serão exibidos filmes de Andrei Tarkovski, João Botelho, Raúl Losada e Hugh Hudson, entre outros.

Ao todo, estarão presentes no ciclo sete filmes que falam da dimensão imagética de "uma arqueologia que conta histórias", traços de "épocas, com ação, romance e suspense", refere os Caminhos.

A seleção foi feita pelo museu e pelos Caminhos, em filmes que se relacionam com a arqueologia, seja em 'Altamira', em que se abordam as várias pinturas rupestres descobertas por mero acaso numa caverna na Cantábria, em Espanha, seja a partir da exploração de João Botelho em "torno da paisagem natural do Côa", contou à agência Lusa o membro do Caminhos Tiago Santos.

No dia 22, aquando da exibição do filme 'A Arte da Luz tem 20.000 anos', de João Botelho, estará presente António Baptista, diretor do Museu do Côa, para comentar a sessão.

O evento é de entrada livre e vai decorrer no auditório do Museu Monográfico de Conímbriga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório