O município de Vila Viçosa, no distrito de Évora, divulgou hoje que o programa do evento, que decorre no Terreiro do Paço, inclui teatralizações, mercado, música e danças, espetáculo de fogo, arruada pelas ruas e praças da vila, cortejo real e cortejo de D. João IV, concertos, espetáculo de cetraria, torneio de armas apeado e comidas e beberes com sabores de antanho.
A realização deste evento surge depois de a Câmara de Vila Viçosa ter retomado o processo de candidatura da localidade a Património Mundial, pela UNESCO.
O certame, na opinião dos promotores, alicerça-se no entendimento de que a recriação histórica renascentista, que conjuga a recriação teatral e a participação popular com o rigor histórico, "constitui uma plataforma idónea para evidenciar a história local e potenciar e projetar a imagem desta vila".
"Vila Viçosa conserva um importante património renascentista, detentor de elevados padrões de autenticidade e excecionalidade, tratando-se de uma vila de insuspeitados valores renascentistas, cujas marcas são visíveis na construção deste espaço e que se encontram na base da fundamentação do processo de candidatura a Património Mundial", salienta o município.
A autarquia já entregou na Comissão Nacional da UNESCO o documento reformulado da candidatura a Património Mundial.
"Vila Viçosa: Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural" é o tema da candidatura à inclusão da localidade na Lista Indicativa dos Bens Portugueses Candidatos a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O programa da Feira Renascentista inclui ainda, no sábado, as VI Jornadas do Património de Vila Viçosa, em que vai ser apresentado o documento reformulado da candidatura a Património Mundial.
As jornadas, que decorrem na Sociedade Filarmónica União Calipolense, com entrada livre, têm como objetivo, de acordo com a autarquia, analisar as bases fundamentais para "justificar cientificamente" a candidatura da localidade a Património Mundial.
Vila Viçosa, conhecida por "vila museu", tem, segundo o município, "um importante património histórico, monumental e cultural".