Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sociedade de Autores realça trabalho dos músicos na promoção de Portugal

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) realça na sua mensagem do Dia Mundial da Música a atividade dos músicos na promoção de Portugal e o papel do Fundo Cultural da associação da cópia privada na edição discográfica.

Sociedade de Autores realça trabalho dos músicos na promoção de Portugal
Notícias ao Minuto

16:45 - 30/09/15 por Lusa

Cultura SPA

"É importante recordar que, nestes anos de crise, tem sido, em boa parte, a atividade dos músicos, em termos criativos e interpretativos, a promover o nome de Portugal e a mostrar que, por grandes que sejam as carências e a falta de meios financeiros, o talento nunca se deixa silenciar quando há emoções, sentimentos e ideias para partilhar e projetar para o mundo", lê-se na mensagem hoje divulgada.

O Dia Mundial da Música celebra-se na quinta-feira e, este ano, a SPA não assinala a efémeride com a mensagem de um autor português com obra musical produzida.

No texto hoje divulgado, a cooperativa dos autores sublinha que "as verbas provenientes do Fundo Cultural da Associação de Gestão da Cópia Privada (AGECOP), [da qual faz parte a SPA], têm permitido viabilizar a edição de discos que, de outro modo, em agudo contexto de crise, nunca seriam gravados".

"Em pouco mais de quatro anos foram apoiados mais de 100 projetos, maioritariamente da área musical, com natural impacto na nossa vida cultural e artística", afirma a SPA.

Na mensagem, a SPA saúda com "muita estima e apreço os milhares de autores portugueses que, apesar da dimensão da crise, continuam a realizar a sua obra, a gravar discos e a fazer concertos e recitais".

A cooperativa salienta que "a situação que o país enfrenta em nada favorece o prosseguimento confiante e saudável dessa atividade, que tanto nos engrandece e dignifica, em Portugal e no estrangeiro".

Referindo-se ao período eleitoral em curso, "a SPA formula votos no sentido de que o Governo resultante do ato eleitoral de 04 de outubro crie condições mais favoráveis para que os autores portugueses em geral e os da música neste caso particular possam criar livremente o seu trabalho, continuando a ver na SPA a única estrutura que verdadeiramente os representa e defende".

Segundo a cooperativa, atualmente liderada pelo poeta e músico José Jorge Letria, o Dia Mundial da Música "é, para muitos, um dia de sofrimento por pensarem no que gostariam de ter feito e que não conseguiram concretizar, mas pode ser também um dia de esperança por celebrar a criatividade de quem não se deixa derrotar pela adversidade e pela escassez de meios, acreditando que melhores dias hão de vir, num país que, historicamente, tanto deve aos seus autores e aos da área musical em especial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório