Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Animação de Filipe Abranches vence Grande Prémio do festival de cinema

A animação 'Chatear-me-ia Morrer Tão Joveeeeeeem?', de Filipe Abranches, venceu o Grande Prémio do festival de cinema Caminhos, em Coimbra, onde 'Cartas de Guerra', de Ivo M. Ferreira, foi um dos filmes mais premiados.

Animação de Filipe Abranches vence Grande Prémio do festival de cinema
Notícias ao Minuto

18:20 - 26/11/16 por Lusa

Cultura Caminhos

A animação de 16 minutos venceu o Grande Prémio da 22.ª edição deste festival dedicado ao cinema português "pela atualidade e pertinência do tema e originalidade do traço do seu ator", informou à agência Lusa a organização do Caminhos.

O filme 'Cartas de Guerra', em que Ivo M. Ferreira aborda a Guerra Colonial a partir da correspondência entre o escritor António Lobo Antunes e a sua primeira mulher, Maria José, quando esteve destacado em Angola, foi uma das obras que mais prémios arrecadou.

O filme recebeu o galardão de melhor longa-metragem "pela recriação poética, literária e humana do avassalador passado colonial português", assim como os prémios de melhor argumento adaptado, melhor som, melhor montagem e melhor fotografia.

Rita Azevedo Gomes, pela "originalidade da abordagem ao universo da poesia portuguesa" em 'Correspondências', foi considerada a melhor realizadora do festival e Leonor Teles arrecadou o prémio revelação.

De acordo com a organização, o prémio de melhor documentário foi para 'Eldorado', de Rui Eduardo Abreu, Thierry Besseling e Loïc Tanson, melhor animação para 'Estilhaços', de José Miguel Ribeiro, melhor curta-metragem para 'Campo de Víboras', de Cristele Alves Meira, e melhor argumento original para 'John From', de João Nicolau e Mariana Ricardo.

O filme 'Zeus', de Paulo Filipe Monteiro, arrecadou quatro prémios: melhor ator (atribuído a Sinde Filipe), melhor ator secundário (Miguel Cunha), melhor caracterização e melhor guarda-roupa.

Ana Padrão foi considerada a melhor atriz pela prestação em 'Campo de Víboras' e Elizabete Piecho a melhor atriz secundária em 'O Pecado de Quem nos Ama'.

O júri da Selecção Caminhos foi constituído por Rita Salema, Paulo Peralta, João Tordo, Luís Gaspar, Teresa Tavares e Margarida Leitão.

O filme de Filipe Abranches sucede ao documentário 'Irmãos', do realizador Pedro Magano, que venceu o prémio em 2015.

O festival dedicado ao cinema português que arrancou a 19 de novembro em Coimbra, contou com 50 filmes na competição principal e 77 na seleção de filmes criados em ambiente escolar, que foram exibidos este ano em Leiria.

Ao todo, o festival de cinema Caminhos contou com 79 horas de programação, exibindo curtas, documentários, longas e animações, a maioria de produção nacional.

A cerimónia de entrega dos prémios decorre hoje, pelas 21:45, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra.

O prémio do público será apenas divulgado na cerimónia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório