Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Fadistas cantam o amor de Amália, Fernando e Carlos

A temática amorosa foi o mote escolhido para um CD que reúne 20 vozes fadistas que cantam o amor, de Amália Rodrigues a Fernando Maurício, passando por Carlos Ramos e Estela Alves, anunciou a discográfica Seven Muses.

Fadistas cantam o amor de Amália, Fernando e Carlos
Notícias ao Minuto

17:28 - 21/02/17 por Lusa

Cultura Álbum

"Esta é a primeira antologia de fado em que é exclusivamente cantado o amor, com temas ternos e delicados, uma temática que entronca, aliás, na nossa lírica e muito cedo foi absorvida pela canção de Lisboa", disse à Lusa Samuel Lopes, da discográfica.

O CD abre com 'Ay Mourrir pour Toi', que Charles Aznavour escreveu para Amália, que o gravou, e inclui, entre outros, 'Só por ti', por Sérgio, 'Anda cá Rapariga', por António Rocha, 'Sou tua', por Maria da Fé, e 'Dancei com Você', por Natércia da Conceição.

'Do amor aceite e incondicional de 'Sou tua', ao amor desesperado de 'Ay mourrir pour toi', passando pelo amor revoltado de 'Já não tens coração' [por Manuel de Almeida], este CD procurou no fado os diferentes estágios como o amor é liricamente tratado'.

O CD apresenta diferentes gerações fadistas, incluindo, por exemplo, 'Já é tarde', por Alfredo Duarte Júnior, e por seu pai, Alfredo Marceneiro, 'Amor é água que corre'. Algumas das vozes "são raras encontrar em digital com este restauro e masterização em 'full HD'', disse Samuel Lopes que enumerou, entre outras, Alice Maria, Mário Rocha e Fernanda Peres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório