Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Guitarrista Rafael Pacheco vence Prémio Novos Talentos Ageas 2022

O guitarrista algarvio Rafael Pacheco venceu hoje a 5.ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas 2022, anunciou a Fundação Casa da Música, promotora da distinção.

Guitarrista Rafael Pacheco vence Prémio Novos Talentos Ageas 2022
Notícias ao Minuto

23:28 - 30/09/23 por Lusa

Cultura Música

O jovem, que nasceu em 2000 em Portimão, no distrito de Faro, interpretou, na guitarra portuguesa, obras de Pedro Caldeira Cabral, Alcino Frazão, Domingos Camarinha, Armando Freire e Mário José Lopes, e foi acompanhado por Pedro Soares, na viola, e André Moreira, no baixo acústico, referiu a Casa da Música, em comunicado.

A fundação do Porto acrescentou que, com Rafael Pacheco, disputaram a final do prémio Francisco Bereny Domingues, na guitarra clássica, e a fadista Maura Airez.

O jovem, que recebe 5.000 euros com este prémio, começou a aprender a tocar viola aos 12 anos, incentivado pela avó, na coletividade local "Boa Esperança", tendo três anos depois iniciado os estudos de guitarra clássica na Escola da Bemposta.

A aprendizagem de guitarra portuguesa iniciou-se "ao mesmo tempo, de forma autodidata", referiu a Casa da Música.

O Prémio Novos Talentos Ageas foi criado pela Fundação Casa da Música e pela Ageas Portugal com o objetivo de incentivar o trabalho de músicos emergentes de elevado potencial e de promover projetos artísticos de reconhecida qualidade.

A fundação salientou que, ao longo de 2022, os músicos ou agrupamentos concorrentes apresentaram-se em concertos ao fim da tarde, nas áreas da música de câmara, do fado e do jazz.

Leia Também: Filme 'O corno', uma coprodução portuguesa, vence Concha de Ouro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório