Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cravos dominam desenhos de crianças expostos na Associação 25 de Abril

O cravo vermelho continua a ser o símbolo eleito pelos mais novos para ilustrar o 25 de Abril, para regozijo do "capitão" Vasco Lourenço, anfitrião de uma exposição de desenhos feitos por crianças com oito e nove anos.

Cravos dominam desenhos de crianças expostos na Associação 25 de Abril
Notícias ao Minuto

09:10 - 11/12/16 por Lusa

Cultura Exposição

A exposição 'Uma escola de Abril' é inaugurada segunda-feira na Associação 25 de Abril e reúne trabalhos de crianças que no ano passado frequentavam o terceiro e quarto ano do primeiro ciclo do Ensino Básico na Cooperativa de Ensino de Benfica, em Lisboa, e realizaram desenhos sobre a revolução.

Os desenhos não passaram despercebidos à Associação 25 de Abril, que abraçou "de imediato a ideia" de os ver expostos, como disse à agência Lusa o presidente desta organização, o "capitão de Abril" Vasco Lourenço.

"Consideramos que é de pequenino que se torce o pepino e, tal como noutras situações anteriores, abraçámos de imediato a ideia", disse, defendendo a importância das escolas na perpetuação dos valores de Abril.

Para Vasco Lourenço, as escolas deviam ainda ir mais longe nesse objetivo, "mostrando o que era Portugal antes [do 25 de Abril] e fazendo comparações com o que passou a ser depois, realçando a conquista da liberdade e da paz (fim da guerra colonial)".

Questionado sobre os símbolos com que as crianças preferem ilustrar a revolução, Vasco Lourenço disse que, "para os mais novos, o 25 de Abril costuma ser simbolizado com o cravo vermelho (alguns, poucos, usam outras cores), mas também por soldados e chaimites. Por vezes, pela Grândola Vila Morena e pelo Salgueiro Maia. E também pela prisão dos maus (pides) e o quebrar das grades das prisões...".

O cravo vermelho continua a ser o mais escolhido pelas crianças, o que, para este capitão de Abril", representa "liberdade, paz e... romantismo". E, se tivesse de escolher uma mensagem para a mostra, esta seria "o sonho comanda a vida", disse.

Sobre a forma como as crianças desenham os capitães de Abril, Vasco Lourenço diz rever-se nas imagens e até com algum gosto: "É sempre um prazer enorme ver a forma como os mais novos nos desenham, muitas vezes com ingenuidade, mas sempre com o sentimento de espontaneidade, verdade e idealismo".

Como anfitrião desta mostra, Vasco Lourenço destaca a importância de a Associação 25 de Abril acolher uma exposição destas, uma vez que é uma organização que "procura espalhar e aprofundar os conhecimentos sobre o 25 de Abril de 1974".

"A presença junto dos mais novos constitui um dos nossos principais objetivos e preocupações. Fazemo-lo com idas às escolas - apesar do cansaço, que a idade não perdoa - e é com enorme satisfação que aqui acolhemos exposições como esta. Que se devem, em primeiro lugar - é bom acentuá-lo --, à ação de alguns professores (ou professoras)".

Helena Barros, diretora pedagógica da Cebe, uma escola que nasceu no ano da revolução, disse à Lusa que "o 25 de Abril é matéria obrigatória, sendo que cada professor/educadora a trabalham de forma diferente".

"Teatro, música, expressão plástica, vinda de pessoas ligadas à revolução à escola, filmes, entrevistas à tia [a forma como a diretora é tratada pelos alunos], são várias as formas de abordagem do tema", adiantou.

Helena Barros recorda que os primeiros anos a seguir ao 25 de Abril "foram de grande envolvimento. Depois, veio um período em que se falava, mas não se vivia o dia em clima de festa. Em 2016 foi diferente, pois houve festa, teatro, canções, desenhos, pinturas... Foram envolvidos todos os alunos do pré-escolar ao primeiro ciclo e também dos crescidos e a prova está ai: Ainda a festejar!".

"Para as crianças, o 25 de Abril é história. Já foi há muito tempo, mas percebem que foi muito importante e que se reflete ainda nas suas vidas. Os soldados são os heróis que derrotaram o 'mau'. Sabem que foi tudo muito pacífico e que o facto de hoje poderem falar sobre tudo e dar opinião e poderem decidir coisas na sala de aula se deve a isso. Depois, há a parte lúdica, chaimites e cravos e as canções", referiu.

Na opinião desta docente, a espingarda e o cravo são o símbolo que as crianças preferem desenhar para ilustrar Abril e "esperança", a palavra que define a forma como os mais novos interpretam a revolução.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório