Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Delfim Sardo substitui curador de artes plásticas Miguel Wandschneider

O curador Delfim Sardo vai substituir Miguel Wandschneider na programação das artes plásticas da Culturgest, em Lisboa, a partir de outubro, indicou hoje à agência Lusa aquela entidade, cujas exposições estão planeadas até fevereiro de 2017.

Delfim Sardo substitui curador de artes plásticas Miguel Wandschneider
Notícias ao Minuto

18:37 - 11/07/16 por Lusa

Cultura Culturgest

De acordo com o gabinete de imprensa da Culturgest, Miguel Wandschneider, que se encontrava nesta entidade há uma década, entendeu que chegou a altura de "iniciar um novo ciclo", e Delfim Sardo foi convidado pelo administrador da Culturgest, Miguel Lobo Antunes.

Contactado pela agência Lusa, Miguel Wandschneider, que entrou na Culturgest em finais de 2005, declarou que pediu para sair por "vontade de fazer outras coisas".

"É o fecho de um ciclo. É compreensível que, depois de um período longo e muito intenso de trabalho, haja algum desgaste e cansaço acumulado", disse o curador de 47 anos, acrescentando que não sabe ainda o que vai fazer a seguir.

"Estou muito satisfeito com o programa de exposições que fiz para a Culturgest, ao longo de quase onze anos. O balanço é positivo. Escolhi os artistas que quis, sem qualquer pressão para fazer uma seleção mais consensual ou mediática, o que é um luxo", avaliou o curador, que iniciou a atividade em 1997, com a exposição "Ernesto de Sousa: Revolution My Body", na Fundação Calouste Gulbenkian.

Na opinião de Miguel Wandschneider, "em Portugal há um mercado institucional de curadoria muito reduzido e uma tendência para as pessoas se manterem nos cargos".

"É saudável que as pessoas não se eternizem nestas posições", comentou.

Entre os projetos que concebeu e organizou entre 1998 e 2004, enquanto curador independente, contam-se "A Indisciplina do Desenho", com organização do Instituto de Arte Contemporânea/Ministério da Cultura (1999), "Ângelo de Sousa: Sem Prata", no Museu de Serralves (2001), e "Luis Noronha da Costa Revisitado -- 1965-1983", no Centro Cultural de Belém, (2003).

De acordo com a Culturgest, Fundação da Caixa Geral de Depósitos dedicada à área cultural, Delfim Sardo irá começar oficialmente em outubro, altura em que Miguel Wandschneider irá sair.

A programação feita por Delfim Sardo, 54 anos, será para concretizar a partir da segunda quinzena de maio de 2017, e está a ser preparada.

Nascido em Aveiro, Delfim Sardo é curador de arte contemporânea desde 1990.

Professor convidado do Colégio das Artes e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi, entre 2003 e 2006, diretor do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Fundador e diretor da revista Pangloss, entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1999, comissário da representação portuguesa da 48.ª Bienal de Veneza e, em 2010, cocomissário da representação portuguesa à Bienal de Veneza de Arquitetura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório