Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Concurso e exposições marcam Mostra de Banda Desenhada de Odemira

Um concurso nacional, mostras documentais, exposições e sessões sobre a lenda da vila de Odemira marcam a edição deste ano da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada, a decorrer até ao final de março, foi hoje divulgado.

Concurso e exposições marcam Mostra de Banda Desenhada de Odemira
Notícias ao Minuto

12:17 - 20/01/17 por Lusa

Cultura BDTECA

A 11.ª BDTECA, promovida pela Câmara de Odemira, no distrito de Beja, em parceria com a Sopa dos Artistas - Associação Local de Artistas Plásticos, inclui iniciativas na Biblioteca Municipal e na escola secundária da vila.

Segundo o município, a BDTECA pretende divulgar a banda desenhada entre os públicos juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como "um dos principais centros de desenvolvimento" da nona arte no Alentejo e em Portugal.

O Concurso de Banda Desenhada, que marca o "pontapé de saída" da BDTECA e pretende promover a nona arte junto dos públicos juvenil e adulto e a criatividade e a imaginação dos concorrentes, destina-se a todas as pessoas com 16 ou mais anos, as quais deverão entregar os trabalhos concorrentes até dia 10 de fevereiro.

Cada concorrente poderá apresentar mais do que um trabalho, desde que os envie separadamente e com pseudónimos diferentes, sendo que cada trabalho deverá ter um máximo de quatro pranchas de banda desenhada de tema livre, originais, inéditas, em língua portuguesa e formato A3.

O concurso, cujas normas de funcionamento estão disponíveis no sítio de Internet da Câmara de Odemira, em www.cm-odemira.pt, prevê a atribuição de prémios no valor de 500, 250 e 125 euros para os 1.º, 2.º e 3.º classificados, respetivamente.

As mostras documentais de banda desenhada, de vários autores e temas, vão estar patentes ao público na Biblioteca Municipal de Odemira entre os dias 01 e 25 de fevereiro.

Na biblioteca também vão estar patentes duas exposições, uma de ilustração do livro 'Kong, the King', de Osvaldo Medina, entre os dias 01 e 17 de fevereiro, e 'Cerneo e Cirneo', de Liliana Maia, entre os dias 18 de fevereiro e 02 de março.

No dia 04 de março, também na biblioteca, vão ser entregues os prémios e inaugurada a exposição dos trabalhos da edição deste ano do Concurso de Banda Desenhada da BDTECA, que ficará patente ao público até ao dia 16 daquele mês.

A BDTECA também vai incluir sessões da iniciativa 'Hora do Conto - Lenda de Odemira em Banda Desenhada', entre os dias 07 e 11 de fevereiro, sempre a partir das 16:30, e a oficina 'O maravilhoso mestrado de BD', no dia 22 fevereiro, dinamizada por Marina Palácio e destinada a alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Através da iniciativa 'Hora do Conto' e a partir de uma ilustração em banda desenhada da autoria de André Oliveira, a lenda de Odemira vai ser contada aos mais novos com o objetivo de lhes dar a conhecer a história lendária da vila, explica o município.

A BDTECA vai incluir ainda duas iniciativas na Escola Secundária de Odemira, nomeadamente uma exposição de ilustração do livro 'Môças dum cabreste!', de Daniela Viçoso, entre os dias 06 e 24 de fevereiro, e uma conversa com a artista, no dia 16 daquele mês, às 10:30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório