Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 19º

'O regresso a casa' hoje no Teatro D. Maria II

A peça 'O regresso a casa', de Harold Pinter, é o espetáculo que o encenador alemão Peter Stein apresenta hoje no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no âmbito do 32.º Festival de Teatro de Almada.

'O regresso a casa' hoje no Teatro D. Maria II
Notícias ao Minuto

08:41 - 11/07/15 por Lusa

Cultura Encenação

Esta peça, da autoria do Prémio Nobel da Literatura 2005, é uma produção do Teatro Metastasio Stabile Della Toscana, zona de Itália onde o encenador alemão se encontra radicado há anos.

O espetáculo volta ao D. Maria II um ano depois de os Artistas Unidos a terem representado numa encenação de Jorge da Silva Melo.

'O regresso a casa' é uma peça sobre a qual o encenador diz que se está "numa selva, na qual todas as obsessões sexuais masculinas desta família de serpentes se projetam na única mulher em cena.

Esta peça marca também o regresso ao Festival de Almada do encenador alemão que em 2013 apresentou naquele festival de teatro com a peça 'O prémio Martin', de Labiche, e 'A última geração de Krapp', de Beckett, protagonizada por Klaus Maria Brandauer.

Peter Stein foi uma das atrações da edição deste ano do Festival de Teatro de Almada, tendo dirigido a oficina "O sentido dos mestres", realizada nos dias 07, 08 e 09, na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea.

'O regresso a casa', uma coprodução do Spoleto56 Festival dei 2Mondi, tem o apoio do Instituto Italiano de Cultura, e repete no domingo.

Hoje, no Festival de Almada em destaque estará ainda a peça "Os nadadores noturnos", de Juan Manuel Mora, numa encenação de Carlota Ferrer, que subirá ao palco do pequeno auditório do Centro Cultural de Belém.

Esta produção da Draft.Inn é uma das peças do ciclo subordinado ao novíssimo teatro espanhol, uma das rubricas da edição deste ano do certame.

A decorrer até 18 de julho, a 32.ª edição do Festival de Almada apresenta 54 espetáculos, metade dos quais de sala.

A decorrer até 18 de julho em 12 salas de Almada e Lisboa, o certame tem um orçamento de 769.086 euros - 257.729 dos quais da Câmara de Almada, 175.168 da Secretaria de Estado da Cultura e 336.189 fruto de parcerias, apoios e receitas próprias.

Exposições, colóquios, debates e 'workshops' integram ainda esta edição do festival, que assinala também as comemorações dos 10 anos da inauguração do Teatro Municipal Joaquim Benite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório