Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Concerto de Arianna Savall abre ciclo Músicas do Mundo da Gulbenkian

A soprano Arianna Savall vai apresentar o concerto "Chants du Sud et du Nord" na abertura do ciclo Músicas do Mundo da Temporada Gulbenkian Música 2015/16, previsto para 04 de outubro, em Lisboa.

Concerto de Arianna Savall abre ciclo Músicas do Mundo da Gulbenkian
Notícias ao Minuto

17:45 - 21/09/15 por Lusa

Cultura Abertura

De acordo com a Gulbenkian, a intérprete, filha do compositor e gambista catalão Jordi Savall e da soprano Montserrat Figueras, vai atuar com o quinteto Hirundo Maris, que coloca em paralelo as ligações através do mar entre os povos europeus e as semelhanças das tradições musicais.

No concerto participam, além de Arianna Savall (soprano, harpa gótica e harpa tripla), Petter Udland Johansen (tenor, hardingfele e bandolim), Sveinung Lilleheier (guitarra e dobro), Miquel Àngel Cordero (contrabaixo) e David Mayoral (percussão).

Nesta apresentação, as vozes e instrumentos da catalã Arianna Savall e do norueguês Petter Udland Johansen percorrem a Europa entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo.

Hirundo Maris significa, em latim, andorinha-do-mar, um símbolo escolhido pelo grupo para representar a união de origens, partidas e chegadas de vários povos e suas tradições.

O projeto foi criado em 2009 em homenagem à mãe de Arianna Savall, Montserrat Figueras, que dedicou a vida à exploração da música medieval, renascentista e barroca e que acabou por falecer antes do primeiro disco de Hirundo Maris ser editado.

O quinteto gravou o disco "Chants du Sud et du Nord" na ECM com o produtor e fundador da editora discográfica, Manfred Eicher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório