A peça, uma coprodução da Companhia João Garcia Miguel, da Alma d' Arame e da covilhanense ASTA -- Associação de Teatro e Outras Artes, fica em cena no Porto entre 23 e 26, é apresentada no Teatro Municipal da Covilhã dia 30, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, em 02 de dezembro, e no Cineteatro Louletano, em Loulé, nos dias 07 e 08 de dezembro.
Com um texto de João Garcia Miguel, que também assume a direção e espaço cénico, em conjunto com Amândio Anastácio, "Maria Coroada" é uma encenação inspirada na história verídica de Maria das Neves Custódio, que, em 1840, em Granja do Tedo, aldeia no concelho de Tabuaço, criou uma seita com centenas de seguidores que questionou as convenções e preocupou as autoridades.
Maria das Neves, interpretada por Oceana Basílio, criou o movimento a partir dos ensinamentos de um livro trazido pelo irmão quando regressou do serviço militar e, durante sete anos, o Cisma de Granja do Tedo causou alvoroço.
"Nas suas missas prega a valorização da mulher, a solidariedade com os pobres, o ensino gratuito, o naturismo e o fim da monarquia hereditária com a escolha de um rei entre o povo, de preferência um artista", sublinhou a produção do espetáculo, em comunicado.
Na mesma nota, é referido que os sete intérpretes em palco, entre atores e músicos, "exploram a dualidade desta história, com tanto de manifestações religiosas e pagãs como de ideais à época vanguardistas".
A peça "oferece momentos entre o absurdo e o divertido, desafiando o público a refletir sobre o poder de um livro para veicular histórias e transformar uma comunidade e sobre o potencial de beleza dessa transformação", sublinham os responsáveis pela coprodução, que propõe "olhar a capacidade humana de conversar com os Deuses dentro de nós".
Segundo os criadores, 'Maria Coroada', que também se apelidava de "Terceira Eva, por Jesus Coroada", é uma encenação que "fala de coragem, do partir em busca de vozes maiores que nós e da beleza dessa transformação".
Os autores salientaram que, numa época de movimentos sociais radicais como os que se viviam por todo o norte da Europa, esta é uma história circunscrita no tempo e no espaço, dando liberdade para várias efabulações e para explorar os ecos que certos acontecimentos do passado ainda hoje têm na atualidade.
Além de Oceana Basílio, fazem parte do elenco o músico Manuel João Vieira, Carmo Teixeira, Gustavo Antunes, Miguel Moreira, Rui Oliveira e Sérgio Novo.
'Maria Coroada' destina-se a maiores de 16 anos, tem uma hora e meia de duração e os bilhetes para as datas anunciadas já estão à venda.
Leia Também: Sessão dupla com dramaturgias de Bernardo Santareno estreia-se no Porto