Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Público vibra com Nouvelle Vague após problemas técnicos

Os Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, dançaram e vibraram com a banda francesa Nouvelle Vague no sábado à noite no festival cooljazz, apesar dos problemas técnicos que obrigaram à interrupção do concerto.

Público vibra com Nouvelle Vague após problemas técnicos
Notícias ao Minuto

06:57 - 24/07/16 por Lusa

Cultura CoolJazz

Uma noite e dois concertos foi o mote para cumprir o sexto dia do festival cooljazz, numa noite de verão em que o vento e o frio deram tréguas, permitindo que o público dançasse e vibrasse durante quatro horas de música.

Os suecos Koop Oscar Orchestra foram os primeiros a subir ao palco, uma banda que surpreendeu o mundo em 2001 através do álbum 'Waltz For Koop', que em 2003 lhes valeu um Grammy.

Os Koop já atuaram anteriormente em Portugal, mas passaram por um processo de renovação e apresentam-se hoje como Koop Oscar Orchestra, uma formação de sete elementos com a vocalista lituana Jazzu.

Com um público pouco conhecedor mas disponível para acompanhar as canções, foi ao som da música introdutória, repetida no final do concerto, que houve maior participação e interação.

Passava pouco das 22:30 quando os franceses Nouvelle Vague subiram ao palco e depressa puseram toda a assistência em pé e a dançar.

A banda foi fundada por Marc Collin e Olivier Libaux, que se inspiraram no movimento artístico do cinema francês 'Nouvelle Vague', da década de 1960.

Os franceses apresentaram uma coletânea de 'covers' de músicas 'punk rock', 'pós-punk' e 'new wave', dos anos 1980 ao estilo bossa nova, dos anos 1960, que incluíram canções de Joy Division, Dead Kennedys, The Clash e Depeche Mode, do seu primeiro álbum, 'Nouvelle Vague', e ainda temas do segundo álbum, 'Bande à Part', com as versões de 'Ever fallen in love', de Buzzcocks, 'Blue monday', de New Order, 'The killing moon', de Echo & the Bunnymen, e 'Heart of glass', de Blondie.

No entanto, com menos de meia hora de concerto começaram a surgir os primeiros problemas de som, com o público a assobiar.

A banda acabou por abandonar o palco e o concerto chegou a estar interrompido durante cerca de 15 minutos.

No regresso ao palco, as duas vocalistas pediram desculpa e o público respondeu com aplausos.

"Estou verdadeiramente desolada. Isto não era suposto ser assim", lamentou.

Pazes feitas, as duas vocalistas pediram a todas as pessoas que se chegassem para a frente do palco e ao som de 'Dance With Me' desceram até ao jardim e dançaram com o público.

Faltam agora dois dias para o fim da 13.ª edição de cooljazz, mas vão ainda atuar Omara Portuondo e Diego el Cigala e Marisa Monte com Carminho.

O cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório