Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Feira do Cavalo transforma frente ribeirinha em hipódromo ao ar livre

A zona ribeirinha de Santos, em Lisboa, vai ser o palco da primeira Feira do Cavalo da capital, sendo transformada num hipódromo ao ar livre com mais de 100 cavalos envolvidos, anunciou hoje a organização do certame.

Feira do Cavalo transforma frente ribeirinha em hipódromo ao ar livre
Notícias ao Minuto

19:35 - 07/09/16 por Lusa

Cultura Lisboa

Entre os dias 13 e 18 de setembro, o terraplano de Santos vai ficar transformado num hipódromo ao ar livre, e de frente para o rio Tejo, equipado com dois picadeiros (um principal e outro de aquecimento).

A organização é da Junta de Freguesia da Estrela, com o apoio da Câmara Municipal da Golegã, município que organiza um evento similar.

A entrada será livre e dará acessos a "batismos" a cavalo, aulas de volteio e de equitação, assim como espetáculos.

O evento será aberto a toda a cidade, pois a "sua dimensão extravasa os limites da freguesia", disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luis Newton.

"O programa está organizado de forma a que, nos períodos da manhã, possamos ter as crianças das nossas escolas a terem batismos a cavalo", enquanto a tarde "está dirigida a um público mais velho", referiu o autarca.

Durante os seis dias de feira, haverá lugar para competições, nomeadamente o 'Open Trophy' de equitação de trabalho, prova de obstáculos, provas de equitação à portuguesa e, ainda, o torneio ibérico de 'horseball' (um jogo de bola a cavalo).

No dia 13, o primeiro dia do certame, comemora-se o Dia Europeu do Cavalo, que será assinalado com o espetáculo da Charanga da Guarda Nacional Republicana (GNR).

No sábado à noite decorrerá a gala equestre "Lusitana Paixão".

"O grande objetivo é que esta feira seja regular, anual", afirmou Luís Newton, vincando que a iniciativa vai "proporcionar experiências diferentes" a quem se deslocar ao recinto.

Em termos de espetáculos, será possível ver também o Centro Equestre da Lezíria Grande, a 'Reprise' Militar de Mafra, e ainda a apresentação da Marcha da Madragoa.

"Temos também espetáculos de música e de variedades que irão decorrer durante o dia, nos momentos em que os horários não estão preenchidos com espetáculos equestres", referiu o presidente da Junta.

Também a gastronomia regional de Lisboa e Ribatejo, assim como a urbana, marcarão presença no terraplano de Santos, que conta, ainda, com pontos de venda de material ligado aos cavalos.

Em termos de números, Luís Newton estimou "uma média de quatro mil pessoas a visitarem a feira diariamente", avaliação que classificou como "conservadora" por ser a primeira edição do evento.

Apesar disso, o autarca está convencido que "vai gerar certamente alguma curiosidade" e, por isso, o recinto estará preparado para acolher um "número significativamente maior de pessoas", sublinhou.

Luís Newton indicou, ainda, que a Junta está a preparar "um conjunto de eventos para os próximos tempos", que possam "trazer à capital aqueles que são muitos dos momentos de referência a nível regional e que são característicos de determinadas regiões", escusando-se para já a avançar quais.

A Feira do Cavalo de Lisboa foi apresentada hoje, num evento que contou com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, e dos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e da Golegã, Rui Duarte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório