Ricardo Araújo Pereira e Rui Zink levam humor a Macau

Os humoristas portugueses Ricardo Araújo Pereira e Rui Zink visitaram esta segunda-feira a Escola Portuguesa de Macau, no âmbito do Festival Literário - Rota das Letras, para uma sessão marcada pelo humor em que revelaram os "segredos" de fazer rir e pensar.

--

©

Lusa
11/03/2013 13:12 ‧ 11/03/2013 por Lusa

Cultura

Festival

Os dois foram recebidos com muitas palmas e entusiasmo pelas centenas de alunos e professores da Escola Portuguesa de Macau, que encheram um ginásio para ver, ouvir, rir e questionar os humoristas, cujo trabalho acompanham, a milhares de quilómetros de distância, através da televisão, da Internet e dos livros.

Outrora professor e aluno - já que Rui Zink deu aulas a Ricardo Araújo Pereira num curso de escrita criativa que este frequentou nos tempos de faculdade -, os dois humoristas reencontraram-se em ambiente escolar, desta vez como colegas de profissão, para explicar aos fãs mais pequenos o que os fez enveredar pela arte de fazer rir e o sucesso que alcançaram.

Ricardo Araújo Pereira explicou que "não há uma escola para se ser humorista" e que o seu processo criativo "é só trabalho", sendo a sua família e as situações a que assiste no dia-a-dia uma grande fonte de inspiração.

"Acho que faço isto por causa da minha avó, para quem a viuvez era o fim da vida e, sendo a pessoa mais importante da minha vida, a ideia de a fazer rir era uma coisa que levava muito a sério", disse.

O humorista não se considera um actor, salientando que "o facto de interpretar os [seus] textos em público é um acidente" e que "natural é estar em casa a escrever".

"Mas faço o que faço porque me pagam e gosto de ver o efeito disso nas outras pessoas", acrescentou.

Para Rui Zink, que deverá lançar no fim do ano uma nova novela, "existe essa coisa da inspiração, mas que não é controlada", tendo a escola um papel importante "para disciplinar, controlar e ensinar, porque a imaginação sem controlo é como pôr plutónio nas mãos de uma criança norte-coreana", parodiou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas