Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Operafest arranca sob o tema 'Entre o céu e o inferno' com ópera 'Carmen'

A 4.ª edição do Operafest começa hoje, em Lisboa, sob o mote "Entre o céu e o inferno", numa programação marcada por clássicos, que abre com a apresentação da "Carmen", de Bizet.

Operafest arranca sob o tema 'Entre o céu e o inferno' com ópera 'Carmen'
Notícias ao Minuto

06:20 - 18/08/23 por Lusa

Cultura Ópera

A decorrer até 09 de setembro nos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga, o Operafest apresenta três grandes clássicos, mas também novidades como as "rifas operáticas" e o "cine-ópera", segundo a organização.

A edição deste ano é marcada por três grandes clássicos, a começar com as duas óperas mais vistas de sempre, "Carmen", de Bizet, e "A Flauta Mágica", de Mozart - na versão em português de Alexandre Delgado --, e a terminar numa obra paradigmática do século XX, "Suor Angélica", de Puccini.

A programação conta ainda com a estreia absoluta de "Rigor Mortis ou A Casa dos Anéis", de Francisco Lima da Silva, e com o concurso de ópera contemporânea, "Maratona Ópera XXI", nesta edição apostando em cantores emergentes.

Uma das novidades deste ano é o arranque do ciclo Cine-Ópera, na Cinemateca, cruzando cinema e ópera e evocando a cantora Maria Calas.

Deste ciclo fazem ainda parte o projeto "Máquina Lírica", aulas de canto para amadores, as "Rifas Operáticas", que habilitam a um momento de ópera ao domicílio, e ainda a performance "Forças Ocultas", por Gustavo Sumpta, terminando com uma 'rave' operática.

A 4.ª edição do Operafest realiza-se sob o mote "Entre o Céu e o inferno" e, como questão transversal, a condição feminina e luta pela liberdade e direitos femininos.

Leia Também: FATACIL abre na sexta-feira em Lagoa com 700 expositores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório